Autor Tópico: Workshop de fotografia  (Lida 1867 vezes)

ICSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Outubro de 2007, 17:53:46
Workshop de fotografia


A Foto-Matriz: Panorama da Imagem Técnica

Profa. Simone Rodrigues



       No Parque Lage – RJ


           Dias: 30 de outubro, 6,13,20 e 27 de novembro.

        Terças pela manhã. Inscrições abertas!


        Horário - das 09 ao 12h.
        Valor do curso: R$170,00
        Mais infos em 21 25381879 // 25381091


O curso apresentará um panorama da história da fotografia seguindo as suas principais linhas de desenvolvimento técnico e estético, bem como dos seus desdobramentos culturais. Propõe que a fotografia seja entendida não apenas como técnica específica, mas, sim, como “matriz das imagens técnicas”, seguindo a linha de interpretação proposta por Arlindo Machado e Vilém Flusser, entre outros. Esse modo de encarar a fotografia terá repercussões na maneira de compreender e abordar o cinema, a tv, o vídeo e as mídias digitais no contexto cultural mais recente. O programa começa na "pré-história" da fotografia, com o uso da camara obscura pelos artistas do Renascimento (o "conhecimento secreto" proposto por David Hockney) e analisa o código da perspectiva em que se fundamenta a construção da visão de mundo científica do Ocidente.  Paralelamente à abordagem do impacto e repercussões da fotografia na história da arte, serão vistas as transformações provocadas no campo do conhecimento, da ciência e da imprensa.

Como a difusão das práticas fotográficas tornou-se fator determinante da construção de novos modos de circulação de imagens na cultura de massa? Como isso afetou as formas dos homens se relacionarem com o mundo e entre si, construindo novas modalidades de subjetivação e de sociabilidade? Como a fotografia influenciou a redefinição das formas de representação nas artes e a própria função do artista nos tempos modernos? As rupturas e inovações do experimentalismo estético das vanguardas. A fotografia Dada, surrealista e o fotodinamismo futurista; os preceitos da "Nova Visão" e a fotografia construtivista. O foto-documentarismo e a fotografia de guerra; o pós-guerra e a crítica da cultura de massa; a Pop Art e o movimento Fluxus. A mudança de paradigmas: da imagem-mimética à imagem-virtual; Os contextos históricos e relações entre os movimentos fotográficos que se tornaram referenciais serão vistos através das obras de seus principais autores.

Serão apresentadas amostras dos trabalhos de mais de cem autores, entre fotógrafos propriamente ditos e artistas que trabalharam com midias diversas. Para citar apenas alguns: Alfred Stieglitz, Edward Weston, Man Ray, Marcel Duchamp, Man Ray, Giulio Bragalia, Moholy Nagy e outros artistas da Bauhaus, Walker Evans, Richard Avedon, Diane Arbus, Andy Warhol, Rauschenberg, Lucas Samaras, Helmut Newton, Bruce Naumann, Bill Viola, Nan Goldin, Jeff Wall, Cindy Sherman, entre outros. A consumação do processo de hibridização e contaminação das linguagens artísticas. Tendências da fotografia contemporânea: a foto como construção e ficção. Os deslocamentos da autoria e as narrativas da subjetividade. Todas as aulas serão baseadas em projeções de slides, filmes e data show, bem como em leitura e discussão de textos.

Carga-horária: 15 horas
Parceria: Ateliê da Imagem
(Alunos do Ateliê da Imagem terão 10% de desconto no curso.)

Inscrições no Parque Lage ou pelo telefone 21 25381879 // 25381091

"...toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo." (Ensaios de Fotografia) Susan Sontag