Autor Tópico: 14bits. É melhor para o PS CS3 trabalhar ???  (Lida 7824 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 05 de Novembro de 2007, 14:58:45
Concordo Xiru...
Minha namorada mesmo tem uma câmera de 7MP e usa com formato VGA para economizar cartão, ou seja, não tem a menor idéia do que ganha com isso, mas quando foi comprar comprou a de 7MP porque tinha mais MP... :/
É a questão que permeia todo o universo de câmeras, a maioria compra porque "o mundo" diz que é melhor, mas não faz a menor idéia do que se trata o recurso e onde aplicar o recurso. :/
Outr dia um amigo meu estava discutindo comigo os modos burst das câmeras e falou que tinha comprado Nikon porque eram bem melhores que as Fuji porque tinham mais FPS, sabe o tipo de foto que ele faz??? Still para supermercados, ou seja, é fotógrafo e não faz a menor idéia do que está falando, imagine a maioria do povão...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #31 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:17:59
ehehehe, essa do burst/fotos still fopi ótima!

Ivan, realmente MPs são bem mais visíveis do que 14 bits. Mas como gostam de brincar com nossa ingenuidade, é só pegar uma foto commuita posterização, como a que o Pictus mostrou, e dizer: suas fotos eram assim com 8 bits..". Mas concordo, é mais dificil cconvencer que 14 bits fazem amis diferença do que 1 ou 2 MP a mais (principalmente pra ver só no PC, em VGA, ou em 10x15).

Certíssimo o que tu reparou: todas tendo 14bits, 14 bits deixa de ser diferencial entre elas =)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:46:06
Acho que qualquer nº maior faz diferença para o marketing, tanto que a moda das compactas da Sony é ter ISO1600, mesmo saindo um borrão... E os usuários não fazem a mínima idéia do que estão comprando, mas vêem um nº grande e ficam satisfeitos e orgulhosos "Minha câmera tem OITO megapixels e iso MIL E SEISCENTOS"


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #33 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:59:36
Bom, vamos lá...

Independentemente "do marketing", "do pessoal", etc, para mim será uma mão na roda esses 14 bits...


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #34 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:11:35
Pra mim também!

Agora, mão na roda seria cair do céu os pilas pra fazer o upgrade :D
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #35 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:33:31
PERGUNTA:

Por que só agora, com exceção das Fuji S, temos a possibilidade de arquivos 14 bits? Limitações ecnológicas?
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #36 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:37:33
Financeiras e de mercado mesmo Xiru, até a S3 ninguém via muita vantagem nisso, mesmo porque os sensores não eram suficientemente precisos para justificar essa migração, a Pentax mesmo não conseguia entregar mais que 12 bits mesmo com um processador incrível, mas essa nova geração de sensores está bem mais precisa, o que já justifica processar ela com um processador com maior profundidade de cor.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #37 Online: 05 de Novembro de 2007, 19:24:48
Bom, vamos lá...

Independentemente "do marketing", "do pessoal", etc, para mim será uma mão na roda esses 14 bits...

Pra mim também!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #38 Online: 06 de Novembro de 2007, 00:49:18

Este é o ponto, ou seja, já começa a ser puro marketing o aumento dos bits, pois existem gargalos no workflow da geração da imagem.



Negativo...

Puro marketing para quem não faz uso disso. Mas para quem fotografa e que máxima qualidade não é puro marketing não.

O gargalo no workflow tem um nome: preguiça.

O  Ifedersoni quis dizer que o sensor (alguns) podem não ser adequados para o processamento de 14 bit ou mais. Então não se teria muita, ou nenhuma, vantagem em se ter imagem de 14, 20 ou 30 bits se o sensor na prática só é capaz de gerar 12. Aí seria marketing mesmo.
Tipo, ter uma máquina de 20 mp se as lentes muito, muito boas só aguentam por volta de 12...
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 00:52:56 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 06 de Novembro de 2007, 07:14:49

Este é o ponto, ou seja, já começa a ser puro marketing o aumento dos bits, pois existem gargalos no workflow da geração da imagem.



Negativo...

Puro marketing para quem não faz uso disso. Mas para quem fotografa e que máxima qualidade não é puro marketing não.

O gargalo no workflow tem um nome: preguiça.

O  Ifedersoni quis dizer que o sensor (alguns) podem não ser adequados para o processamento de 14 bit ou mais. Então não se teria muita, ou nenhuma, vantagem em se ter imagem de 14, 20 ou 30 bits se o sensor na prática só é capaz de gerar 12. Aí seria marketing mesmo.
Tipo, ter uma máquina de 20 mp se as lentes muito, muito boas só aguentam por volta de 12...

Muito obrigado Luzio, é justamente isso mesmo que estava querendo dizer.

Precisaríamos saber antes de comprar uma câmera pelos 14 bits, se para esta câmera os 14 bits realmente estão sendo efetivos.

Pode ser até que alguém tenha comprado uma Pentax K10 pelos 22 bits achando que teria um grande diferencial tonal e na verdade isso não acontece.

Seria interessante se de alguma forma pudéssemos avaliar a efetividade dos 14 bits para esta ou aquela câmera, evitando cair no conto do vigalho.

Abraço



Fernando Lopes

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #40 Online: 07 de Novembro de 2007, 08:20:18
E como posso saber se a camera que se diz ter 14 bits, possue realmente os 14 bits EFETIVOS ???


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #41 Online: 07 de Novembro de 2007, 09:56:28
Fernando sempre serão efetivos a questão é avaliar se o sensor acompanha, ai só tem uma forma, avaliar a fundo, mesmo porque não é uma diferença que poderá ser percebida facilmente em fotos de reviews... :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.