Autor Tópico: Fotos distantes em um ambiente com pouca luz  (Lida 1659 vezes)

Aviador

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 29 de Outubro de 2007, 06:36:53
Caros,

Tenho uma Fuji S9100 e estou com uma dúvida. Sou apenas um amador que gosta de fotografia e só no futuro que devo comprar uma reflex, mas vamos ao assunto.

Tive a festa do meu sobrinho em um buffet. Eu com a câmera queria tirar algumas fotos das crianças brincando, só que não podia chegar muito perto para não atrapalhar. A iluminação não era boa, sendo assim eu tinha que tirar a foto utilizando o flash e zoom, estava um pouco distante das crianças. Algumas das fotos ficaram escuras.

Qual a solução para estes casos ???? Utilizar um ISO maior ???
Vale lembrar que não tinha como utilizar uma velocidade menor devido a movimentação das crianças .....

Obrigado e um grande abraço a todos ...


efpiva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
    • Fotos no flickr
Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:17:44
Se com flash as fotos ficaram escuras, provavelmente o flash não teve potencia o suficiente. Existem duas opções:

1- comprar um flash externo, mais potente

2- usar um ISO mais alto.

O alcance do flash "built-in", normalmente é de "guide number 12". Isso significa que, utilizando uma abertura de f/3.5, você tem um alcance de 12/3.5 = 3,5 metros, utilizando ISO100.

Utilizando ISO200, esse fator aumenta em 1.4x. Utilizando ISO400, em 2x (1.4x1.4), e assim segue. Veja no exif de suas fotos que abertura você estava utilizando e veja qual potência você precisaria utilizar. Se você conseguir aumentar a potencia auemntando o ISO (utilizando ISO400, ou 800 se disponível em sua câmera), provavelmente seu flash interno aguentaria o tranco...

Espero que não tenha ficado muito técnico!

Abraços!


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2007, 16:58:58