Ruído Leandro, existe ruído mesmo em ISO mínimo e já é considerável (perdas da ordem de 18% na S3), o APS é muito superior ao 135, em termos de benefícios óticos na construção das lentes, porém o desempenho do sensor no 135 é superior, incorrendo em menos perdas, isso leva a um desempenho superior em termos de retenção de detalhes e MTF, no caso da D40 ela é uma câmera que apresenta um desempenho muito bom para uma APS, reduzindo a diferença de sensores, por isso que a qualidade dela se assemelha ao 135.
Na verdade o que ele está falando é equivocado porque ele está baseando no limite de resolução da lente, porém o fator limitador ainda é o sensor e será por muito tempo, porque as lentes DX são muito mais fáceis de serem feitas com qualidade, o que possibilita que elas custem o mesmo preço de uma lente 135, porém com uma qualidade muito superior, inclusive para GA.
As Fuji S e, principalmente, a 40D são as primeiras câmeras a se aproximarem das 135 porque o sensor evoluiu a um nível onde a diferença dos sensores caiu bastante (isso eu já venho falando a tempos que ia acontecer, eu inclusive escrevi um texto a algum tempo chamado "O engodo do full frame" onde eu dizia que o futuro levaria a esse nível muito próximo entre os sensores APS e 135 o que começaria a dar a vantagem para o formato APS), uma brincadeira interessante, tire uma foto com uma 15mm em formato 135 e depois tire uma foto usando a Zoom 10-20mm da sigma, você verá como o volume de problemas óticos na lente Zoom APS é menor do que na 135 fixa, que em teoria teria todas as vantagens do mundo...
A nitidez é o passo que falta para o APS e está intimamente ligada ao sensor, espera-se que com sensores cada vez melhores o APS tire cada vez mais vantagens dos benefícios do formato, assim como o 4:3 que também tem diversos benefícios óticos similares ao APS.
É claro que sensores menores e de alta resolução (como os das compactas) irão exigir muito trabalho ótico, porque são mais sensíveis aos efeitos da difração, mas ainda estamos longe desse limite, uma G7 tem uma nitidez considerável em ISO mínimo, na verdade dá para chegar a ser comparada com uma 400D e a área do sensor é muito menor o que pela teoria do Ken deveria gerar um resultado bem catastrófico, isso sem contar que quando se aumenta a resolução do sensor consegue-se aumentos consideráveis na resolução real do equipamento o que só confirma que o fator limitador ainda é o sensor, que as lentes ainda tem muito para dar.
, é claro que quando o ISO sobe a coisa fica feia para o lado das câmeras com sensores menores, porque ai o ruído cresce muito causando muitas perdas, mas continua confirmando que o problema ainda é a discrepância entre os desempenhos dos sensores.
Na verdade, muitos dos problemas das SLR APS estão ligados ao filtro low-pass, que ainda é muito forte nas APS e que os fabricantes estão descobrindo como melhorar isso sem incorrer em ruído só agora...
Além disso temos os fatores como tratamento, que não estão sendo levados em conta. Mas a tendência é que os APS se equiparem aos 135 e permaneçam assim por um longo tempo.
Comentários a parte, o Ken é muito engraçado rs...
Ele comparando cor com lentes diferentes é cômico rs...