Autor Tópico: Maçã - Foto Análise - FOTOS  (Lida 28318 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2007, 15:30:21
Umas e outras observações.

Em primeiro lugar, o objetivo incial declarado pelo Leandro visava o descobrimento/reconhecimento/aprofundamento da linguagem de cada um. Quando falamos de linguagem de cada um, isso inclui algo muito amplo que é o propósito da foto, a poética da foto. Contudo, ao ser proposto o tema o Leandro enunciou uma finalidade "deixar as pessoas com vontade de comer maçã" (o que para mim tem uma dificuldade adicional... eu não gosto de maçã!  :) ). Assim, a definição do exercício contradisse sua finalidade, pois associou o exercício a uma finalidade típica da fotografia publicitária, e não da fotografia autoral. Impediu, por exemplo, uma foto de uma maçã já comida no chão, uma foto de uma maçã podre, uma foto de maçã em uma fruteira e outras tantas que poderiam ter uma carga poética maior que essas.

Assim, paradoxalmente, foi na fotografia do Leo que eu melhor reconheci a linguagem pessoal de alguém, pois sua linguagem está muito amarrada à fotografia de moda e/ou fashion, e sua fotografia trouxe essa marca à tona. Se o objetivo é reconhecimento de linguagem, ele descumprindo a regra de abordar a maçã como assunto principal foi a mais diretamente apontada ao objetivo. Aliás, é otro problema do exercício: assunto muito direto não combina com fotografia autoral.

A melhor fotografia, em minha opinião, apesar de alguns elementos de estranheza, foi a do Leandro. Elas não dão absolutamente vontade de comer , pois as cores algo secas tiram a eventual suculência associada à fruta.

Mas esteticamente ficou bom e com certo ar pop pela repetição. Nesta foto incomodaram-me duas coisas: uma aparente artificialidade entre os planos das maçãs, que podem ter sido provocados pela tele mas dão a impressão das maçãs terem sido recortadas e montadas, e a transição brusca da sombra na base. Está muito evidente o final da sombra cinza no fundo branco.

A foto Saúde e Frescor está mal realizada, pura e simplesmente. Não é uma má idéia, ao contrário é uma idéia comunicativa -embora nada autoral e sim fortemente publicitária- mas a realização ficou muito insuficiente para desenvolver a idéia. Não  dá para distinguir direito a água e nem mesmo a forma fechada da maçã. Não sei relacionar tal foto com a linguagem do fotógrafo.

Heber DM também mostra uma foto cuja concepção e realização estão descasadas, com uma saturação que chega ao incômodo e com um enquadramento muito fechado que se torna sem sutileza. Também uma boa idéia a léguas da realização compatível. Provavelmente, por paradoxal que seja, essa foto em PB e com um enquadramento mais folgado cumpriria melhor o projeto.

Tirando a foto do Leo, a qual associo ao que costumo ver dele e assim me faz sentir ser um depoimento de estilo pessoal, não vi isso nas demais. Pode ser por desconhecimento mais profundo da linguagem de cada um, mas não se pode dizer que as fotos estejam linguisticamente tão caracterizadas a ponto de impor a nós a idéia de "uma personalidade assim fez essas fotos assim". São fotos que poderiam, ao que me parece, terem sido feitas por muitos fotógrafos não caracterizando linguagem pessoal nem autoria explícita. São, perdoe-me os companheiros, "fotos genéricas", que poderiam ser substituídas por outras fotos genéricas.

Creio que o enunciado da meta como "ter vontade de comer uma maçã" é bastante comprometedor para o exercício. No caso de fotos autorais, a fixação do objetivo é parte necessária da autoria. Quando o objetivo já é dado estamos falando de "fotos utilitárias" e a contribuição estilística de cada um é pequena, pois a natureza da demanda é de foto genérica.

Quero deixar claro que as críticas feitas ás fotos não as reduzem a más fotos, absolutamente. Gostei de ver o exercício e as fotos, mas se não é para analisar criticamente, não teria sentido escrever esta mensagem.

Abraços a todos,
Ivan
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 15:45:01 por Ivan de Almeida »


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Outubro de 2007, 16:37:50
Umas e outras observações.
 Ao ser proposto o tema o Leandro enunciou uma finalidade "deixar as pessoas com vontade de comer maçã" (o que para mim tem uma dificuldade adicional... eu não gosto de maçã!  :) ). Assim, a definição do exercício contradisse sua finalidade, pois associou o exercício a uma finalidade típica da fotografia publicitária, e não da fotografia autoral. Impediu, por exemplo, uma foto de uma maçã já comida no chão...

 Ivan,
 Estava aguardando o seu comentário...
 Concordo que limitei um pouco a abordagem do tema, porém acredito que fosse MUITO mais COMPLEXO analizar e comparar fotos muito diferentes. Digamos que isso exigiria um nível maior de conhecimento por parte de quem fosse comentar.
 Assumo que provavelmente eu não teria condições de tecer tal tipo de comentário mais aprofundado entre fotografias mais livres.
 Esse foi o motivo que me levou a "impor" essa limitação, para ver mais facilmente as diferenças de abordagem de um mesmo ASSUNTO/Proposta
 
 Podemos sim expressar nossa linguagem em fotografias propostas, temas e aboradagens definidos.
 Fomos todos fotógrafos de maçãs, assim como poderíamos ter sido todos fotógrafos de casamento. De qualquer forma os resultados seriam bem diferentes, mesmo abedecendo algumas regras e tendo a mesma finalidade.

 Em suma, concordo com você Ivan e vou lançar um novo tema sem esse "freio de criatividade" para ver o que acontece.
 Mas achei bem válido o exercício, mesmo este tendo resultado em muitas fotos genéricas.

Citar
assunto muito direto não combina com fotografia autoral.

 Não vou dizer que você está errado e nem que eu estou certo. Obviamente tenho muito a aprender...
 Mas eu não estava buscando por fotografia autoral, queria apenas comparar linguagem/abordagem de um tema.
 A sua visão da "brincadeira" está muito além disso. Exigindo e procurando por coisas mais dificeis.
 Desde o tópico anterior eu disse que buscava algo bem simples para ver o que ia acontecer.
 Agora Ivan, você está me dando idéias de continuar com objetivos mais refinados.


Citar
A melhor fotografia, em minha opinião, apesar de alguns elementos de estranheza, foi a do Leandro. Elas não dão absolutamente vontade de comer , pois as cores algo secas tiram a eventual suculência associada à fruta.

Mas esteticamente ficou bom e com certo ar pop pela repetição. Nesta foto incomodaram-me duas coisas: uma aparente artificialidade entre os planos das maçãs, que podem ter sido provocados pela tele mas dão a impressão das maçãs terem sido recortadas e montadas, e a transição brusca da sombra na base. Está muito evidente o final da sombra cinza no fundo branco.

 Obrigado pelo comentário.
 Repetição/Recorte... Sim Ivan, sei que não dá pra enganar seus olhos, faltou um pouco de tempo e espírito de Pictus para tratar melhor a perspectiva. A foto é de apenas 3 maçãs, foi duplicado o layer e editado.
 Já as sombras não foi muito mexidas não, como iluminação usei um Hazy 40x40cm bem acima das frutas, o que causou uma sombra bem definida abaixo delas. Apenas apliquei um pouco de Blur para tirar a textura do fundo de EVA.

Citar
São fotos que poderiam, ao que me parece, terem sido feitas por muitos fotógrafos não caracterizando linguagem pessoal nem autoria explícita. São, perdoe-me os companheiros, "fotos genéricas", que poderiam ser substituídas por outras fotos genéricas.

 Novamente... Concordo.
 Mas convenhamos, foi um bom começo, agora pegamos os erros e consertamos nas próximas "brincadeiras temáticas".

Citar
Creio que o enunciado da meta como "ter vontade de comer uma maçã" é bastante comprometedor para o exercício. No caso de fotos autorais, a fixação do objetivo é parte necessária da autoria. Quando o objetivo já é dado estamos falando de "fotos utilitárias" e a contribuição estilística de cada um é pequena, pois a natureza da demanda é de foto genérica.

 Já comentei acima sobre "amarrar o resultado".
 Achei que seria mais simples... :D
 Agora acho que já podemos complicar mais para aprender mais...


 Valeu Ivan...
 
São Paulo - SP


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2007, 16:49:25
esse negocio que o Ivan falou de "dar vontade de comer a maçã" faz sentido.

porque quem não gostar de maçã, hehe... teoricamente, não teria vontade de comer nenhuma.







LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Outubro de 2007, 16:56:50
esse negocio que o Ivan falou de "dar vontade de comer a maçã" faz sentido.

porque quem não gostar de maçã, hehe... teoricamente, não teria vontade de comer nenhuma.

 "Cada cabeça uma sentença"
 
 A idéia de foto publicitária, fazendo propaganda do produto maçã nunca irá atingir 100% de eficácia.
 Uma progadanda de lingerie não faz efeito em mim. Não vou comprar um cinta liga. :P
 Mostrar uma foto sensual de uma mulher para um homosexual também de nada irá adiantar.

 Bem, não vou me extender. Acho que consegui transmitir o meu pensamento.
São Paulo - SP


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 20 de Outubro de 2007, 17:10:07
Bem, pessoal, só agora pude postar minhas opiniões, então aí vai:

Leandro Fabrício
Na aparência, é o resultado mais simplista, mas parece ter dado um certo trabalho para sua finalização. Gostei da iluminação, apesar do recorte nas sombras das maçãs, pois confere mais intensamente à foto a idéia publicitária, do tipo que se vê em caixas de frutas. Numa visão geral agrada, mas num olhar mais atento dá a impressão de falta de profundidade. A maçã do meio parece ocupar um espaço insuficiente para o seu tamanho.
Medidor de “vontade de comer maçã”: nível 7

Léo Terra
Em termos de trabalho, é, sem dúvida, o mais bem executado (sem surpresas...). Quanto ao propósito da brincadeira, na minha opinião, fugiu do objetivo, pois a maçã exerce tão somente papel secundário, ficou como um mero elemento de composição. A beleza da modelo, seus trajes, a composição, tudo rouba a cena.
Medidor de “vontade de comer maçã”: nível 2

Rafael Santos
É a típica foto cuja execução parece não ter acompanhado a idéia. O fundo quase desapareceu por completo, deixando a maçã sem uma sustentação que conferiria uma referência de profundidade, inexistente no resultado final. Não consegui distinguir se o que envolve a maçã é água, gelo, ou os dois, mas poderia ter sido usado em menor intensidade, isso destacaria mais o objeto principal. Acho, também, que um pouco de cor no fundo melhoraria substancialmente o resultado.
Medidor de “vontade de comer maçã”: nível 4

Heber
Podendo falar da intenção (claro, fui eu quem fiz...), digo que alcancei quase todos os objetivos a que me propus. Enquadramento fechado, maçã bem vermelha e mordida, fundo escuro, boca prestes a morder e com um toque de sensualidade, rosto da modelo bem “estourado”, praticamente sem detalhes. Tudo isso está lá na foto. Porém, não consegui obter, no final, o resultado que eu pretendia. Eu não prestei atenção nas regras, se o tivesse feito, eu teria trabalhado com layer para “estourar” a luz do rosto da modelo sem deixar o reflexo da maçã no nariz e no queixo dela. Penso que esse é o maior problema da foto. Em outra foto que eu fiz, eu trabalhei o flash mais à esquerda, isso eliminou o reflexo na maçã, mas não gostei do resto da foto, por isso usei essa, e agora fiquei achando que esse reflexo ta incomodando um pouco. As outras dificuldades que eu tive foram: falta de um batom vermelho (o rosa não ficou bom) e também de um fundo preto, tive que fazer as fotos com a modelo na janela, para aproveitar a escuridão da noite...
Medidor de “vontade de comer maçã”: (abstenção)

Agradeço ao Leandro (a idéia foi muito boa, para mim serviu para me tirar um pouco da inércia) e a todos os que comentaram.

E, pra finalizar, apesar de opiniões contrárias, acho que o propósito foi alcançado plenamente, ou seja, a tentativa de obtenção de um resultado a partir de um tema proposto.
Ninguém estabeleceu que o trabalho teria que ser autoral, se fosse assim eu estaria fora, fiquei tantos anos sem fotografar que nem estilo tenho mais... E não vejo nenhuma necessidade de complicar coisas que já são boas do jeito que são, ou seja, simples.
Aliás, penso que o tema atrelado a um objetivo é que tornou a idéia atraente.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #20 Online: 20 de Outubro de 2007, 17:20:36
Heber;

Talvez eu tenha falado sobre isso porque este exercício saiu de um debate em outro tópico no qual muito se falou de estilo pessoal, etc. Estilo pessoal implicita desenvolver o sentido de autoria.

Como não participei do jogo, pois minhas buscas nesse campo são suficientemente estabelecidas, não tenho de fato sequer direito a esta opinião que expressei. Se o jogo satisfaz quem o jogou, nada tenho a dizer a respeito.

Provavelmente enganei-me porque associei -agora sei erradamente- ao tópico que pareceu-me ter sido a origem deste exercício e que apontava para certo tipo de evolução.

Já não está mais aqui quem falou. O importante é que quem faz a coisa divirta-se, e nada pode ser dito contra isso.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 20 de Outubro de 2007, 17:38:13
Estilo pessoal implicita desenvolver o sentido de autoria.

 Boa colocação...

Citar
Como não participei do jogo, pois minhas buscas nesse campo são suficientemente estabelecidas, não tenho de fato sequer direito a esta opinião que expressei. Se o jogo satisfaz quem o jogou, nada tenho a dizer a respeito.

 O que acha de participar do próximo? Tenho certeza que isso só viria a somar, tanto para você quanto para os outros participantes. Não vai doer :)
 Obviamente não é seu estilo, mas confesso que fico muito curioso de ver uma foto sua com tema proposto. Eu entenderia melhor a sua linguagem, você a conhece bem, mas o pessoal do forum fica confuso com suas fotos "sem idéia".
 Quem sabe até façamos um próximo "desafio" de uma foto sem idéia. :D

Citar
Provavelmente enganei-me porque associei -agora sei erradamente- ao tópico que pareceu-me ter sido a origem deste exercício e que apontava para certo tipo de evolução.

 Não sei se foi irônico. De qualquer forma, foi exatamente isso que não gostei do tópico. Aprendi pouco com ele, a idéia da "brincadeira" poderia ter sido mais bem elaborada e explorada.

Citar
Já não está mais aqui quem falou. O importante é que quem faz a coisa divirta-se, e nada pode ser dito contra isso.

 Fique por aí Ivan. Discorde de tudo mesmo.
 Isso é ótimo pra quem quer saber o que os outros sentem/pensam quando vê uma foto que tal pessoa fez.
São Paulo - SP


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #22 Online: 20 de Outubro de 2007, 17:45:20
esse negocio que o Ivan falou de "dar vontade de comer a maçã" faz sentido.

porque quem não gostar de maçã, hehe... teoricamente, não teria vontade de comer nenhuma.

 "Cada cabeça uma sentença"
 
 A idéia de foto publicitária, fazendo propaganda do produto maçã nunca irá atingir 100% de eficácia.
 Uma progadanda de lingerie não faz efeito em mim. Não vou comprar um cinta liga. :P
 Mostrar uma foto sensual de uma mulher para um homosexual também de nada irá adiantar.

 Bem, não vou me extender. Acho que consegui transmitir o meu pensamento.

eita
agora você também faz sentido.
Mais uma vez minhas colocações infelizes!

pois é,
esquece... abstrai..  :-\


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 20 de Outubro de 2007, 18:09:06
Ivan, antes quero dizer que entendi o, digamos, “âmago” do seu comentário só agora que o associou ao outro tópico (que eu acompanhei). Eu achei muitas daquelas discussões desnecessárias, apesar das nuances pertinentes. Se a realização da idéia do Leandro foi “fruto” (sem trocadilho...) daquele tópico, para mim é indiferente, isso que fizemos aqui já seria um mérito.

Não posso nem dizer que seria bom se todos tivessem nível de conhecimento e prática suficientes para definição de estilo individual, isso é utopia e seria prejudicial ao crescimento do conhecimento de cada um. Mesmo quem sabe muito, sabe também que tem muito a aprender. Analisando friamente minha “carreira de fotógrafo”, acho que nunca tive um estilo. Já fiz fotografias muito boas, já até ganhei um concurso importante com uma delas, mas não se pode distinguir em meu trabalho algo que definisse o que chamamos de estilo. Por isso eu disse que, se a coisa complicar para a necessidade de obtenção de resultados “autorais”, que distinguissem seu autor pelo estilo, eu estaria fora. Isso é coisa que eu só conseguiria obter depois de ralar muito, mesmo porque minha melhor câmera é de película, o que torna um pouco cara a prática desenfreada.

Portanto, reitero minha opinião de que o prazer que eu tive de participar desta “brincadeira” foi justamente o fato de ela ser simples. Se o trabalho que cada um teve para obter sua foto foi grande ou pequeno, não importa. O objetivo era simples, mas tivemos que por em prática uma idéia que partiu de uma proposição. E isso, por si, já dá margem para evolução. Eu, por exemplo, evoluí pelo menos o suficiente para fazer a minha foto melhor do que a que está aí. E, para isso acontecer, eu contei com a ajuda de todos que deram sua opinião, inclusive você.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 20 de Outubro de 2007, 18:10:33
@ Leo

aaaaaahhh sim!!!
agora eu entendi! hhehehe
sabia que aquela maçã tinha outro sentido. E vc disse que fez pensando na maçã do pecado. Conseguiu!
pq a primeira coisa que me passou a cabeça quando olhei a modelo e a maçã, me transmitiu exatamente essa idéia!
Não como fruta-alimento
mas como o fruto/carnal/ventre/fertilidade.. etc =)))

hehe vc conseguiu transmitir oq pensou ;)

Legal que tenha entendido o que queria transmitir....

Leandro eu não acho que sai do tema não rs... Eu só interpretei diferente, interpretei pensando ma maçã pecado e não na maçã fruta, o que é típico da minha característica pessoal e de execução, acho que é uma simbologia clássica do que sou eu e do que é minha linguagem e como interpreto as coisas e pelo que percebi atingiu em cheio os meus objetivos e parece que muita gente aqui ficou com vontade de comer a minha "maçã" rs... ;) Por isso a diferença conceitual... Não falava em lugar nenhum que tinha que ser baseado no conceito de fruta, eu pensei no conceito focado na maçã como representando o pecado original, exatamente como na bíblia e exatamente dentro da minha forma de expressar... ;)
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 18:20:25 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 20 de Outubro de 2007, 18:19:22
Heber vai dizer que vc não teve vontade de comer "Maçã" na minha foto??? É tudo uma questão pessoal, ai que entra a questão da linguagem (como bem disse o Ivan em seu primeiro post), lemos o tema de forma diferente, a maçã para mim representou algo diferente do que representou para vcs e o Interessante é que sua foto também desperta uma certa vontade de comer a minha visão da maçã, mesmo tendo pensado em outra maçã. ;) No geral é uma questão de leitura do tema e de linguagem pessoal, eu procurei seguir a minha linguagem ao pé da letra nesta foto, exatamente para que pudesse gerar discussões em cima da linguagem e da forma de se interpretar o tema... Comer maçã para mim entrou totalmente em um sentido de "comer maçã" entende???? ;)
Ai a minha pergunta é: A foto transmitiu essa vontade de "comer maçã"???? ;)
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 18:24:39 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 20 de Outubro de 2007, 18:49:58
Léo, com essa sua abertura para a interpretação do tema, vou me sentir mais à vontade para citar um comentário de alguém aqui (vou preservar sua identidade), que disse que você teria alcançado o objetivo do tema se a garota se chamasse “Maçã”.

Bem, como vc disse, foi uma questão de interpretação. Eu não tive, acho, espiritualidade suficiente para ir tão fundo, como seria também o caso da interpretação bíblica para o termo “conhecer” (fulano conheceu fulana, que concebeu beltrano...). Eu fui logo na interpretação direta, ou seja, a foto de uma maçã e a capacidade da imagem em transmitir a vontade de se comer uma.

(se o comentário mais acima ofendeu alguém, me avise pra eu puxar uma certa orelha por aqui...)

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #27 Online: 20 de Outubro de 2007, 19:17:39
Heber, se você está satisfeito, isso é o que importa.




Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 20 de Outubro de 2007, 19:32:28
Léo, com essa sua abertura para a interpretação do tema, vou me sentir mais à vontade para citar um comentário de alguém aqui (vou preservar sua identidade), que disse que você teria alcançado o objetivo do tema se a garota se chamasse “Maçã”.

Bem, como vc disse, foi uma questão de interpretação. Eu não tive, acho, espiritualidade suficiente para ir tão fundo, como seria também o caso da interpretação bíblica para o termo “conhecer” (fulano conheceu fulana, que concebeu beltrano...). Eu fui logo na interpretação direta, ou seja, a foto de uma maçã e a capacidade da imagem em transmitir a vontade de se comer uma.

(se o comentário mais acima ofendeu alguém, me avise pra eu puxar uma certa orelha por aqui...)

Abraços.


Heber, eu você não ofendeu rs...
Na verdade a questão da linguagem é exatamente essa, cada um vai ler o tema de uma forma diferente e buscar expressar esse tema de forma diferente, não está errado ler literalmente ou ler como eu fiz, é uma questão exatamente de linguagem :)
Eu li o tema de acordo com minhas características pessoais e produzi de acordo com minha assinatura pessoal, assim como vocês também tentaram fazer (acho). No caso comer a maçã para mim simbolizou o pecado original (que todos nós sabemos qual é), porque no sentido bíblico comer a maçã remete a sucumbir aos encantos da serpente para cometer o pecado original.
Na verdade eu busquei transmitir exatamente esta idéia, tentando despertar a malícia referente ao pecado original ou como literalmente citado na bíblia, "comer a maçã". Isso tudo dentro do meu estilo que remete aos quadrinhos quase desenhados..
Eu ficaria triste é se a leitura da minha imagem tivesse levado a uma vontade de comer a fruta literalmente, porque nesse caso eu teria passado longe do meu objetivo e da minha leitura do tema... Mas pelo que notei a maioria ficou com vontade de "comer a maçã" à qual me referia na minha foto rs...
Por isso fiz a pergunta a você, você sentiu esta vontade? a Execução do trabalho levou a uma vontade de cometer o pecado original, mantendo a linha de quadrinho que é minha assinatura pessoal? Caso a resposta seja positiva estarei muito satisfeito, porque conseguirei ter transmitido com precisão a minha interpretação do tema.
Ai que acho que entra a questão da linguagem, isso não é uma competição, é um exercício de leitura e interpretação de imagens, para tentar identificar assinaturas pessoais de interpretação dos temas e de execução e para nortear se nossos conceitos estão conseguindo ser lidos de forma apropriada e se nossas imagens estão carregando nossas assinaturas...
Acho que o exercício pode, inclusive, ser revisado para viabilizar esse exercício...
Podia ser modificado para enviar uma foto com um tema (sem a restrição de objetivo, porque isso faz parte da interpretação do tema), e os autores enviariam junto quais foram estes objetivos, ai o gestor posta só as fotos, as pessoas comentam, depois o gestor posta a interpretação esperada pelo fotógrafo. Seria legal também se as pessoas conseguissem identificar quem é que fez cada uma das imagens... :) Ai sim teríamos um exercício bem interessante de linguagem... O que acha dessa sugestão Ivan?

PS: Ivan eu fotografo Glamour, que inclui moda, mas não me limito apenas a moda... ;)
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 20:08:27 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 20 de Outubro de 2007, 19:40:44
Pessoal eu dei uma aprofundada nos meus comentários do primeiro post... Se quiserem dar uma olhada eu já parti para uma questão mais comparativa e tentei aprofundar um pouco mais para ver se ajuda no aprofundamento da linguagem de cada um. :)

Pessoal o que vocês acham de mudar para arte fotográfica? Porque o post está rendendo discussões que estão indo muito além de uma simples exibição, como é a proposta da galeria.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 19:48:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.