Autor Tópico: Maçã - Foto Análise - FOTOS  (Lida 28225 vezes)

rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #45 Online: 22 de Outubro de 2007, 00:02:38
Esse lance de "sair da zona de conforto" é mais que perfeito Ivan.

Eu toco guitarra há 10 anos (AH se tivesse descoberto a fotografia junto da música...) e sempre que eu quero melhorar eu saio da minha zona de conforto. Escolho uma banda, um guitarrista ou uma música que utilize determinado tido de técnica nova e diferente, alguma escala que eu não costumo tocar, etc etc. e "sento o dedo" até que eu consiga absorver e com o tempo, minha zona de conforto se estende.

Esse lance da foto foi incrível para mim nesse aspecto, que venham mais.
O exercício que você propôs é bem legal mesmo. Fazer uma foto, melhorar na segunda, e mais ainda na terceira... Nunca tinha pensado dessa forma. Sempre deixava o que eu tinha aprendido no erro dentro da caixola para lembrar da próxima vez. Agora vou fazer a "próxima vez" acontecer!!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #46 Online: 22 de Outubro de 2007, 00:33:47
Apesar de não ter participado, gostaria de comentar também. Vou comentar antes de ler todos os posts, para não ifluenciar de alguma forma a minha primeira análise:

Estou partindo do princípio que o objetivo era fazer com que as pessoas tenham vontade de comer uma maçã.

Na primeira, do Leandro, gostei da nitidez, que acho ser um dos fatores que valorizam esta "vontade de comer maçã", ou seja, a maçã está bem mostrada. Talvez se você desfocasse alguma área para levar à atenção para uma ou duas maçãs somente, valorizasse mais. Acho também se você borrifasse umas gotinhas de água nas maçãs passaria mais idéia de frescor, o que sem dúvida desperta mais o apetite. Pra mim, a sua Leandro, foi a foto que atingiu melhor o objetivo proposto inicialmente.

Na segunda, do Léo, apesar da foto ter a cara dele, do estilo que ele emprega em suas fotos, não atendeu ao objetivo inteiramente. Eu olho muito mais para a modelo e sua expressão do que pra maçã. Talvez em um segundo momento, quando você percebe o porque da cena (sensualidade, pecado, etc...) intimamente a foto desperte um apetite, mas acho que este apetite disvirtua do tema um pouco, se é que você me entende, Léo, rsrsrs.

Na terceira, do Rafanubi, achei a idéia muito boa, mas o "produto final" não! Esta idéia de colocar o elemento "água" na cena, acredito ser extremamente interessante para evidenciar a "vontade de comer" a maçã. Porém a foto ficou apagada, sumida. Faltou nitidez, roubada pelas bolhas e movimentos da água que ficam na frente da maçã. Acho que esses elementos mascararam a maçã.

Na última, do Heber, gostei da idéia também. Ele mostra direto o que quer que o espectador faça com a maçã: "coma!". Para ficar melhor, na minha opinião, trataria o efeito causado pelo estouro da iluminação na parte esquerda da maça, que acho que distrai um pouco a atenção da boca da modelo e do recorte causado pela mordida dela na maçã. Também iluminaria ou trataria a parte de baixo mais a direita da maçã, que parece ter uma mancha que não traz muita sanidade para o objeto. E por último trocaria o fundo para branco, para dar uma idéia de leveza, de saudável. Acho que o fundo claro contribuiria para ressaltar a vontade de comer maçã. Gostei do recurso de estourar a pele da modelo. Com isso você retira da cena um elemento (textura da pele) que poderia desviar a atenção também.

Pra finalizar, gostei muito da iniciativa Leandro. Sem dúvida dará belas discussões sobre linguagem, estilo, etc...
Na próxima vou me empenhar em participar.

Até,


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #47 Online: 22 de Outubro de 2007, 00:40:19
Legal Beto, na verdade estou muito satisfeito, porque você é mais um que captou exatamente o conceito de "comer a maçã" que usei...
Na verdade eu não poderia estar mais satisfeito com o resultado...
Leia o post todo que vai entender a minha satisfação com o resultado proporcionado pela leitura da minha foto... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 22 de Outubro de 2007, 01:57:18
Achei maravilhoso o resultado de todos os participantes, e gostaria de saber quanto terá um novo desafio, pois gostaria muito de entrar nessa.....
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #49 Online: 22 de Outubro de 2007, 08:20:31
Esse lance de "sair da zona de conforto" é mais que perfeito Ivan.

Eu toco guitarra há 10 anos (AH se tivesse descoberto a fotografia junto da música...) e sempre que eu quero melhorar eu saio da minha zona de conforto. Escolho uma banda, um guitarrista ou uma música que utilize determinado tido de técnica nova e diferente, alguma escala que eu não costumo tocar, etc etc. e "sento o dedo" até que eu consiga absorver e com o tempo, minha zona de conforto se estende.

Esse lance da foto foi incrível para mim nesse aspecto, que venham mais.
O exercício que você propôs é bem legal mesmo. Fazer uma foto, melhorar na segunda, e mais ainda na terceira... Nunca tinha pensado dessa forma. Sempre deixava o que eu tinha aprendido no erro dentro da caixola para lembrar da próxima vez. Agora vou fazer a "próxima vez" acontecer!!

Você entendeu bem, Rafa, e entendeu exatamente pelos dois principais vetores para a melhoria: sair da zona de conforto e repetir.

Quando eu falo disso falo porque já fiz isso. Uma vez fiz explicitamente em cinco seções (mais ou menos uma por dia) Defini um objetivo fora da Zona de Conforto, fui fotografar. Na seção logo precisamos encontrar maneiras de realizar aquele objetivo, pois não é com os meios de antes. Voltei para casa, analise. Cada seção 17 fotos (o que cabia no cartão em RAW). Ao final havia feito selecionado dez fotos que mudaram totalmente minha maneira de fotografar.

E para desenvolver a linguagem pessoal, é preciso pegar aquilo que você gostaria de fazer e não faz e fazer. Depois, no final do exercício há ainda uma última etapa: reconhecer em tudo o que você fez, apesar da diferença de tema, de modo de fazer, etc, o que ali é tipicamente seu. Esta é a linguagem pessoal.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 22 de Outubro de 2007, 09:11:14
Beto, vc demonstrou muita perspicácia na análise de todas as fotos. Sua leitura da minha foto (principalmente quanto ao “estouro” proposital no rosto da modelo) até parece telepatia... A idéia me agradou desde sua concepção, mas é evidente que sua execução está longe da qualificação de “um bom resultado”. Assim, vou procurar fazer o que faria mesmo que a foto estivesse ótima: melhorar.

Obrigado pelos comentários, abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #51 Online: 22 de Outubro de 2007, 10:13:09
Oi Léo, lendo tudo agora entendo a sua resposta à meu comentário.  ;D

Acho que a dificuldade central foi o que o Ivan disse no início dos posts. O fato de estabelecer um objetivo, que é publicitário (vontade de comer a maçã) acabou empatando algumas questões quanto a identidade fotográfica de cada um que fez o exercício. Você meio que "ignorou" o objetivo e partiu para uma proposta mais autoral. Não fez errado, apenas mostrou de uma forma bem subjetiva e com uma carga do seu estilo atrelada à sua foto. Por isso que eu disse que dentro do objetivo, que usei para comentar as fotos, você não atendeu plenamente. Partindo da idéia central de "dar vontade de comer a maçã", que é um objetivo publicitário, a sua foto não atenderia as mulheres hetero e nem os homens homossexuais, rsrss. Atenderia somento aos homens hetero. E se formos viajar um pouco na questão de consumo de maçã, literalmente, sabe-se que as mulheres geralmente é que vão à feira comprar as frutas e legumes. Mas ví que o resultado lhe agradou pelo fato já mostrado em várias respostas por aqui. Conseguimos interimante reconhecer sua identidade dentro da foto, sua impressão digital estava bem impregnada na sua foto. E isso é super importante.

Oi Heber, por isso quis comentar antes de ler as respostas. Gostaria de me livrar de possíveis pré-conceitos que eu poderia criar lendo as respostas de vocês. Que bom que ficou satisfeito e vai tentar melhorar, pois acho que esse seja o maior objetivo deste exercício proposto pelo Leandro.

Até,


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #52 Online: 22 de Outubro de 2007, 16:28:46
Mesmo nao tendo postado a minha, aqui vao meus comentarios sobre as postadas:

Em primeiro lugar, todas otimas. A ideia de estimular a linguagem com um certo tema eh otima, e se continuarmos assim so temos a ganhar.
Nao li nenhum outro comentario desse topico ainda...


Leandro Fabricio: Simplesmente Maca
Composicao: Na minha opiniao, falta alguma coisa na composicao. Talvez muito centrada. Para o meu gosto, nao esta envolvente. Meu olho perde o interesse na foto muito rapidamente.
Iluminacao: Gostei bastanteda iluminacao, esta bem suave, e o fundo branco ajudou a suavizar ainda mais. O highlight poderia ser um pouco mais difuso.
Em geral: Tem algo de estranho entre a sombra da maca no branco e as sombras nela mesmo. O fundo eh bem macante. Resumindo, eh uma otima foto para catalogo, mas na minha opiniao nao tem muito conteudo artistico.

Leo Terra: O Fruto proibido
Composicao: Tecnicamente quase perfeita. Olhos na diagonal dao dinamismo aa foto. Posicao do olho e maca dentro da foto tambem muito boa; o meu olho eh atraido primeiro para os olhos da modelo, depois para a boca-maca, e depois um belo passeio pelo braco, seios e barriga. Na minha opiniao para ficar perfeito: arrumar o gordinho do braco (pose ou liquify no photoshop); incluir o umbigo ou tirar de vez... meio umbigo eh incomodo, mesmo vale pros dedinhos da mao esquerda, ou tira de vez ou inclui na composicao. Tambem tem um pedaco de um objeto invadindo o canto inferior direito.
Iluminacao: Muito suave e muito bem localizada. A maquiagem/pose/tema concordam com um ratio forte. Talvez esteja um pouco quente demais no rosto e na costela, mas pode ser meu monitor. Alias, a costela muito branca esta chamando muita atencao na composicao, eu faria um leve burn por ali. Tem uma coisa que eu nao entendi. Pelas sombras, vc deve ter usado um softbox camera right e acima da modelo, mas tambem tem uma sombra quase que imperceptivel atras do braco dela, que vai desde o cotovelo ate o bikini. Eh uma sombra muito fraca mas muito bem definida (um flash camera left talvez?)
Em geral: Excelente! Muito bem executada.


rafanubi: saude e frescor
Composicao: Boa, mas eu cortaria um pouco mais do canto esquerdo e do topo. Eu inclinaria a maca um pouco mais. Nao existe nenhum elemento na foto que a suporte fisicamente, entao explore de vez essa ideia. Se ela esta flutuando, coloque-a numa pose onde esse conceito seja nitido. Ela esta muito certinha pro meu gosto.
Iluminacao: Tambem muito boa, mas eu acho que se tivesse superexposto um pouco menos, daria para ver um pouco mais do splash da agua e aumentaria a impressao de refrescancia.
Em geral: Otima ideia. Bem simples: apenas dois elementos (a maca e a agua) fazem a foto, bem criativa.


Heber_Dm
Composicao: Otima, nao tenho nada o que falar. O caminho preto deixado no espaco entre a maca e a boca introduz um elemento composicional muito dinamico.
Iluminacao: O highligh na maca esta muito duro. Para um highkey desse tipo, eu usaria uma fonte de luz mais suave.
Em geral: A linguagem me faz lembrar um pouco do trabalho do Klaus Mitteldorf, supersaturado e superexposto. Eu gostaria de ter visto uma linha entre a face e o batom melhor definida, sem aquelas ruguinhas...
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #53 Online: 22 de Outubro de 2007, 16:34:30
ninguém disse no tema que o objetivo era a fruta rs... MAs de qualquer forma eu não gosto de composições simplistas, eu procurei trabalhar com uma composição complexa, evidenciando a maçã com 3 elementos básicos de composição
 
 Tinha isso sim Leo,
 Objetivo: Fazer os outros sentirem vontade de comer maçã.

 REGRAS:
 1- O assunto principal tem que ser a MACÃ;

 
 Tá lá em cima e no outro tópico.

 
Citar
O rosto da modelo levando à maçã, o contaste e a regra dos terços, então o cenário é complexo, mas busquei elaborar uma composição que não deixasse a maçã sumir mesmo que evidente...
A idéia é dar a vontade de comer a outra maçã, aquela do pacado, o título, apesar de clichê, tinha por objetivo ajudar a transmitir a idéia, uma vez que imaginei que ela estaria imersa no meio de várias fotos com a fruta como interpretação principal do tema... ;) A luz foi bastante simples, fiz mais frontal suave para ressaltar o brilho da maçã e trabalhei os contrastes posteriormente no PS dentro do meu estilo quadrinhos... Bom era nisso que eu estava pensando na execução. :) 

 Digamos que você fugiu um pouco do tema, mas fez muito bem a elaboração e execução do trabalho.

 Legal. :D

Bom, eu to meio atrasado na discussao, mas eu discordo... Eu acho a interpretacao do Leo completamente pertinente. Na foto dele, a maca nao ocupa uma area grande na fotografia, mas eh o elemento central, e pra falar bem a verdade, eh a que mais me desperta a vontade de comer aquela maca...
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #54 Online: 22 de Outubro de 2007, 16:49:30
Obrigado pelos comentários Padu...
Na verdade eu usei uma sombrinha branca pequena (que acaba tendo uma suavidade similar à do Hazy mesmo), esse tipo de "ratio" na verdade é uma assinatura minha de pós-processo,é obtida pelo ajuste de curvas.
De qual sombra que você está falando? Tem como marcar para eu dar uma olhada? Dependendo eu te falo o que causou...
Eu fiz essa foto correndo bastante e aproveitando a modelo que eu estava usando em outras fotos, por isso lembro bem da condição, dependendo de qual for sua dúvida na execução eu conseguirei te responder... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #55 Online: 22 de Outubro de 2007, 17:26:47
Obrigado pelos comentários Padu...
Na verdade eu usei uma sombrinha branca pequena (que acaba tendo uma suavidade similar à do Hazy mesmo), esse tipo de "ratio" na verdade é uma assinatura minha de pós-processo,é obtida pelo ajuste de curvas.
De qual sombra que você está falando? Tem como marcar para eu dar uma olhada? Dependendo eu te falo o que causou...
Eu fiz essa foto correndo bastante e aproveitando a modelo que eu estava usando em outras fotos, por isso lembro bem da condição, dependendo de qual for sua dúvida na execução eu conseguirei te responder... :)

claro

http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #56 Online: 22 de Outubro de 2007, 17:37:14
Ok... Na verdade essa sombrinha foi criada pela própria condição da luz, porque a sombrinha branca foi coloada levemente à direita (essa luz é praticamente frontal em relação ao corpo da modelo), então isso é um resíduo de luz da aba da sombrinha que ultrapassa o braço da modelo. No caso eu pedi para que a modelo inclinasse o rosto para um lado e o corpo para o outro (coisa que adoro fazer), para produzir o efeito de afinamento com a luz frontal em relação ao conjunto, mas lateral em relação ao rosto e ao corpo, note que as sombras que se formam no corpo são projetadas para um lado, enquanto a do rosto é projetada para o outro. ;).

Hoje estava ouvindo Raul Seixas, quando ouvi a Música A Maçã dele rs.... Outra visão interessante sobre o tema.. :)
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 18:17:15 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 23 de Outubro de 2007, 21:18:38
Heber_Dm
Composicao: Otima, nao tenho nada o que falar. O caminho preto deixado no espaco entre a maca e a boca introduz um elemento composicional muito dinamico.
Iluminacao: O highligh na maca esta muito duro. Para um highkey desse tipo, eu usaria uma fonte de luz mais suave.
Em geral: A linguagem me faz lembrar um pouco do trabalho do Klaus Mitteldorf, supersaturado e superexposto. Eu gostaria de ter visto uma linha entre a face e o batom melhor definida, sem aquelas ruguinhas...


Padu, obrigado pelos comentários. É verdade o que vc disse, faltou suavizar a luz, mas acho que eu estava com o pensamento muito voltado para o efeito que eu queria no rosto da modelo, daí esqueci um monte de coisas...
Estou esperando o próximo desafio (será que vai ter?) para tentar fazer um trabalho mais cuidadoso.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 23 de Outubro de 2007, 21:22:21
A propósito, Leandro, não me lembro de ter visto comentários no que se refere à escolha de novos temas, se isso já estiver definido, me desculpem...

Mas, caso esteja em aberto, gostaria de sugerir um tema.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 05 de Junho de 2008, 18:16:35
Depois de muitooo tempo...

Vamos fazer outro pessoal?

Que tal aquela idéia do Ivan de fazer 3 fotos sobre o tema em 3 dias diferentes???

Quem topa?
São Paulo - SP