Autor Tópico: Por que sua câmera não importa  (Lida 15596 vezes)

joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #60 Online: 01 de Novembro de 2007, 18:18:46
Só, por favor, me inclua fora dos que não buscam compreender o porquê de gostarem dessa ou daquela foto.

Ivan,

o contrário nunca me passou pela cabeça!

Abraços,

José Azevedo


murilog

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #61 Online: 01 de Novembro de 2007, 21:05:55
pedro,
o caminho parece dificil, mas nao e impossivel. se voce nao parar (nem de estudar, nem de fotografar), quando tiver minha idade vai ter muito mais fotografias e com certeza serao melhores que as minhas que tenho 58 anos. sou jornalista aposentado e foi pelo jornalismo que a fotografia entrou na minha vida, mas nunca como fonte de renda.
minhas fotos estao em processo de digitalizacao, logo posto algumas.
joao


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #62 Online: 02 de Novembro de 2007, 14:00:34
Aproveitando os textos do Jose e do Ivan ...

assim,
e quem não quer ser assim? Calma! Explico. Eu que fotografo aos fins de semana não pretendo , abre aspas, "inovar" nada. Só queria uma coisa: minha fotos fiquem bonitinhas para servirem de registro da minha vida.
Pra guardar num album e mostrar pr'os meus netos quem sabe.

sabe,
eu me exponho muito e faço perguntas e comentarios muitas vezes desnecessários

É que , relendo o tópico, eu me enxerguei no meio de um monte de gente culta e tal... com ambições de sempre evoluir... e como eu estaria começando, eu até me assusto.
É um mundo de informação.

tudo tem seu tempo, pedro!

Pedro;

Você AGORA não quer isso. nada há de errado nessa sua posição. Você quer algo muito legítimo, aprender a fotografar para fotografar sua vida. Na verdade sua proposta é fantástica, fotografar nossa vida é muito legal e no fundo é o que todos fazemos.

O que você quer agora é acertar abertura-velocidade-foco-enquadramento e saber realizar vários tipos de fotografia (porque já deve ter notadoque fotos têm tipos, e cada tipo uma maneira de fazer). Ótimo. Ótimo mesmo. Faça isso, mostre as fotos (não tenho visto suas fotos), evolua.

Um dia, lá na frente, você poderá olhar suas fotos e lhe cair uma ficha do tipo "Que engraçado, olhando essas minhas fotos aqui eu percebo que tenho uma maneira de fotografar meio parecida sempre...". E aí olhando as fotos de outros perceber que eles também têm, ou melhor, que alguns têm, os que têm linguagem mais consolidada, e outros não têm. E pode ficar interessado em seguir certos rumos.

Mas faça sempre o que lhe interessa agora, não se imponha deveres que não quer. A contrapartida é: deixe essas discussões correrem entre os outros sem também opinar que nada significam. Essas discussões correm entre quem agora está interessado nisso. Pense nessas discussões que você pode assistir como uma formação de patrimônio. Lá adiante, se ocorrer de despertar para certas questões então lembrar-se-á dessas discussões e de repente elas ganharão para você um significado completamente diferente.

Cada coisa em seu tempo. Divirta-se. Tudo que é feio eletivamente deve nos divertir e não ser uma obrigação penosa desnecessária.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #63 Online: 05 de Novembro de 2007, 00:03:21
Delícia de tópico!
Assim dá vontade de participar do fórum mais seguido =D
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #64 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:19:15
Há uma série de textos "arte/fotografia/profissão" do Alain Briot no Luminous Landscapes. Li alguns semana passada, rende muitas reflexões.
Aqui tá o 'início' da série: http://www.luminous-landscape.com/columns/briots_view.shtml
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #65 Online: 05 de Novembro de 2007, 19:49:26
olha quem anda por ai.

quem ta vivo sempre aparece! né xiru , rs

---
estava vendo hoje no Cinemark (com aquela promoçao de 2 reais...) "Não por acaso"

e muuuuuuitas cenas. muitas muitas... eu conseguia estudar fotografia!
rsrs
pelo menos no sentido do enquadramento e luzes.


acho que deve ser a mesma coisa, filmar e fotografar... pq eles , aparentemente, fazem um enquadramento que um fotografo faria (luzes, cor, sombra, etc etc etc etc)


e vou dizer uma coisa.
dependendo do assunto, imagens desfocadas dão um charme! ;)


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #66 Online: 06 de Novembro de 2007, 14:32:14

acho que deve ser a mesma coisa, filmar e fotografar... pq eles , aparentemente, fazem um enquadramento que um fotografo faria (luzes, cor, sombra, etc etc etc etc)


Sem querer sair do ótimo tópico , mas já levemente saindo... Pedro, vc tocou num assunto que rende rios de conversa : fotografia de cinema. Acho que todos nós temos um filme predileto em termos de fotografia, aquele de deixar de queixo caído, né?  Aqui nos EUA vou muito a palestras e seminários, e fui a uns dois de fotografos comerciais que usam KINO FLO, luz de cinema. Não por nada.... Eu mesma tô comprando umas Dedolight assim que der.
Bom, pelo menos assim volto um pouco ao tema do tópico, equipamentos que fazem ou não o fotógrafo ser melhor ou pior.

()s

GuiGui  8)