Autor Tópico: Segurando a Torre Pizza  (Lida 2152 vezes)

André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Novembro de 2007, 03:31:07
Ólá a todos. Bem como já abri um tópico cujo tema era dois planos, "com nitidez", e já me foi respondido que é impossível, ou seja é possível minimizar o desfoque do segundo plano fechando a abertura da máquina, então gostaria de saber como é possível retratar uma pessoa  segurando, ancorando, escorando, seja lá como for que melhor entenderem, a Torre de Pizza, de forma a dar nitidez na pessoa 1º plano e a torre 2º plano? ???
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2007, 16:19:02
Ólá a todos. Bem como já abri um tópico cujo tema era dois planos, "com nitidez", e já me foi respondido que é impossível, ou seja é possível minimizar o desfoque do segundo plano fechando a abertura da máquina, então gostaria de saber como é possível retratar uma pessoa  segurando, ancorando, escorando, seja lá como for que melhor entenderem, a Torre de Pizza, de forma a dar nitidez na pessoa 1º plano e a torre 2º plano? ???

Fechando a abertura ué... Acontece que quanto mais vc fecha a abertura maior é a sua profundidade de campo, ou seja, objetos próximos e afastados da lente estarão em foco. Tente uma abertura a partir de  F8 ou mais fechada (maiores números).

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2007, 16:23:38
Você mesmo que fechar a abertura, como o rafanubi falou.
Mas não se engane, nao importa a abertura, o foco sempre recai sobre um único plano. O negócio é que nas aberturas mais fechadas, existe uma sensaçao de nitidez maior ao longo de vários planos diferentes.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2007, 19:07:56
Dependendo do caso vc também pode usar a tecnica de focar na distancia hyperfocal ,neste caso tudo que estiver na metade desta distancia até o infinito estará focado. Neste site: http://www.dofmaster.com/dofjs.html
tem como encontrar essa distancia "mágica", mas não vai ser em todos os casos que voce conseguirá aplica-la, pois como falei, ela só irá garantir o foco entre 1/2 da distancia de focagem e o infinito, ou seja, antes de 1/2 da distancia voce vai perdendo o foco gradativamente.
Ah outra coisa, sua lente precisa ter escala de foco paa vc setar ele na hyperfocal.
Abraços.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 19:09:49 por leoduzzi »
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2007, 21:47:15
Obrigado a todos pela colaboração.
Quer dizer então que não existe de fato uma focalização perfeita em 2, 3 ou mais planos? Ou uma lente que a faça?
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 21:49:17 por Photoman »
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2007, 22:31:34
É fisicamente impossível você fazer o foco em mais de um plano.

O foco é feito somente no plano a partir do qual os raios de luz convergem em cima da mídia.

Se nao me engano, o máximo que se pode fazer é mudar a orientação do plano de foco. Em vez de ser horizontal, passar a ser transversal. Mas isso só é feito com uso de lentes móveis (Tilt & Shift).
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2007, 20:21:25
Torre de Pisa  8)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2007, 00:11:18
nem sei se entendí direto a tua dúvida, mas já entrei empolgado
e vou escrever:

o foco é apenas num plano paralelo ao plano do filme (sensor)
a profundidade campo ela varia com vários fatores sendo eles:
1- a lente, quanto mais GA maior prof
2- a abertura, quanto mais fechada mais prof
3- a distancia entre a cámera e o plano a ser focalizado,
quanto maior : mais prof

algumas lentes trazem a escala de prof de campo e algumas cámeras tem botão de visualização de prof.

vou chutar um exemplo:
se vc usa uma lente tipo 35mm, e vc fica com a cámera há uns 20mts pelo menos da Torre pra poder pegar ela toda (supondo q vc tá no chão na frente dela)
e a pessoa tá uns 5 metros de vc, ou seja uns 15 mts na frente da torre, daí vc faz foco, aprox 1 mt atrás da pessoa, eu acho que com um diafragma 8 ou 11 vc garante nitidez suficiente em toda a imagem.

agora se vc pega uma tele 135mm, nas mesmas distancias,
alem de recortar tanto a pessoa quanto a torre, vai ter foco apenas na pessoa e vai perder a nitidez na torre.

espero que sirva pra ter uma idéia.

abrazo







rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2007, 21:51:05
Obrigado a todos pela colaboração.
Quer dizer então que não existe de fato uma focalização perfeita em 2, 3 ou mais planos? Ou uma lente que a faça?

Existe uma forma....

Vc coloca a cam no tripé. Pede pra pessoa manter a pose BEEEEEM firme e faz 2 fotos! Uma com o foco no primeiro e outra com o foco no segundo. Depois junta no Photoshop! hehe



Bem Lembrado quanto à torre de Pisa, Xiru.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2007, 17:37:12
Obrigado a todos pela disponibilidade das explicações...
Xiru, foi mal, realmente o nome correto é Pisa, mas como não tem como modificar o título do tópico, peço desculpas pela minha falha no português.
Kiran, não sei o que é GA poderia me dar um help?
Gostaria de agradecer também aos colegas:
rafanubi
hakkinen
leoduzzi
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


olff

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2007, 17:54:13
Focar em dois planos diferente é impossível, uma alternativa que você tem é o recurso a-dep (não sei se na Nikon tem esse nome) onde você seleciona dois pontos de focagem e a máquina aponta a abertura ideal para a profundidade de campo que você quer. O problema é que, pelo que eu entendi você que fotografar duas coisas que estão bem distantes uma da outra, não é isso?
Ah, e GA é grande Angular, lentes com distância focal próximas a máquina.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 17:55:53 por olff »
Osni Filho
Rio de Janeiro
Canon XT + 18-55 + 75-300 USM + Canon 50mm 1.8 mkII + Tamron 90mm f2.8 macro


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Novembro de 2007, 11:45:17
olff, é isso mesmo. Dois planos em diferentes distâncias entre o primeiro, o segundo e a câmera. (GA) obrigado pela info...
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)