Autor Tópico: Fotos distantes em um ambiente com pouca luz  (Lida 1659 vezes)

Aviador

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 29 de Outubro de 2007, 06:36:53
Caros,

Tenho uma Fuji S9100 e estou com uma dúvida. Sou apenas um amador que gosta de fotografia e só no futuro que devo comprar uma reflex, mas vamos ao assunto.

Tive a festa do meu sobrinho em um buffet. Eu com a câmera queria tirar algumas fotos das crianças brincando, só que não podia chegar muito perto para não atrapalhar. A iluminação não era boa, sendo assim eu tinha que tirar a foto utilizando o flash e zoom, estava um pouco distante das crianças. Algumas das fotos ficaram escuras.

Qual a solução para estes casos ???? Utilizar um ISO maior ???
Vale lembrar que não tinha como utilizar uma velocidade menor devido a movimentação das crianças .....

Obrigado e um grande abraço a todos ...


efpiva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
    • Fotos no flickr
Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:17:44
Se com flash as fotos ficaram escuras, provavelmente o flash não teve potencia o suficiente. Existem duas opções:

1- comprar um flash externo, mais potente

2- usar um ISO mais alto.

O alcance do flash "built-in", normalmente é de "guide number 12". Isso significa que, utilizando uma abertura de f/3.5, você tem um alcance de 12/3.5 = 3,5 metros, utilizando ISO100.

Utilizando ISO200, esse fator aumenta em 1.4x. Utilizando ISO400, em 2x (1.4x1.4), e assim segue. Veja no exif de suas fotos que abertura você estava utilizando e veja qual potência você precisaria utilizar. Se você conseguir aumentar a potencia auemntando o ISO (utilizando ISO400, ou 800 se disponível em sua câmera), provavelmente seu flash interno aguentaria o tranco...

Espero que não tenha ficado muito técnico!

Abraços!


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2007, 16:58:58
posta umas fotos e fala o que não gostou e que gostaria ter feito
para poder falar direto no assunto e não só reproduzir paginas de livros de foto.

vou te mostrar umas fotos feitas com uma saboneteira 4Mpixel
numas situações de pouca luz e muito moviemnto:

peça de teatro:
sem flash



crianças: 1/8 f4.5 com a 18-70 iso 400 flash embutido da D40.



com a D70:
tem gente q só acredita em foto "prefeita" foco, DOF, sem ruido, etc.
eu gosto muito desta: (1.5seg f2.8) iso 800



esta foi 1/10 f4 iso 800
com a D70s sem tripe, lente 35-70f2.8, na chuva mesmo, sem guardachuva, nem sacola plástica, molhado até os pentelhos



outra criança no escuro: 1/15 f4.5 iso 1600 nikon D40 lente 18-70 sem flash.



abrazo
 ;)


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2007, 09:22:38
O gde problema da sua câmera é o uso de Iso's maiores, nesse caso o jeito é chegar mais perto mesmo, faça brincadeiras, seja o mais simpático possível e atraia a atenção das crianças. Uma outra solução é o uso de um flash externo, o interno só serve mais pra quebra galhos mesmo.
Abraços
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


mauricio alexandre

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2007, 17:52:47
Antes de ter uma slr, eu trabalhava com uma F4 da nikon pra documentar e uma S7000 da fuji. Utilizava um flash metz. Fazia comícios. Olha as vzs as pças ficavam repletas e eu tinha q passar isso pra imprensa e documentar.
Eu usava a Fuji S7000 na função manual com flash da câmera pra iluminar de perto com velocidade de 1/30 ou 1/20, o diafragma f/1.4 e utilizava o flash metz(45CL-4) direcionado para o publico(levantando bem) usando a fotocélula.
Pra studio vc pode continuar rebatendo a luz do 550 para a unidade do flash de estudio ou usar um suavisador na lente do flash e utilizar como enchimento