Autor Tópico: Maçã - Foto Análise - FOTOS  (Lida 28135 vezes)

LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Outubro de 2007, 11:02:15
 Olá Pessoal,
 Em continuação a esse tópico, estou postando as fotos.
 
 Objetivo: Fazer os outros sentirem vontade de comer maçã.

 REGRAS:
 1- O assunto principal tem que ser a MACÃ;
 2- Técnica livre de composição, iluminação;
 3- Tratamento livre.
 
 SOBRE OS COMENTÁRIOS:
 Serão analisados a composição, iluminação e a obtenção do resultado. E todos os que mandarem as fotos tem a obrigação de analisar as fotos dos outros participantes.
 
 Seguem as fotos:


 Leandro Fabricio - "Simplesmente Maçã!"
 

 

 Leo Terra - "O fruto proibido."
 



 rafanubi - "Saúde e Frescor."




 Heber_Dm
 
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 12:46:18 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2007, 11:14:40
Legal a idéia,
e boas maças, são todas suas?
Pode dar sequeência naquele Desafio Semanal que postei alguns meses atras.
Cada semana um novo tema.

ps, mas no momento num to com vontade de maçã  .  ..rsss

abraços
Mateus
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2007, 11:16:05
 Sobre as fotos:

 Foto do Leo Terra:
 Uma bonita foto, porém não achei que a MAÇÃ ficou em evidência como pedido esse é o risco de fotografar modelo junto com produto.

 Foto do Rafanubi:
 Criativa. Mas achei que ficou com água demais e tirou a beleza da maçã, não me pareceu uma fruta gostosa.

 Foto do Heber_Dm:
 Gostei muito dessa, o enquadramento valorizou a maçã e passa uma mensagem legal de sensualidade, talvés até erotismo.
 Não gostei do nariz vermelho, dá impressão de excesso de saturação e acretido que se tivesse mantido o tom de pele teria ficado mais natural e mais bonito.


 É isso aí, gostei da "brincadeira" e acho que esse tópico vai nos ensinar muita coisa.

 Até mais,
 Leandro
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2007, 11:20:12
Legal a idéia,
e boas maças, são todas suas?
Pode dar sequeência naquele Desafio Semanal que postei alguns meses atras.
Cada semana um novo tema.

ps, mas no momento num to com vontade de maçã  .  ..rsss

abraços
Mateus

 Cada foto de um autor, tem o nome amcima delas.
 Não é bem um desafio, está mais para análise/comparação de linguagem.

 Até mais,
 Leandro
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 11:28:13 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2007, 11:30:10
Leandro:
Gostei da iluminação vinda por cima, acabou sendo a única opção no estilo Still. Achei um estilo bem simplista e a interpretação do tema bastante direta, eu acho interessante esse tipo de estilo porque é um estilo bastante seguro, todo estilo minimalista é bastante seguro. É um tipo de linguagem que tem sido evidente na fotografia (expressar apenas uma idéia sem rodeios), eu particularmente prefiro aprofundamentos e nós interpretativos, mas é bem pessoal, queria ver mais fotos para ver se isso segue a sua linha, a princípio me remeteu a uma linguagem estática e minimalista....

Rafanubi: Achei legal a tentativa do splash, mas realmente apagou a maçã, a luz do fundo vazou um pouco também, a idéia me pareceu interessante, acredito que até remeta a outros trabalhos que já vi por ai de splashs com frutas, mas não dá para ter idéia da sua linguagem, pois a execução ainda está muito imatura, acredito que você precise melhorar sua capacidade de execução para facilitar a busca por uma linguagem pessoal.

Heber_Dm:
Gostei do uso da moldura com a modelo, ficou interessante, o estilo da foto com baixa textura é pessoal, eu particularmente não gosto muito porque tira o detalhamento e da um ar etéreo, eu gosto de coisas mais pesadas, como linhas finas de desenho rs... Na verdade seu estilo remete a idéias semelhantes às minhas, porém com uma linguagem totalmente antagônica. Mas Gostei, inclusive da luz frontal da execução.


Leandro nós temos que esperar todos postarem para contar como pensamos na foto ou podemos já comentar?
Outra coisa, você não postou o título, acho que o título é uma parte muito importante da foto, ainda mais quando se trata de discutir linguagem.

« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 19:49:24 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2007, 11:42:40
Leandro:
Gostei da iluminação vinda por cima, acabou sendo a única opção no estilo Still. Achei um estilo bem simplista e a interpretação do tema bastante direta, eu acho interessante esse tipo de estilo porque é um estilo bastante seguro.

 Confeso que até pensei em incluir gente na foto, mas acabei optando pelo still mesmo justamente para ir direto ao assunto. E apesar da simplicidade, essa foto deu um pouco de trabalho. :)

Citar
Leandro nós temos que esperar todos postarem para contar como pensamos na foto ou podemos já comentar?
Outra coisa, você não postou o título, acho que o título é uma parte muito importante da foto, ainda mais quando se trata de discutir linguagem.

 Leo,
 Acho que não tem problema já contar no que pensamos. Eu pessoalmente irei esperar um pouco mais de comentários.
 Sobre o título, você foi o único que mandou. Não sabia se devia colocar ou não. De qualquer forma vou incluir agora.
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2007, 11:46:01
Leo,

 Já que incluí o título da sua...

... vou comentar sobre ele também...






... Não poderia ser mais clichê!!! rsrsrsrsrsrr
São Paulo - SP


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2007, 11:55:28
ok!
minha vez

então vamos partir do objetivo
"dar vontade de comer maçã"


olhando as 4 fotos,
eu senti mais vontade (e JURO QUE SENTI! pq estou com fome são 11 e meia...) na foto do Heber e a do Leandro.

do heber...
eu gostei daquela foto por causa da parte comida/mordida (juntando como vermelho e os pontinhos da maçã).
na parte mordida mostra internamente a maçã. daí me fez lembrar que quando como maçã elas fazem um "crack"  (acho que são maçãs fuji)

obs pela minha mãe.:Porém. a visualmente a maça fuji não é a que dá mais vontade de comer
diz ela por causa da textura da maçã ou cor , sei la. ehhehe ela ja saiu daqui.
(em off: cara, olhando a foto do Heber, eu juro mesmo que senti vontade de comer!)

a do leandro!
eu gostei cas cores... essas cores são aquelas que todos imaginamos pra uma maçã.
Pensa em maça e vem uma imagem de uma maça bonita, polida, vermelha, etc =)
muito bacana!


a do Leo!
eu achei o mesmo do Leandro.
eu não entendo bem.. mas a sensualidade da mulher me chama mais atenção
por exemplo, se ela estivesse vestida com aquelas roupas de colégio de decadas atrás... vestimentas antigas e tal.. acho que chamaria mais atenção para a maçã!
pegando assim.. a parte em cima do busto e até a testa... dando valor bem À maçã.
;)

a do rafael!
rafael...
olha eu gostei sim da sua!
só achei que como o fundo ta claro, parece que a agua dobrou a claridade.
se estivesse um pouquingo menos de agua seria ÓTIMO!
sabe pq? daria aquela ideia de fruta FRESCA! afinal.. sempre que foi no mercado eu olho aquelas maçãs... e quando estão com aquelas goticulas de água... dá vontade de pegar uma e comer na hora!

eehe
sabe oq eu acho.. assim.. vc deixava esse efeito MUITO BOM da agua! porem com um poco menos de claridade no fundo...
ou então.. com a claridade do fundo!!! e borrifava agua.. borrifava.. até ela fica escorrendo umas goticulas.. e pingando... daí vc tentava fazer uma foto com uma goticula caindo e outra ja se formando.
assim... não sei explicar hehehhe
eu imagino ela na minha cabeça. mas não sei explicar bem.


enfim
querem saber?
vcs conseguiram
se o objetivo era dar vontade de comer maçã.
depois de ver isso tudo, me deixaram SIM com vontade de comer uma!
é mole!
vcs deviam postar essas fotos pra comentar depois do almoço hehehehehe..
me desperdou MESMO o apetite!


----
agora leiam aqui.

juntem todas essas 4 fotos e façam o seguinte.
peguem beleza da maçã do Leandro, a modelo do Leo, a agua(!!!) do rafa e a parte mordida do Heber!
MAN! ficaria SENSASSIONAL!

imagina... uma modelo mordendo uma maçã já mordida, mostrando a parte interior da maçã...
a modelo enquadrada em cima do busto e até a altura dos olhos.. deixando o assunto "maçã" bem florescente.
e essa maçã com aquela cor, polidez, beleza (da maçã do leandro).. e com gotigulas de água(!) ainda pingando um pouco...

achei muito importande as gotículas de agua!
nos hortifrutis a gente sempre ve essas goticulas... nas verduras e frutas.
da um aspecto muitooo bom.. frescor...


muito bom
muito bom!!!

gostei a beça dessa ideia!

=)

grande abraço e parabéns à todos =D
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 12:01:16 por Pedro Vilas Boas »


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2007, 11:55:30
Leandro
Gostei da simplicidade, porém acho que os reflexos fugiram um pouco de controle. Talvez algo mais suave ficasse melhor. E senti muita falta de umas gotinhas para dar aquela sensação deo fruta fresca que acabou de ser limpa pela mamãe. As da foto podem parecer frutas de plástico dependendo do espectador e do meio onde for exposta.

Gostei do jeito como as maçãs estão bem definidas pelo contorno e não se misturam nem no "meio do bolo".

Leo Terra
Essa produção foi feita às pressas?! Queria uma modelo assim de bobeira para eu fotografar às pressas tb! hehe Brincadeiras à parte...

Como já foi dito a foto ficou muito bonita, mas a maçã está não está em evidência.

Me fez pensar numa pose que valorizaria melhor a foto: a modelo "oferecendo" a maçã (que estaria bem centrada e bem próxima no enquadramento) e a mordendo por trás com essa mesma expressão "sapeca". Talvez brincando um pouco com profundidade de campo e tal.

Achei interessante o batom rosa claro contrastando com a maçã, penso como teria ficado com o batom vermelho.

Rafa
Posso comentar em cima da minha né?! hehe
Minha idéia era passar a sensação de frescor que só uma boa fruta pode oferecer num dia de verão.
Realmente ficou água demais na foto, tava difícil controlar isso, mas valeu a experiência.
O que eu mudaria se fosse refaze-la:
 - Menos água.
 - Fundo colorido, talvez um azul. Minha idéia inicial era usar o céu como fundo, mas o dia amanheceu nublado e eu não teria outra chance!!
 - Colocar cartolina preta dos lados da composição para evidenciar mais as gotas d´água.
 - Colocar uma fonte de luz a 45° pela frente para fazer a água brilhar mais.

Heber
A idéia é ótima, mas acho que ficou tudo muito exagerado. Fugiu do objetivo.

Muita saturação e contraste, ficou uma coisa artificial. Não que isso seja ruim, mas não era o objetivo.
O flash explodindo na maçã me incomoda também.

Close-up é cruel com detalhes né? Não sei como estava o gosto, mas a polpa está bem escura na foto o que me tira a vontade de experimentá-la.

---------------------------------------------

Léo,

Eu nem tinha pensado em dar nome a foto!! Sempre esqueço disso, bom se for "dar nome aos bois" fica "Saúde e Frescor".

Pessoal,

Devemos continuar com esse exercício sempre hein! Tenho certeza que essa discussão vai gerar muito aprendizado, o "choque" de abordagens é evidente e muito prazeiroso!
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 11:58:42 por rafanubi »

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2007, 13:06:06
Bom vamos lá...
Vou comentar a minha... Quando falou em mação eu optei por uma interpretação da maçã como o fruto proíbido, ninguém disse no tema que o objetivo era a fruta rs... MAs de qualquer forma eu não gosto de composições simplistas, eu procurei trabalhar com uma composição complexa, evidenciando a maçã com 3 elementos básicos de composição
O rosto da modelo levando à maçã, o contaste e a regra dos terços, então o cenário é complexo, mas busquei elaborar uma composição que não deixasse a maçã sumir mesmo que evidente...
A idéia é dar a vontade de comer a outra maçã, aquela do pacado, o título, apesar de clichê, tinha por objetivo ajudar a transmitir a idéia, uma vez que imaginei que ela estaria imersa no meio de várias fotos com a fruta como interpretação principal do tema... ;) A luz foi bastante simples, fiz mais frontal suave para ressaltar o brilho da maçã e trabalhei os contrastes posteriormente no PS dentro do meu estilo quadrinhos... Bom era nisso que eu estava pensando na execução. :) 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2007, 13:13:37
a do leandro!
eu gostei cas cores... essas cores são aquelas que todos imaginamos pra uma maçã.
Pensa em maça e vem uma imagem de uma maça bonita, polida, vermelha, etc =)
muito bacana!

 Obrigado Pedro.
 O trabalho de "pré-produção" foi demorado na feira...rsrs

Citar
enfim
querem saber?
vcs conseguiram
se o objetivo era dar vontade de comer maçã.

 :D

Citar
juntem todas essas 4 fotos e façam o seguinte.
peguem beleza da maçã do Leandro, a modelo do Leo, a agua(!!!) do rafa e a parte mordida do Heber!
MAN! ficaria SENSASSIONAL!

imagina... uma modelo mordendo uma maçã já mordida, mostrando a parte interior da maçã...
a modelo enquadrada em cima do busto e até a altura dos olhos.. deixando o assunto "maçã" bem florescente.
e essa maçã com aquela cor, polidez, beleza (da maçã do leandro).. e com gotigulas de água(!) ainda pingando um pouco...

achei muito importande as gotículas de agua!
nos hortifrutis a gente sempre ve essas goticulas... nas verduras e frutas.
da um aspecto muitooo bom.. frescor...


muito bom
muito bom!!!

gostei a beça dessa ideia!

=)

grande abraço e parabéns à todos =D

 Pedro,
 Porque vc não tenta fazer essa foto que você imaginou? :)
 Seria legal...
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2007, 13:19:37
ninguém disse no tema que o objetivo era a fruta rs... MAs de qualquer forma eu não gosto de composições simplistas, eu procurei trabalhar com uma composição complexa, evidenciando a maçã com 3 elementos básicos de composição
 
 Tinha isso sim Leo,
 Objetivo: Fazer os outros sentirem vontade de comer maçã.

 REGRAS:
 1- O assunto principal tem que ser a MACÃ;

 
 Tá lá em cima e no outro tópico.

 
Citar
O rosto da modelo levando à maçã, o contaste e a regra dos terços, então o cenário é complexo, mas busquei elaborar uma composição que não deixasse a maçã sumir mesmo que evidente...
A idéia é dar a vontade de comer a outra maçã, aquela do pacado, o título, apesar de clichê, tinha por objetivo ajudar a transmitir a idéia, uma vez que imaginei que ela estaria imersa no meio de várias fotos com a fruta como interpretação principal do tema... ;) A luz foi bastante simples, fiz mais frontal suave para ressaltar o brilho da maçã e trabalhei os contrastes posteriormente no PS dentro do meu estilo quadrinhos... Bom era nisso que eu estava pensando na execução. :) 

 Digamos que você fugiu um pouco do tema, mas fez muito bem a elaboração e execução do trabalho.

 Legal. :D
São Paulo - SP


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2007, 13:32:07
@ Leo

aaaaaahhh sim!!!
agora eu entendi! hhehehe
sabia que aquela maçã tinha outro sentido. E vc disse que fez pensando na maçã do pecado. Conseguiu!
pq a primeira coisa que me passou a cabeça quando olhei a modelo e a maçã, me transmitiu exatamente essa idéia!
Não como fruta-alimento
mas como o fruto/carnal/ventre/fertilidade.. etc =)))

hehe vc conseguiu transmitir oq pensou ;)


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2007, 13:39:53

 Pedro,
 Porque vc não tenta fazer essa foto que você imaginou? :)
 Seria legal...

leandro vc é muito bobo! ahahaha
eu sou completamente incapaz de compor o que imaginei. hehe.
é uma ideia simples hehe mas complexa de montar.

apesar de ser uma coisa COMPLETAMENTE natural! canso de ver as pessoas comendo frutas e tal... logo depois de lavá-las

oq daria exatamente o resultado que imaginei.

maaaaas. hehe

em todo caso, eu sou mais criativo do que capaz de fazer uma coisa assim ^^
e , afinal, eu não teria essa ideia (e não tive, pq pensei sobre o assunto) se não tivesse visto e mesclado as 4 fotos ;)

as 4 fotos estão sensacionais no quesito "vontade de comer"
ainda que na do Leo, seja a "fruta do pecado"... ai transmite a ideia do amor.
hmm
me lembrou maçã do amor.
cara isso ta me deixando com fome!


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2007, 13:48:50
 Na minha eu me preocupei bastante na escolha das frutas, fiquei bastante tempo na barraca escolhendo as mais bonitas.
 
 Depois montei um pequeno estúdio com um Sigma 500 Super como única fonte de luz. Utilizei também rebatedores prateados e brancos. O fundo é de EVA.
 Cheguei a fazer algumas fotos com tenda, mas achei muito soft e preferi arriscar um pouco mais, causando mais reflexos e também dando mais volume.

 Captura em RAW, abri no PS em 16bits ProPhoto e fiz o tratamento. Conversão para 8bits sRGB e salvei em Jpeg nivel 10.
São Paulo - SP