Isso, Pictus;
Maior resistência à posterização, menor tendência de abrir ruído = possibilidade de aplicação de curvas de contraste mais acentuadas e/ou localizadas.
Hoje eu acho o seguinte, talvez vocês achem chocante o que vou dizer... A face mais atraente da fotografia digital tem algo a ver com HDR. Algo, vejam bem. Esse algo consiste em determinar em que parte da curva vai haver contraste brusco. Tipicamente, o filme tem uma curva de contraste bem diferente -e mais bonita-, que a digital, e essa curva caracteriza-se por contrastes buscos na metade inferior da curva (região de baixas luzes). Além disso caracteriza-se por riqueza nos tons altos. Riqueza significa tons quase brancos mas não brancos nem cinza-claros.
Pois bem, para aplicar isso na imagem digital precisamos: 1) subexpor um tantinho as altas luzes, pois do contrário ficarão brancas ou cinza-claras. É preciso capturá-las com cor para depois clareá-las; 2) elevar essas altas luzes formando um patamar (parte superior do S) quase um planalto, planalto esse terminando em uma queda brusca já na região das baixas luzes, até chegar um um rebaixamento exclusivamente dos tons mais escuros.
Pos bem, o que está acontecendo aí? Está acontecendo que para simular o filme (não é bem simular, mas para conseguir tonalidades tão bonitas quanto e tridimensionalidade que ele produz no contraste), estamos tratando as luzes medio-altas como altas, e estamos esticando as diferenças das baixas luzes, exatamente onde há mais ruído e há menos tons (não esqueçam que no quarto mais alto da curva há a mesma quantidade de tons que em todo o resto dela).
Assim, o enriquecimento dessa parte da curva com quatro vezes mais tons é a única maneira de conseguir isso sem HDR.
Se observarem os filmes ortocromáticos PB, verão como isso neles é ainda mais evidente. Muitas altas luzes, poucas luzes médias, baixas luzes bem desenhadas.
Hoje, se me perguntassem qual o caminho para fazer boa fotografia digital eu diria sem pestanejar: HDR. Não HDR para ficar com cara de HDR, mas para forçar o contraste somente na parte de baixo da curva. Hoje eu creio que para fazer boa fotografia digital é essencial estudar isso. O tratamento é a parte crítica para certo tipo de foto.