Autor Tópico: Filtro UV : conclusão minha ^^  (Lida 2261 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Online: 22 de Outubro de 2007, 22:11:36
enfim

depois de um topico aí há um tempo atrás... eu perguntei pq não gostavam de filtro UV e tal...
pq tinha visto, eu, muitos topicos em que crucificavam o UV.


então eu resolvi fazer um teste.

era sol de 14~15hrs....no meu quarto

coloquei uma camisa preta na cadeira e um negocinhos pra testar tbm profundidade de campo.

resultado.


a diferença da foto com o filtro e sem ele, é CATASTROFICAMENTE ENOOOOOOOOOOOORME.

minha blusa que era preta, sem o filtro ficou um azul marinho muito escuro.
com o filtro ficou exatamente a cor dela.. aquele preto desbotado-quase-marrom.

...
então.


rs....
eu recomendo FORTEMENTE quando vcs fizerem foto em dias ensolarados... sol forte e tal.
coloquem ele e façam um teste ;)

agora. só mesmo quando estiver sol.
não me dei o trabalho de fazer o teste de um filtro UV sem sol, né. rsrsrs seria meio burro de minha parte =)


é isso
abraços!


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2007, 22:18:53
O branco das duas fotos foi corrigido igualmente? A fotometragem, luz, etc foram as mesmas?
Coloca as fotos aí!

abs

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2007, 22:31:03
hehe
bom

é fotografia de filme...  eu to com o contato só... vou tentar digitalizar as duas..
mas vai demorar um pouco.
só tenho tempo livre na sexta... ou na quarta.. pra ir em algum lugar decente.


bom, foram 2 exposições.

uma foi
abertura maxima que pude com velocidade 1/4000s
não consegui f1.4 pq o sol era intenso.


e outra sem filtro com abertura f16 com velocidade que não lembro


bom.. a unica coisa que muda de uma pra outra é o DOF...

mas mesmo assim... nas duas fotos as CORES mudam.
uma a blusa ficou azul-marinho escuro quase preto (a que tem pouco DOF ...)
e a de abertura f16 ficou definida a camisa, mas a cor.... meu deus... ficou bem bem bem parecido com a cor da minha camisa.


tem a parte do aluminio da escadinha também.. que saiu na foto (quem não tem estudio still e essas coisas se vira com escada e sacos de feijão rs) ....
e na que tem filtro.. o aluminio nao estourou..
na que não tem filtro.. o aluminioo ficou um tanto claro.


assim..
no mais.
ficaram 2 fotos iguais .. com cores diferentes..
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 22:32:32 por Pedro Vilas Boas »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2007, 22:37:16
Pedro vai sair um artigo na social foto clube com algumas recomendações para uso de filtros em fotos coloridas e saiu nessa última edição para uso em fotografia P&B.
Mas resumindo a ópera do UV..
O UV compromete a nitidez da foto, mas ajuda a reduzir o azulado e o véu atmosférico (o que pode ajudar a dar uma impressão de nitidez maior para a foto), porém tais efeitos são realmente impactantes sob sol direto e em altitude...
O UV, como qualquer outro filtro, pode ser benéfico ou maléfico, tudo depende de usar um filtro de boa qualidade e na hora correta.
O que o pessoal costuma criticar é o uso contínuo do filtro UV, como o pessoal que coloca na frente da lente esquece dele lá, nesse caso haverão condições onde você só estará tendo os malefícios da incidência de flare, da queda de nitidez, de possíveis vinhetas, dentre outros, não aproveitando as compensações provocadas pelos benefícios que ele traria... Ou seja, não há nada de errado em usar UV (ou Skylight, que eu particularmente prefiro), o problema está em usar UV em condições onde ele não traz benefícios. ;)
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 22:46:23 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2007, 23:38:01
Eu particularmente uso UV!
:)

[ ]s


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2007, 00:19:55
ola
ha 30 anos....so usando uv ( sempre de boa marca..e de preferencia coated).sempre mais para proteger o primeiro elemento..e ja me salvou muitas vezes..

o que acontece eh que o pessoal fica com do de gastar em um filtro uv de boa marca e compra estes vidrinhos redondos com rosca que se acham por ai......depois reclamam de flare...aberracoes etc..

agora gerenalizando nao so pra filtro , mas pra outros itens fotograficos ( ..lentes principalmente..)o argumento  e o mesmo para quase tudo em fotografia: ahhh..mas eh igualzinho...olha so esta foto que fiz...sem nenhum problema ....
 o pessoal esquece que eh em situaçoes extremas( ou nem tanto..) que os problemas aparecem: flare, distorçao, purple, necessidade daquele ponto de diafragma a mais,blur..etc..etc..

mas pelo preço vale perder uma foto ( eh baratin... :D)..
agora imagine esta situacao: eu no canada...uma unica oportunidade para viver o outono aqui( alias como toda boa fotografia: um momento unico!!)..com uma lente (hipoteticamente..pra nao ofender ninguem.. ;D) 5/1000mm, f8 ( que eh a que o pessoal gosta..a famosa lente faz-tudo-em-um..ahh.. e baratinha), com um filtro xing ling de 9 dolares ( no ebay voce acha)..
ia tirar fotos????..ahh eh logico que ia...agora poder mostra-las para os outros ,  eventualmente pendurar alguma na parede......e realmente captar o "clima" do local....humm...num sei nao.. :D( e olha que me considero um fotografo razoavel...)
desculpe desvirtuar o tema do topico..mas achei pertinente, cansei desta cultura do baratin..com resultado igual...( eh coerente se voce compra uma coisa sabendo o que esperar dela....mas o que fico doido eh comparaçoes do tipo: ahhh mas uma sigma 18/200, f5,6 eh bem mais barata que uma nikon 17/35mm 2,8 e tem um range maior...tudo bem que eh mais escurinha...mas eh igualzinha e custa 10x menos...e voce faz fotos tao boas-quanto :o).... so vao ficar ruins se voce nao for um bom fotografo>:( ( talvez por isto todo grande profissional prefira lentes e equipamentos baratinhos...para provar o quanto ele eh bom.. :D :D :D :D
 )
acho que estou ficando velho.... desculpem o desabafo ( acho que eh reflexo de quase 6 meses sem familia no canada) :D :D:D :-X
abraço
marques



olhar atento e equipamento sempre pronto!
portfolio:  http://markes51-photo.photoshelter.com/


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2007, 01:55:12
Markes...

Me divirto com seus posts e acho que você tem razão, já que é pra comprar, compre logo algo bom ou NÃO ESPERE o melhor resultado... :D

Abraços


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2007, 01:59:51
Markes...
http://olhares.aeiou.pt/momento_decisivo_2/foto604061.html
"Chutou o pau da barraca" nessa heim!

[ ]s!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2007, 02:02:48
Tiago o Markes é um dos que considero top... O cara é um artista em fotos de natureza, ele sempre "chuta o pau da barraca" nesse tipo de foto rs...
No SOSMA 2007 ele deve levar alguma coisa... ;)
Vc se inscreveu Markes?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2007, 02:04:45
O que é sosma2007???
Gostei das fotos dele... É o que eu gosto de clicar... :)

[ ]s


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2007, 02:19:17
SOSMA é um concurso fotográfico, que por sinal foi anunciado na área de concursos do fórum... :)
De uma entrada lá que tem o post para você conhecer... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:49:42
ola
obrigado.....ainda tenho muito o que aprender...mas uma coisa que ja aprendi eh isto: portfolio bom = equipamento otimo...repare que falei portfolio...e nao foto...
porque?? hj como avanco das digitais baratinhas , o numero de fotografos foi elevado a 1 milhao na potencia de 10 ao infinito... :o
entao o pessoal sai clicando....e tome click....ai sai muita coisa boa...que ganha ate concursos e afins...agora ...pede pro cara mostrar o portfolio dele...com pelo menos 20...ou ate mesmo 10 fotos com a mesma qualidade que aquela......hummmmm...o que voces acham????

o que procuro manter em minhas fotos eh um padrao..um fio invisivel que as une...uma assinatura invisivel....o que muitos chamam de "estilo" ...
agora voce nao pode ficar preso ao que voce mesmo criou ( seu estilo..)..nesta serie do canada que postei..assumi mais o aspecto jornalistico....querendo captar( nao sei se conseguindo) o "clima" do local...e portanto precisei fugir do meu estilo, que eh clean ( minha meta e ter um frame vazio... ;D ??? :o)

isto tudo pra voltar ao assunto inicial...usar filtro uv pra eu...eh basico, sobre distorcoes ....por usar so os top nao tenho medo..e se aparecer o flare...tira ele..mas depois coloca de novo.. ;D

uma lente como a 17/35mm de u$ 1400,00 ( nos eua)..merece este tratamento...

ahhh...e entrei no sosma sim ..vamos ver...ano passado ganhei dois premios ( entre as fotos eles escolhem 30 para premiar...fiquei com o 10 e 23 lugares)

abraço
marques





olhar atento e equipamento sempre pronto!
portfolio:  http://markes51-photo.photoshelter.com/


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2007, 14:45:56
legal o teste que vc fez, mas o filtro UV é isso mesmo...ele se propõe somente a filtrar os raios ultra-violeta...fora desse campo ele apenas mais um pedaço de vidro na frente da lente atrapalhando a nitidez.
eu já fui um usuário ferrenho do filtro UV...hoje quase não uso mais. só uso como proteção para minhas lentes o parassol.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 14:47:04 por Anderson Fonseca »


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2007, 21:46:50
Pedro, não sei se vc já viu esse tópico, se não, dê uma olhada:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=870.15

Contei lá uma experiência que eu tive com filtro UV, mas apenas no que se refere à proteção. Se naquele dia não tivesse um filtro rosqueado na minha lente, bau bau...

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


ricardopmax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2007, 22:03:08
ola
obrigado.....ainda tenho muito o que aprender...mas uma coisa que ja aprendi eh isto: portfolio bom = equipamento otimo...repare que falei portfolio...e nao foto...
porque?? hj como avanco das digitais baratinhas , o numero de fotografos foi elevado a 1 milhao na potencia de 10 ao infinito... :o
entao o pessoal sai clicando....e tome click....ai sai muita coisa boa...que ganha ate concursos e afins...agora ...pede pro cara mostrar o portfolio dele...com pelo menos 20...ou ate mesmo 10 fotos com a mesma qualidade que aquela......hummmmm...o que voces acham????

o que procuro manter em minhas fotos eh um padrao..um fio invisivel que as une...uma assinatura invisivel....o que muitos chamam de "estilo" ...
agora voce nao pode ficar preso ao que voce mesmo criou ( seu estilo..)..nesta serie do canada que postei..assumi mais o aspecto jornalistico....querendo captar( nao sei se conseguindo) o "clima" do local...e portanto precisei fugir do meu estilo, que eh clean ( minha meta e ter um frame vazio... ;D ??? :o)

isto tudo pra voltar ao assunto inicial...usar filtro uv pra eu...eh basico, sobre distorcoes ....por usar so os top nao tenho medo..e se aparecer o flare...tira ele..mas depois coloca de novo.. ;D

uma lente como a 17/35mm de u$ 1400,00 ( nos eua)..merece este tratamento...

ahhh...e entrei no sosma sim ..vamos ver...ano passado ganhei dois premios ( entre as fotos eles escolhem 30 para premiar...fiquei com o 10 e 23 lugares)

abraço
marques








Cara, vc tem toda razao, sou diretor de criaçao de uma grande agencia de publicidade, e me deparo com milhoes de fotografos pra trabalhos variados... e pasmem, é a coisa mais dificil do mundo achar um q faça o trabalho... e as vezes ainda mando um layout de algum bank de imagem e os caras famosos por fotos lindas em diversos forums de fotografia nao da conta de fazer igual, ou digamos 80%...
tenho uma camerazinha e uma lentezinha só pra aprender... nao pra concorrer, mas pra saber identificar a dificuldade de uma foto.
Os homens só serão grandes, se estiverem realmente decididos a sê-lo.
Charles de Gaulle