Autor Tópico: Combinando filtros!  (Lida 1538 vezes)

Fausto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 16 de Junho de 2005, 07:20:41
Embora afastado das artes fotográficas a longos anos e gosto apenas de forma amadora, fico em dúvida sobre a correta combinação dos filtros.

Estou frequentando o fórum a pouco tempo e procuro responder minhas dúvidas lendo um pouco cada seção. Tenho uma S5100 e estou prestes a fazer uma excursão a São José dos Ausentes e o tema será evidentemente a Natureza. Minha dúvida está voltada ao uso de dois ou três filtros ao mesmo tempo. Posso combinar o skyligth com o polarizador? Ou até mesmo os dois mais o U-V? Será que não seria um exagero meu e estaria fazendo uso desnecessário?

Um deles será o filtro de proteção de minha lente e gostaria de ouvir as dicas dos amigos.

Obrigado!  ;)  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2005, 08:47:34
Se vai usar o Polarizador, que já aumenta também a saturação por "limpar" a luz difusa, não precisa de nenhum outro. O UV (ou Skylight) deve no caso ser usado unicamente como filtro de proteção, se o ambiente (respingos, vapor de cachoeira, etc) pedir isso.

Mas nunca com o Polarizador também.

Ivan


Fausto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2005, 22:56:35
Obrigado pela dica Ivan!

Neste caso, toda vez que for usar o filtro polarizador, terei que retirar o skyligth que atualmente é o meu filtro de proteção ou poderia fazer uso do polarizador direto em minha S5100 no lugar do skyligth?

A maioria de minhas fotografias serão feitas no rio Silveira em são José dos Ausentes Rio Grande do Sul e o uso de filtro polarizador será muito útil p/ retirar os reflexos.

Seguindo suas dicas, terei que trocar de filtro em várias situações e estou querendo simplificar esse manejo.  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2005, 23:27:52
Se todo o trabalho fosse trocar filtro... Levae o filtro no bolso e pronto.

O polarizador, em minha opinião, não serve para algumas situações, embora eu conheça pelo menos um bom fotógrafo que o usa na cãmera todo o tempo. No mínimo ele lhe roubará dois pontos de luz.

 


Fausto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2005, 12:12:00
Farei isso Ivan, trocarei de filtro em cada situação e vou deixar o skyligth como principal e proteção. Depois mostro aqui algumas fotografias dessa aventura e aceitarei com satisfação algumas dicas. Obrigado!