Autor Tópico: Dúvida sobre monopé  (Lida 8635 vezes)

joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #15 Online: 08 de Novembro de 2007, 12:52:42
Oi Murilog,

devo usá-lo nesse final de semana, então passo essa avaliação.

Eu comprei o 679B e a cabeça 234RC, não o 681B. O 679 é um centímetro mais alto, um cm mais fino e 200g mais leve e também é de três seções. Eu prefiro este ao de qutro seções pois imagino que, quanto mais seções, mais possibilidades de vibrações. O 680 é, naturalmente, mais compacto quando fechado. Mas para mim este tipo de vantagem não tem nenhuma influência portanto fiquei com o 679 mesmo.

Abraço,

José Azevedo


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #16 Online: 08 de Novembro de 2007, 23:32:32
Pessoal, só adicionando uma dúvida, não sei se é óbvio demais :-)

Qualquer desses monopés citados precisam de uma cabeça? Vi que ele tem o parafuso que pode encaixar direto na câmera, isso não resolve?

Abraço
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


murilog

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2007, 09:01:54
Alguns sim, o 682b sei que dá, não sei se todos dão.
Acho que você perde na altura, mas se ele já for alto não haverá problema, e também na mobilidade da câmera.
Minha dúvida no momento é saber se a cabeça que eu já tenho (foto acima) se adapta no 681b.
(Corrijam-me se estiver errado)
« Última modificação: 09 de Novembro de 2007, 09:04:32 por murilog »


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #18 Online: 09 de Novembro de 2007, 10:40:21
Pessoal, só adicionando uma dúvida, não sei se é óbvio demais :-)

Qualquer desses monopés citados precisam de uma cabeça? Vi que ele tem o parafuso que pode encaixar direto na câmera, isso não resolve?

Abraço

Oi Kergi,

o problema é se você quiser fazer fotos no formato vertical. Isso, claro, pra quem usa 35mm ou outros formatos que não sejam quadrados (como o 6x6). Então você precisa de uma cabeça que permita o movimento de 90º lateral da câmera. Agora, se você não pretende, não gosta de fotos verticais é só atarrachar a câmera no monopé e pronto.

Abraço,

José Azevedo


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #19 Online: 11 de Novembro de 2007, 18:36:20
Conforme prometido, aqui vão minhas impressões sobre o uso de um monopé:

- o equipamento usado:
Monopé Manfrotto 679B com cabeça 234RC, Nikon F2AS, Nikkor 50/1.4AI e 20/2.8D.

Pessoal, foi o melhor investimento que já fiz para ter imagens mais "sharp". E, também, o mais barato. Fiz uma série de fotos usando o Kodak 400CN com luz natural dentro de casa no sábado (10/11) nublado. As velocidades ficaram entre 2 e 125, com aberturas entre 2.8 e 8. Examinando os resultados, o que não está nítido é porque o assunto se mexeu pois outros objetos em cena estão muito nítidos.

Na prática:

É MUITO menos trambolhoso que um tripé. Eu deixo a placa atarrachada na câmera e coloco ela no tripé quando acho necessário. Então, componho com ele fechado, solto as pernas para elas tocarem o chão, travo e é só clicar. Eu uso a câmera com a alça e enrolo a mão nela como forma de tensionar a câmera, aumentando a estabilidade, como sempre fiz. Isso ajuda.

Neste site em umas dicas boas de técnicas para deixar o monopé ainda mais estável: http://www.outdooreyes.com/photo5.php3 . Segui algumas, tensionando o monopé junto ao meu pé ou ao meu corpo e o resultado se mostrou nas imagens. Tudo muito nítido, sem a menor tremidinha perceptível.

Tamanho de referência das imagens:

em matéria de sharpness, tamanho é documento. Em ampliações 15x10, leves tremidinhas são totalmente imperceptíveis, mas a 30x20, 300DPI, qualquer coisa mínima já aparece. É nesse tamanho, que tornei padrão para minhas imagens preferidas, que fiz a análise das imagens com o monopé.

O tipo de fotografia que eu faço é mais para o casual, bem retratos da minha vida, como defini uma vez aqui uma vez. São imagens do meu dia-a-dia e da minha família, amigos, cotidiano. Isso pede uma mobilidade que o tripé não dá, mas o monopé permite. Adorei os resultados, valeu muito cada centavo dos R$ 280 investidos.

Não vou dizer que vou usar o monopé sempre, até porque eu gosto de umas fotos tremidinhas de vez em quando, acho que muitas imagens passam mais espontaneidade, realidade, se a imagem estiver com uma tremidinha ou até mesmo com um desfoque. Minha mão ainda é bem estável, mas para velocidades por volta de 1/15, 1/30, se a idéia é ter uma imagem sharp, é melhor contar com o monopé pela certeza do resultado.

Fiquei extremamente satisfeito, o modelo 679B é robusto sem ser pesado, volumoso ou cheio de firulinhas. O mesmo vale para a cabeça 234RC. Keep it simple! O conjunto acrescenta estabilidade sem se intrometer no processo. Excelente! Não poderia ter comprado um produto melhor.

Abraços,

José Azevedo
« Última modificação: 11 de Novembro de 2007, 18:39:48 por joseazevedo »


murilog

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #20 Online: 12 de Novembro de 2007, 15:16:23
José, suas anotações estão me fazendo repensar a escolha. Aliás, a sua avaliação, de grande valia, pode se perder no tópico, não seria legal fazer um review, na seção de artigo talvez?


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #21 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:20:56

Oi Kergi,

o problema é se você quiser fazer fotos no formato vertical. Isso, claro, pra quem usa 35mm ou outros formatos que não sejam quadrados (como o 6x6). Então você precisa de uma cabeça que permita o movimento de 90º lateral da câmera. Agora, se você não pretende, não gosta de fotos verticais é só atarrachar a câmera no monopé e pronto.

Abraço,

José Azevedo

Obrigado!
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #22 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:39:20
José, suas anotações estão me fazendo repensar a escolha. Aliás, a sua avaliação, de grande valia, pode se perder no tópico, não seria legal fazer um review, na seção de artigo talvez?

Oi Murilog,

olha, o das perninhas - 682 - eu nem consideraria pois é mais pesado e as perninhas deixam ele um tripé meia-boca, já que não vai dar estabilidade, e um monopé sem vergonha pois fica mais pesado, tem mais coisas pra atrapalhar, é mais caro e por aí vai... acaba tirando a concentração, ficando entre você e a sua fotografia bem mais do que deveria.

Quanto ao 680 (4 seções) é o que eu já mencionei: ele fica um pouco mais curto fechado mas em compensação acho que, por ter uma perna a mais, está mais sujeito a vibrações.

Já o 681 é mais robustão e pesado. Se eu tivesse uma tele de 500, por exemplo, teria comprado ele. É praticamente igual, só que um pouco mais largo e um ppouco mais pesado. Impressiona, à primeira vista você fala: é esse! Bom, eu racionalizei e, mesmo custando pouca coisa mais que o 679B, preferi o segundo. Ali, na hora, o peso não faz diferença. Mas depois de meia-hora carregando, certamente vai fazer. E, no meu caso, realmente não preciso. A tele mais longa que eu tenho é uma Nikkor 300/4.5 EDIF AI, que é a menor e mais leve 300 da Nikkor. Acho que a 180/2.8ED AIS é mais pesada... Por tudo isso, fiquei com o 679B e não me arrependo nem um pouco.

Quanto a colocar na parte de review, bem pensado, Murilog. Vou fazer um copy/paste para deixar registrado. Acho que pouca gente usa monopé por não ter referência de uso, achar que é dinheiro jogado fora mesmo. Eu adorei e vou usar MUITO mais do que um tripé Manfroto que comprei uma vez em Miami. Tinha cabeça ball-head, alça Manfrotto (Bogen nos USA), era lindo! Mas nunca saiu do armário por ser um trambolho... Viva o monopé, hehehe...  Mas nada contra os tripés. Mais pra frente ainda vou ter um também. Mas quando sentir necessidade.

Abraços,

José Azevedo


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #23 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:52:41
Pessoal,

uma coisa que esqueci de mencionar neste tópico mas já coloquei no review:

- GARANTIA

registrando o monopé e a cabeça no site da Manfrotto (o procedimento está nos papéis que os acompanham) a garantia de ambos é estendida por 3 anos. Já registrei os dois e recebi o e-mail de confirmação. Nunca é demais e mostra a confiança deles nos seus produtos e o respeito pelos seus clientes.

Abraços,

José Azevedo


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #24 Online: 13 de Novembro de 2007, 22:24:45
Pessoal, da pra fazer um Monopé caseiro?
Penso naqueles canos telescópios de alumínio para limpar piscina.
Será que da pra adaptar?

Mateus,

não ria, por favor, mas um cabo de vassoura com um parafuso para encaixe na máquina (ou para encaixe de uma cabeça) seria mais eficiente pois madeira absorve melhor choques/trepidações - como o do espelho das reflex. Além de ser fácil de levar praqualquer canto, não chamar atenção. Ok, ele não "encolheria"...

Se esses canos telescópicos de alumínio que você fala compensarem em termos de portabilidade (peso, tamanho, etc.), acho que qualquer torneiro mecânico (exceto nosso presidente, que é aposentado por invalidez) pode fazer uma adaptação com braçadeiras para se travar a altura e alguma outra para se colocar uma cabeça ou apenas um parafuso para conectar à câmera.

Abraços,

José Azevedo

Obrigado Zé é isso mesmo que já fiz uns 10 anos atras,  colei um parafuso com Araldite e deu  certo, ams no caso era  uma filmadora.
Os canos de alumínio que falo alguns são telescópicos, por n atur eza etem uma t rav a de rosca para                                                   regular sua distancia , só seria necessário memso a adptação na cabeça do parafuso.                 
 V o u tentar e  se fizerposto aqui.
Estes canos podemos encontrar  em  qq loja de piscina.
obrigado abraços
Mateus
     
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Henrique Sperandei

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #25 Online: 14 de Novembro de 2007, 22:00:24
Pessoal,

O que vocês acham desse tripé

http://www.ciashop.com.br/diafilme/product.asp?template_id=1&partner_id=20&dept%5Fid=18200&pf%5Fid=11026
Ele é um tripé que serva pra fotos macro e a coluna central sai completamente, servindo como monopé.

Descrição
Tripé com monopé WF FT-6303.
Estrutura em ferro e alumínio, pernas com 03 seções e movimentos independentes e pés emborrachados com regulagem e ponteira metálica.
Cabeça tipo bola com 03 movimentos, nível bolha e placa superior removível com encaixe rápido.
Coluna central sem cremalheira podendo ser utilizada invertida ou como monopé.br>Acompanha estojo em tecido e engate rápido sobreçalente.
Altura máxima=154,0cm.
Altura mínima=74,0cm.
Peso=3570g.
Carga máx=4000g.

Altura máxima do monopé=154,0cm..


Alguém tem?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #26 Online: 25 de Novembro de 2007, 07:13:53
Henrique, uu já tive este tripé.

1. Pesado, para fazer caminhada chega a ser um encômodo (experiência pessoal, hehehehe)
2. Manopé não permite ajustes rápidos da altura
3. Não é o mais indicado p/ macro. Como a coluna central é removível pode-se inverter a coluna permitindo utilizar a câmera próxima ao chão, mas não é muito prático.

Pelo menos agora este modelo está vindo com o cabeça tipo bola, pois o modelo anterior de 3 eixos, tinha uma folga enorme no prato de encaixe.

Ai vai depender do uso que vai fazer do tripé.

falows!
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.