Autor Tópico: Sair de Pentax KX pra qual digital?  (Lida 2810 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Outubro de 2007, 01:19:31
Amigos, Sou novato aqui no fórum.

Sou engenheiro eletricista e fotografava por hobby. Agora estou voltando a estudar a arte... Pelo que já vi creio que o fórum será de grande utilidade.

A camera que tenho é uma Pentax KX. Pra quem não conhece é uma Asahi original do Japão praticamente toda manual com um fotômetro integrado ao corpo.

Principais recusos dela:

* Botão de profundidade de campo.
* Trava do espelho para evitar tremidos durante o disparo.
* Saída pra Flash do tipo sapata e 4P de estúdio.
* visão das fuções pelo viewfinder
* Lente original 50mm 1:1.4 de grande qualidade.

Em termos de Câmera com filme eu não sairia desse modelo. Para meu tipo de uso gosto bastante da KX e a minha e muito nova.
Talvez tivesse tb uma ME super pra usar o modo AP (abertura prioritária) pra tirar fotos mais descontraídas sem ter que regular a abertura o tempo todo.

...

Bom... mas agora tô pensando em comprar uma digital. Não queria gastar tanto numa DSLR agora então procuro opção mais barata pra continuar estudando.

Mas não estou achando digitais razoáveis com funções semelhantes a minha velha SLR e que eu usava muito... principalmente:

* Botão de profundidade de campo.
* Lente 1.4 que eu uso pra desfocar o fundo etc.
* Tempo em "B" que uso pra fazer brincadeiras, efeitos etc.
* No mais, por ser manual após o ajuste me permite disparar a câmera instantâneamente. Em fotos de bichos, crianças e seres vivos em geral isso faz uma diferença incrível. Nas digitais mesmo após o foco já ter sido ajustado há um pequena letência no disparo.

Pergunta principal:
Tenho alguma saída mais barata ou teria pra partir pra uma DSLR mesmo?

Abraço,
Rogério.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2007, 08:44:36
Prezado Rogério, primeiramente, seja bem vindo!

Vc encontrará muita informação aqui, basta procurar, o pessoal sempre recomenda o uso da ferramenta de busca e, quando eu usei, funcionou direitinho.

Quanto à duvida se vai de DSLR ou não, posso citar minha experiência, resolvi pegar uma compacta avançada e hoje me arrependo, pois paguei um preço alto por ela. Se eu tivesse esperado um pouco, certamente teria optado por uma DSLR de entrada. Nessa análise pesou muito minha “cultura” desenvolvida com SLR, se não fosse isso talvez eu não tivesse me decepcionado tanto. Então, poderá ser frustrante para vc pegar uma “prossumer”, a sua experiência com SLR certamente o fará ser exigente com um equipamento que, no geral, não oferecerá as mesmas possibilidades. Sem contar que, hoje em dia, as compactas avançadas ou as “prossumer’s” são às vezes mais caras do que uma DSLR de entrada.

As características que vc colocou como principais, todas as DSLR de entrada oferecem, exceto a lente 50mm f1:1.4, pois elas vêem com a chamada “lente do kit”, com range de 17 ou 18 até 55 ou mais. Mas essa fixa 1.4 vc já tem, então talvez seja conveniente seguir com a mesma marca, principalmente se tiver outros acessórios compatíveis. Nesse caso, uma excelente opção é esta aqui:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/514248-REG/Pentax_19157_K100D_Kit_de.html/ul/P/umse/0

Considerando-se que vc continuará a fotografar com filme com sua KX, que é uma ótima câmera, será mais racional expandir seus “periféricos” (lentes, acessórios, etc.) podendo usa-los nas duas câmeras. Vale ressaltar que as Pentax digitais aceitam todas as lentes com baioneta K, inclusive as mais antigas, como a sua.

No mais, vale a recomendação: mesmo tendo uma Pentax, procure se informar sobre todas as marcas e os modelos de cada uma que poderiam te satisfazer.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2007, 09:10:45
no teu caso acho que uma Pentax K100D ou K10D seriam altamente recomendada  ;D

dá uma lida neste tópico aqui no:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=10778.0

Marcelo - POA/RS



rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2007, 14:06:52
Olá Pessoal! Obrigado pelas respostas.

Eu pesquisei bastante no fórum mas não achei nenhuma mensagem que falasse especificamente desses tipo de recurso que eu acho interessante nas SLR comprarado a superzooms e prosumers. Principalmente a possibilidade de usar uma lente de grande abertura e abusar da pouca profundidade de campo.

Por exempo? Numa prossumer como a Sony DSC-V1 eu consigo ver a profundidade de campo já com a abertura correta de forma nítida antes de ver a foto do computador?
E numa superzoom como a Canon S3IS ou a Própria Sony H3 por exemplo? Nunca tive uma dessas com calma nas mão pra saber...

Apareceu uma Sony DSC-V1 muito conservada e de procedência pra comprar e eu estou na dúvida pois não sei bem o que dá pra fazer com ela. Já olhei o review dela lá no dpreview mas não dá pra ter certeza das funções.

Pra vcs seguirem meu raciocínio eu posso muito muito bem continuar estudando com filmes e com minha KX pois ainda tenho muito o que aprender... Talvez fotografar com Positivo e P&B o que eu nunca fiz... geralmente fotografo com Fuji Pro Value 200.

Daí podia uma V1 ou similar no bolso pra ir pegando o jeito das digitais e depois, já com mais confiança e sabendo que minha fotografia já está ficando limitada pelo equipamento compro enfim uma DSLR.
E deixo a V1 pra viagens à praia etc pela praticidade.

Tem tb as Superzoom que apesar te serem de ótica duvidosa eu tenho vistos ótimas fotografias feitas com ela nos reviews da dpreview...

Mas tb posso dar uma de doido e comprar logo uma DSLR... rsrsrs

Tô doido, tô doido!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2007, 15:49:15
Prezado Rogério;

Se você realmente prioriza abertura da lente para poder "desfocar" o fundo da foto e se quer uma experiência não muito diferente do que já possui c/ a Pentax KX, esqueça de vez as compactas.   Eu comecei a fotografar com uma Olympus OM-1, por sinal muito parecida em recursos com a Pentax KX, exceto pelo visor, que não provia qualquer informação, além do fotômetro. Minha lente era uma Zuiko  50mm f1:1.4.  Usei também uma Nikon F2, com uma Nikkor "Micro" 55mm na empresa onde trabalhava e, depois, comprei uma Olympus OM-4, que foi minha primeira câmera com prioridade de abertura e fotometro c/ modos "spot" e "multispot", que funcionavam muito bem! Em termos de filmes, só usei cromo uma ou duas vezes; fotografava principalmente com positivo (Kodak Ektapress 400) e preto-e-branco (Ilford XP-2 400; Delta 400 e Kodak Tri-X e T-Max 400.

Fiquei sem fotografar, por diversos motivos, durante alguns anos. Neste meio tempo, surgiram as primeiras digitais comerciais e voltei a acompanhar a evolução na área c/ bastante interesse... Cheguei logo a conclusão que,se quisesse ter uma experiência fotográfica semelhante a que tive no passado, teria que partir p/ uma DSLR. Juntei dinheiro por quase três anos, enquanto acompanhava, lendo muitos "reviews", artigos técnicos e examinando muitas fotos, a evolução tecnológica dos modelos e a queda dos preços... Ano passado, surgiu a oportunidade, em uma viagem ao exterior, de comprar a câmera/lente que queria....

Posso dizer que, praticamente, não percebí diferença em fotografar c/ DSLR e SLR, exceto pelo autofoco, uma vez que nunca tinha possuido uma SLR c/ autofoco antes....

Em relação a lentes, muitas DSLR's, notadamente as Nikon (D200, D300, D1, D2 e D3) e Pentax (K10D por exemplo), possuem compatibilidade c/ lentes das séries mais antigas. Vc. poderá usar sua 50mm 1.4 em uma K10D (por exemplo) sem problemas e aproveitar tudo o que esta lente pode oferecer, exceto autofoco, naturalmente....

Agora; a fotografia com câmera digital compacta é uma, digamos, "linguagem" diferente da fotografia c/ DSLR. Depois de ter comprado e começado a usar minha DSLR, percebí a necessidade de ter uma compacta p/ ocasiões onde o uso de uma DSLR é totalmente inviável ou desaconselhável. Creio que, a melhor fórmula (e muitos profissionais a utilizam) é ter - e usar - os dois tipos de câmera. Hoje, DSLR's de nova geração (Canon 40D, 1D / DS Mark III, Nikon D3 e D300, e toda a linha atual da Olympus) utilizam o recurso do "Live View", que, permite o fotógrafo ver - no visor LCD - a imagem gerada no sensor em tempo real!!! Permite ainda que ajustes como abertura, balanço de branco, saturação de cores etc. sejam pré-visualizados no LCD, antes de bater a foto! Nas Olympus E3 e Panasonic L-10, o LCD é totalmente móvel, o que permite usar ca câmera em posições e ângulos que seriam impossíveis de ser utilizados c/ uma DSLR tradicional, quanto mais uma de filme....

Para vc. ter uma idéia, veja o vídeos de lançamento da Olympus E-3, com demonstração da utilização do LCD móvel aquí:

 http://www.youtube.com/watch?v=RpN0Ua0kqnA&eurl=http://www.imaging-resource.com/PRODS/E3/E3A.HTM

http://www.youtube.com/watch?v=DNT_id0qJ70&eurl=http://www.imaging-resource.com/PRODS/E3/E3A.HTM


Com o "Live View", a principal vantagem das compactas deixou de existir.  Hoje, temos a opção de utilizar o "viewfinder" tradicional das SLR /DSLR e, conforme a necessidade, mudar p/ o modo "Live View" e sua incrível versatilidade.... Olympus, em 2006 foi a primeira a oferecer ao mercado uma DSLR dotada desse recurso. Hoje; Canon e Nikon já dispõem desse recurso em seus mais recentes lançamentos.  Creio que, em breve, a Pentax vá pelo mesmo caminho....

O que ecreví acima é apenas a minha opinião, com base em minha experiência pessoal c/ fotos e equipamentos.... Espero ter podido ajudar;

Boas fotos!!!!
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 16:02:18 por F.Kruschewsky »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2007, 00:08:22
Acho que é jogar dinheiro fora comprar uma compacta para ir "aprendendo".
Compra logo uma Reflex Digital. Vc vai aprender muito mais rapidamente com uma e ainda vai ter uma máquina com durabilidade, qualidade de imagem e flexibilidade que vai te permitir fazer todo o tipo de fotografia só dependendo de acessórios (muitos podem ser usados) que podem ser acrescentados de acordo com vontade e algum dinheiro.
Esqueça compacta. Salvo vc só queira fazer fotos de recordação de família e sem estar preocupado seriamente com fotografia.
Pega uma Pentax K10 ou a K100 e seja feliz.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2007, 01:18:42

Acho que é jogar dinheiro fora comprar uma compacta para ir "aprendendo".

Pega uma Pentax K10 ou a K100 e seja feliz.


Assino embaixo!!  ;D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2007, 01:26:59
Olá Lúzio,

rsrs Se for só pra recordação da família nem pra isso eu quero uma compacta.
Tenho uma boa péssima história...

Certa vez ser convidado pra fotografar o aniversário da filha de um amigo. Amigo mesmo.. a idéia era ir lá de forma descontraída.

Levei minha KX, um bom flash Panasonic com pilhas sobressalentes, dois rolos extras de filme e mão à obra.
Chegando lá meu amigo estava com uma Sony W70 novinha em folha trazida dos EUA com tudo que tem direito (Red Eyes Reduction, foco noturno etc).

Com o passar do tempo e a vontade de tomar umas biritas aumentando fomos alternando para tirar as fotos com a W70 em auto, outras pessoas a usavam etc (na minha KX ninguém toca). Tudo parecia perfeito no display na máquina e eu tomei minhas biritas em paz e guardei a SLR...

Quando vi as monstruosidades nas fotos não acreditei... aquele monte de olhos vermelhos, pessoas no fundo sem iluminação, desfocado... uma merda!

E as fotos da Pentax como sempre, muito boas... Foto da família inteira focada, tudo iluminado a uns 9 metros de distância (mérito da 1.4 e do bom flash) etc.

Mas já estou quase convencido a pegar uma DSLR mesmo. Pego uma digitalzinha vagabunda pra levar pra praia, volto a usar minha velha KX aqui e fica assim até que decida qual DLSR estourará meu orçamento...

Ainda tava pensando numa compacta prossumer pela sapata de flash externo.
E tb pensei nas superzoom pela praticidade, preço e pela qualidade das fotos que vi no dpreview. O que um cara lá fez com uma H2 parece sacanagem.

Valeu pelas opiniões galera. Quem tiver mais tô esperando.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2007, 01:54:38
Então, se vc já está acostumado com um padrão de qualidade e possibilidades de regulagens que só uma Reflex oferece o seu caminho é mesmo uma Reflex Digital.
Dá uma olhada la no site da BH ( http://www.bhphotovideo.com ) e veja os preço das Reflex Digitais Pentax. Vc vai ver que os preços são bem interessantes.
Eles fazem atendimento por telefone 0800 e mandam para o brasil. Se for pedir por telefone peça para mandar pelo "Brasil express".
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2007, 18:39:17

Acho que é jogar dinheiro fora comprar uma compacta para ir "aprendendo".

Pega uma Pentax K10 ou a K100 e seja feliz.


Assino embaixo!!  ;D
Também concordo! Vc certamente irá se arrepender se comprar uma superzoom ou prossumer, ou qquer compacta. Vc sendo acostumado a uma SLR, vai rapidamente se decepcionar com uma compacta.
[ ]
Rio do Sul - SC


Blog


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2007, 22:48:13
Ainda tenho a minha K1000. Depois de ter comprado a K10D posso dizer que me arrependi. Sim, me arrependi de não tê-la comprado antes. Mas, a vovozinha dona K1000 continua aqui filme e forte, quer dizer, firme e forte.
-22.352971,-48.775582