Autor Tópico: Falha na leitura da imagem  (Lida 1686 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 10 de Novembro de 2007, 16:08:08
Me ocorreu um fato desagradável e quero compartilhar para saber se já aconteceu com alguém e como devemos evitar que aconteça

Viajei 380km com a finalidade de fotografar natureza. Cada foto registrada o view finder me mostrava a imagem sem problemas.
Ao chegar em casa quando fui descarregar as imagens, não cosegui abrir algumas. Umas dez.
A mensagem do Camera RAW e do Lightroom era que o arquivo estava corrompido. Voltei a por o CF na câmera e a mensagem era: "O arquivo não contém dados"

A câmera é uma D70s
O CF é um Sandisk extreme III 4Mb (original) relativamente novo
O formato de captura foi RAW

Durante a captura de imagens o cartão ficou cheio e para não trocar apaguei as 80 imagens do início

O que deve ter acontecido? Imaginem se as fotos fossem para um cliente, o problema que seria.


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2007, 16:24:43
Putz, que droga.

Você tentou usar algum software para recuperação de dados? Se nao me engano, o cd que acompanha o cartão vem com um desses.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2007, 16:30:59
Arquivos corrompidos, pode ser problema no cartão, a câmera só lê o thumbnail. Baixa este software que talvez dê para recuperar alguma coisa.
http://www.pcinspector.de/Sites/smart_recovery/info.htm?Language=1
DEpois coloca as fotos aqui para a gente ver.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:26:01
Citar
Você tentou usar algum software para recuperação de dados? Se nao me engano, o cd que acompanha o cartão vem com um desses.
Fiquei tão p da vida que salvei as que ficaram e formatei o cartão

Citar
Arquivos corrompidos, pode ser problema no cartão, a câmera só lê o thumbnail. Baixa este software que talvez dê para recuperar alguma coisa.
Machado, tô baixando pra ver se no futuro, se acontecer de novo, salvo elas

Citar
DEpois coloca as fotos aqui para a gente ver.
Amostra do que ficou











Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:32:57
Pelas amostras vale a pena recuperar.
Mesmo tendo formatado tenta com o software, só não pode gravar por cima.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Cross

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:02:54
As vezes o cartão não está bem encaixado e dá esse tipo de problema. Hoje, quando faço digital só descarrego pela câmera. Estou com um de 4G e não troco mais o cartão. Sempre levo mais um extra, mas nunca uso.


Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2007, 23:17:55
Tenta recuperar, pq as imagens estão demais.....
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2007, 02:38:30
Citar
Pelas amostras vale a pena recuperar.
Mesmo tendo formatado tenta com o software, só não pode gravar por cima.
Machado, esse softwarezinho é cacete meu. Consegui pegar algumas.

Citar
As vezes o cartão não está bem encaixado e dá esse tipo de problema. Hoje, quando faço digital só descarrego pela câmera.
Croos, foi isso não. Até porque as bichadas estavam misturadas com as boas.

Citar
Tenta recuperar, pq as imagens estão demais.....
Rodrigão e Machado, lá vão mais tres






Cross

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2007, 16:49:22
É... então pode ter sido um "custipiu de cunho meramente digital" que deu no cartão... ??? ??? ???
Brincadeiras à parte, vc usou uma 400mm na foto do por-do-sol? Ficou show! Onde foi a foto? Nordeste? Alagoas?


olff

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2007, 17:30:31
Usa o rescuepro (programa que vem com o cartão extreme), mesmo tendo formatado o cartão ele recupera muita coisa, se você não tiver o cd aí, busca no baixaki ou no superdownloads que tem uns de demonstração.
Osni
Osni Filho
Rio de Janeiro
Canon XT + 18-55 + 75-300 USM + Canon 50mm 1.8 mkII + Tamron 90mm f2.8 macro


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2007, 22:59:51
É... então pode ter sido um "custipiu de cunho meramente digital" que deu no cartão... ??? ??? ???
Brincadeiras à parte, vc usou uma 400mm na foto do por-do-sol? Ficou show! Onde foi a foto? Nordeste? Alagoas?

Cross a sequencia do nascer do sol foi em Maracajaú que fica à 63km ao norte de Natal. A lente foi uma Sigma 70-200 2.8 com TC 2.0

Citar
Usa o rescuepro (programa que vem com o cartão extreme), mesmo tendo formatado o cartão ele recupera muita coisa, se você não tiver o cd aí, busca no baixaki ou no superdownloads que tem uns de demonstração.
Osni
Nem tentei. Mas tenho o CD que veio com o cartão.
O soft do link do machado funcionou beleza. As que não deu pra recuperar acredito que não tenha jeito mesmo.
Acho que o motivo talvez tenha sido eu ter usado o espaço que foi apagado nas imagens do início do cartão para reutilizar. Agora vou sempre deixar encher e depois formatar para usar de novo.


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2007, 22:20:36
tenta o programa da sandisc q veio com o cartão, recupera muito!

já tive esse problema com a D70s, eu acho q tem a ver com: mau  uso, humedade ambiente muito alta,
forzar o buffer trocando a lente a hora q ainda tá gravando uma foto, ou alguma coisa assim. Me aconteceu em duas oportunidades q estava trabalhando muito no stresse, procurei ter mais cuidado no manuseio da caméra e não se repeteu mais.

 ;)