Autor Tópico: Maçã - Foto Análise - FOTOS  (Lida 28136 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #30 Online: 20 de Outubro de 2007, 20:04:30
olha por mim pode.
eu acho essas discussões muito boas!
não é um simples postar de fotos.

pra eu redigir oq pensei, tiver que interpretar as fotos.
não vi o lado tecnico da coisa. Mas tentei lê-las (soa estranho "lê-las")

daí, dá pra viajar...
ver coisas que não estão necessariamente NA foto. Mas nas entrelinhas.
é bastante bom esse tipo de análise =)


pessoalmente, é o meu preferido.
hehehhe até porque talvez eu tenha mais poesia nas minhas fotos do que boa técnica
fotos que contam histórias é o que há pra mim =)
heheheheh
;)


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 20 de Outubro de 2007, 21:18:11
Bem, vou postar aqui a minha opinião... O que escrevi antes de ler os comentários :P
Não tenho experiência, técnica, olhar apurado ou qualquer outra "qualificação". São apenas opiniões pessoais sem pretensão mesmo.

Leandro, a composição e a luz estão impecáveis e as maçãs são lindas, mas creio que se puxasse mais para tons mais quentes, chamaria mais atenção.
(depois que você falou que reparei que você duplicou as 3 maçãs. Poderia ter dado um "liquify" nas "hastes" para não ficar tudo muito igual :P )

Leo,
Ia fazer um comentário, mas deixa pra lá... AHUUahuhaHUA
Só posso falar que atendeu muito bem seu objetivo rs

Rafael, não senti vontade de comer maçã, mas a idéia de splash é ótima. Talvez se você tivesse explorado a água de maneira diferente, o resultado tivesse ficado mais expressivo

Heber, gostei bastante da composição e da saturação, mas o reflexo do flash me incomodou um pouco.


PS: São comentários imparciais de quem não gosta de maçã uhaHUAhuA


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 20 de Outubro de 2007, 22:22:13
Leo,

Transfere lá pra "Arte Fotográfica".
Concordo que estará melhor classificado lá.

Até mais,
Leandro
São Paulo - SP


Isabella Palmié

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 479
  • Sexo: Feminino
Resposta #33 Online: 20 de Outubro de 2007, 22:31:20
NOsssssaaaaa, que tópico show!!!!

Vou ler tudinho com atenção pra aprender....

Um abraço
Isabella Palmié
Rio de Janeiro

Canon XTi 400D Tamrom 28-75 F 2.8 + Canon 75 -300mm f 4,0 - 5,6 USM III />


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 20 de Outubro de 2007, 23:52:34
Na verdade seu estilo remete a idéias semelhantes às minhas...

Leo, fiquei à vontade para entender isso como um elogio...
Agora, falar em "meu estilo", cara, ainda estou um bocado longe de ter um. Mas esse exercício aqui está me servindo de muitas maneiras, principalmente como incentivo. Acabei descobrindo que não é tão mau assim a gente se expor às críticas, afinal, é "apanhando que se aprende".

Valeu!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 21 de Outubro de 2007, 10:38:18
Heber, na verdade eu procurei fazer tais colocações dentro do que foi postado, por isso me referi a um estilo, como no caso do Leandro, não tenho subsídios para determinar exatamente o seu estilo a partir de uma única foto, mas como a discussão é sobre linguagem eu procurei tentar identificar esse estilo dentro das imagens que foram passadas, a única que tive dificuldades foi a do Rafa devido às limitações técnicas da execução, mas tanto na sua como na do Leandro eu tirei algumas coisas da linguagem.
Não sei se ter idéias parecidas com as minhas é um elogio rs... Minhas idéias nem sempre são bem aceitas rs... Mas de qualquer forma eu me identifiquei com sua foto em termos de idéia, mas não de linguagem como um todo, porque sua foto é certamente bem mais minimalista e etéria, o que é completamente antagônico à minha linguagem.... Não é crítica e nem elogio, é apenas uma observação e também posso estar enganado, por ter buscado identificar isso a partir de uma única foto. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #36 Online: 21 de Outubro de 2007, 18:27:38
Cara... 1 dia sem ler o tópico e "BUM" 3 páginas...

Bom Ivan, eu gostaria que vc continuasse por aí falando tudo o que tiver para falar sobre as fotos seja bem ou seja mal. Cabe ao fotógrafo filtrar o que lhe serve e o que não.

O que mais gostei de todos os comentários que foram feitos sobre a minha foto é que nada foi novidade... Como eu mesmo disse anteriormente: queria ter usado um fundo colorido e ter mais controle sobre a água... Bom, prever os comentários que serão tecidos é uma indicação legal né? Quer dizer que eu tive uma boa auto-crítica e sabia os pontos que devia melhorar.

No mais a mais, achei o resultado final bem legal, apesar de não ter conseguido chegar exatamente onde queria. Bom, mais uma foto para ganhar experiência.

Pode contar comigo para a próxima!! Espero poder executá-la de uma maneira mais precisa. Aí sim ouvirei as críticas à minha idéia em si e não apenas à execução.


Analisando as coisas agora, "de coração aberto", realmente a foto do Leo não fugiu ao tema. Vontade de comer a maçã eu tive, mas essa vontade tava misturada com muitas outras!! hehe (com todo o respeito! por favor não me levem a mal...)
Acontece que eu analisei tudo friamente, e entendi o "vontade de comer a maçã" como uma foto publicitária a ser usada em supermercados e coisa do tipo.




e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 21 de Outubro de 2007, 18:54:02
Analisando as coisas agora, "de coração aberto", realmente a foto do Leo não fugiu ao tema. Vontade de comer a maçã eu tive, mas essa vontade tava misturada com muitas outras!! hehe (com todo o respeito! por favor não me levem a mal...)
Acontece que eu analisei tudo friamente, e entendi o "vontade de comer a maçã" como uma foto publicitária a ser usada em supermercados e coisa do tipo.

 Pois é... Que mexe com a imaginação não tenho dúvidas...
 Culpa minha, não fui muito claro nas "regras", era pra ser mais publicitária mesmo, promover a FRUTA.
 
 De qualquer forma foi bem interessante o Leo FUGIR do tema. (Vou continuar dizendo que ele fugiu só pra irritar ) . rsrs
São Paulo - SP


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #38 Online: 21 de Outubro de 2007, 18:57:26
Em algum momento, creio, será preciso escolher entre fazer o que é fácil e evoluir.

Para evoluir, a única técnica que conheço é sempre procurar ficar fora da "zona de conforto", isto é, daquilo que já estamos carecas de saber fazer.

Ao longo de muitas e muitas tentativas -e por isso não acredito mais nisso- todas as vezes em que tentei aumentar o nível de dificuldade de um processo de aprendizado coletivo houve reações contrárias do tipo "mas assim ninguém vai querer". Então assisto, atônito, essa coisa maluca de tantos dizerem quererem evoluir mas não quererem pagar o preço psíquico desta evolução.

Porque quando saímos da zona de conforto os resultados são incertos. Muita gente fala que o erro ensina. Não é bem o erro, é a percepção tardia do que seria certo, do que teria dado resultado.

Quando o rafanubi diz que sabia dos problemas da foto, ele de certa maneira está me dizendo que tentou fazer aquilo que não tinha certeza, e agora sabe o que precisa controlar. Isto em um fator absolutamente técnico, mas é um atestado de aprendizado.

No setor de linguagem pessoal, dá-se o mesmo. Podemos passar a vida fazendo fotografias genéricas, equivalentes a outras tantas fotografias. Isso é pecado? Claro que não. Eu acho pouco, pouco desafiante, pouco motivador, mas isso é de cada um.

O que sei é ser necessário sair da comodidade e ir fazer exatamente aquilo que é difícil. Não existe pescaria sem jogar o anzol ou a rede.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:06:29
 Ivan,

 O que seria preciso para sair da "zona de conforto" quanto estamos falando de linguagem e estética?

 Que tipo de exercícios fazer?
São Paulo - SP


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #40 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:48:29
Leandro:

O que você tem dificuldade para fazer?

Essa é a pergunta que lhe mostrará qual a zona de desconforto. Veja, não estou falando de coisas que você não quer fazer. Por exemplo, você pode não gostar de macro. Isso é legítimo, não é essa sua zona de desconforto, é simplesmente algo que não lhe interessa e tudo bem. Mas entre as coisas que você gostaria de fazer, o que você nunca tentou ou tem dificuldade?

Isso lhe mostrará algo sobre o tema.

Quanto à estética, é só criar uma regra. Por exemplo: faça um primeiro plano desfocado relacionando-se com um segundo plano distante focado no qual esteja a cena do seu interesse.

Veja a diferença. Eu não estipulei um assunto, e sim um desafio na maneira de fazer. Pode ser qualquer assunto.

1) Explicite qual o seu desejo-dificuldade;
2) Antes de fazer qualquer foto poste no tópico um resumo do que vai fazer;
3) Faça as fotos necessariamente com data posterior ao enunciado;
4) Apresente três fotos, com no mínimo 24 horas de intervalo entre elas, e ao postar a segunda diga o que na primeira o fez fazer a segunda, e ao postar a terceira diga o que nas duas anteriores fizeam a terceira ser como é. Todas, naturalmente, cumprindo o projeto;
5) Escreva o que aprendeu e o que observou no processo.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #41 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:51:22
Leandro eu diria que é se libertar de regrinhas... :)
Tentar deixar sua mente fluir naturalmente, preocupado com sua opinião e buscar reproduzir os resultados disso. :) Eu fico feliz quando gostam de minhas fotos, mas mais ainda quando entendem as minhas fotos. Porém não tento mudar minha forma de fazer as coisas quando as pessoas não aprovam o que fiz, eu tento evoluir sempre dentro do meu conceito e só me preocupo com a qualidade com a qual isso é transmitido.
Eu não uso a luz que me sugerem usar, eu entendo e uso a minha luz (você já deve ter notado isso), eu não aceito que me passem concepções de certo e errado, eu simplesmente faço o que eu acho certo para representar minhas idéias, sem medo do que os outros vão pensar, sem buscar um padrão universalmente aceito como boa fotografia.... Eu controlo para conseguir reproduzir minhas idéias, então acredito que o melhor exercício para determinar uma linguagem é ser simplesmente você.... ;)

Em termos comerciais você tem que saber fazer outras coisas, o fotógrafo técnico faz outras coisas, porque domina a técnica para fazer o que quiser e reproduzir a idéia que tiver, sem depender de regrinhas, mas para ter sua identidade você precisa acima de tudo se conhecer e ser você, para conseguir inserir sua forma de ver o mundo...

Citando eu mesmo: "A fotografia deve atuar como uma máquina que transporta o observador para dentro do contexto e o permite visualizar a dinâmica da cena segundo a visão do fotógrafo".
Acredito que o ponto em negrito seja o grande ponto da questão da linguagem, a visão do fotógrafo e não a visão do que seria uma fotografia ideal... ;)
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 19:53:20 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #42 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:56:16
Leo;

Tentando fazer o que é diferente, inevitavelmente volto a mim mesmo. Só que volto enriquecido, porque aquilo que tentei fazer sai com a minha cara, embora novo, e aí aprendo sobre aquilo e sobre o que nas fotos sempre se manifesta.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #43 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:58:39
Sim Ivan, concordo... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 21 de Outubro de 2007, 20:23:54
 Hunnn...

 Vou tentar.

 Mas primeiro tenho que fazer outra coisa: definir alguns objetivos.
 Vou pensar sobre isso. Acho que quero fazer muitas coisas e tenho que me organizar para fazer uma por vez. Tudo ao mesmo tempo vai atrapalhar mais do que ajudar.

São Paulo - SP