Autor Tópico: Reflex 35mm Analógica, uma ajuda o/  (Lida 5653 vezes)

Campos

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Novembro de 2007, 12:16:10
Fala ae!

Primeiro, peço licença ao povo do fórum, sou novo aqui o/.
Dispois vem o tema do tópico:

Reflex 35mm analógica

(leia até o final, é rapidinho po, rs)

Bom o negócio é o seguinte, eu curto fotografia desde de muleque (faz um tempo, tenho 22 anos,rs) minha mãe ficava doida eu acabava com o filme da Yashica dela, um modelo amador, mas muito boa máquina (eu acho, hehe). De uns tempos p/ cá eu comecei a ler sobre métodos e técnicas, li coisa a beça na internet e comprei vários, vários mesmo, manuais em sebos, aliás foram exceletes compras.

Mas e daí? Vcs devem tá c perguntando. Bom, eu sou meio esquisito, eu quero fotografar com filme e em preto & branco. Eu quero a fotografia com expressão artística, deixar que a luz pinte o filme em uma digital num rola (eu acho II - a missão).

Então, qual máquina comprar? Na verdade eu tinha mesmo em mente uma Nikon F3, ou até mesmo a FM-10, mas num tenho 1.300,00 pratas, meu orçamento é bem mais humilde, tipo R$ 400,00. Calma, calma, eu sei que com essa grana é difícil achar alguma coisa q preste, mas andei pesquisando e achei umas Canon EOS 300, por um preço legal e o melhor já com a lente zoom que eu quero, 28-90mm.

Então, finalmente né, e aí que eu preciso de ajuda, vale a pena pegar um EOS 300? Tendo em vista o meu objetivo, P&B e tudo mais, qual você indicaria, a outra coisa, u devo me inscrever na próxima turma do Senac q q vcs acham do curos de lá?

P.S. eu tb to a fim de comprar um ampliador Durst p/ processar o filme em casa, mas isso é p/ ano q vem. Abraços a todos e vlw pela paciência.
P&B, emulsão, filme mi mano!!
Eu gosto das velhinhas: Olympus OM-1


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2007, 12:26:06
HUnn...

 Sei lá cara, o bom é que você vai poder ir comprando lentes pra Canon e depois só trocar a câmera.

 Mas, já que você quer ampliar manualmente, fotografar PB e tal, porque você não pega uma câmera manual?
 Pentax K1000, Pentax ME?
 Já com alguma automação: Canon AE-1

 Eu tive uma EOS 500n, câmera bem legal. Não tem muitas diferêncas da EOS 300. Se quisesse fotografar com filme e aproveitar minhas lentes sem gastar muito eu compraria novamente.

 Dá uma olhada nos classificados, tem EOS 30 (Elan 7n) por R$650,00. É uma ótima câmera e está a preço de banana. É muito melhor que a EOS 300, depois você compra um BP-300 e ela fica com uma ótima empunhadura e disparador vertical.
 Bom... SHow de câmera por um preço baixo. Depois vc compra uma lente baratinha por menos de R$200,00 pra começar e depois troca por melhores.
São Paulo - SP


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2007, 13:17:21
ehhehe

olha, Campos.
Sou bem parecido com vc nesse gosto
Citar
deixar que a luz pinte o filme em uma digital num rola (eu acho II - a missão).

até mesmo a Yashica. Tenho uma que foi da minha mãe hehehhe




mas assim, se eu fosse você, eu ficaria mais preocupado com a revelação em P&B do que com a maquina.
Eu estava num laboratorio aqui no Rio, e ouvi quando o carinha disse que está ficando dificil de arranjar...... eu não sei o nome especifico...... mas acho que ele se referia ao papel em que é amplianda a imagem.
ou , se não for o papel, talvez algum químico. Não sei lembro o que ele falou.

Mas vc tendo onde comprar esses materiais, aí não há problema.

[]'s !


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2007, 13:50:47
Bom, tenho uma Canon 3000N... apesar de diferentes, são muito semelhantes.
Sinceramente, até hoje a 3000N nunca me deixou na mão não. É verdade que possui algumas limitações, como uma velocidade que vai até 1/2000, capacidade limitada de burst, etc. Acretido, poré, que para suas necessidades, isso não faz diferença alguma.
Para falar a verdade, também tiro muito foto P&B, e eu mesmo as relevo e amplio. Até hoje, todos meus resultados foram satisfatórios, nunca me decepcionaram. Talvez com outra camêra, conseguisse um mínimo ganho, mas seria imperceptível, mesmo porque comparo minhas fotos com pessoas com máquinas diferentes, e modestia parte, prefiro as minhas. P&B é uma coisa animal, é um tesão pra falar a verdade, ainda mais quando envolve o processo de revelação e ampliação.
Se você não faz questão de corpor metálico, burst fodido e altissima velocidade, vai de EOS 300 mesmo, a única coisa acho é não ficar com a lente do kit (35-80mm), que apesar de ser a que eu uso, apresenta leves perdas de qualidade, devido ao conjunto ótico de baixa qualidade.
Espero ter ajudado,

Andrew


Campos

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2007, 14:26:53
To pensando em comprar a câmera desse anúncio aqui ó (http://www.balcao.com/detail.aspx?Id=25587404), to "cum medinhu" pq eu num saco nada e a cãmera pode não tá funcionando direito, mas o preço tá legal e o zoom é o q eu quero, q q vcs acham? (a e 'brigadão q respondeu até agora!)
[]'s
P&B, emulsão, filme mi mano!!
Eu gosto das velhinhas: Olympus OM-1


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2007, 14:44:01
Dificil saber... peça referencias do vendedor


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2007, 15:39:29
Dificil saber... peça referencias do vendedor
ou também, se morar aqui no rio, pode encontrar com a(o) vendedora(o).
mas ai vc tem que saber ver se a cabera está boa... cortina, checar as velocidades... geralmente velocidades baixas 1 segundo, por exemplo, dura 3 ou 5 ou muitos segundos -rssss
olha a lente pra ver se não tem fungo ou arranhoes...

;)


Campos

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2007, 15:57:32
marquei com o kra p/ ver a câmera na segunda, dia 19, bom além de olhar a parte física (fungos, riscos, visor LCD) vou dar uns cliques na velocidade de um segundo com o compartimento d filme aberto p/ ver o funcionamento do obturador, esse modelo impede o disparo com o compartimento aberto?

tinha pensado tb em levar a câmera lá no Carvalho, e pedir um orçamento, só p/ ele me dizer c a máquina tá boa ou não hehe, mas num sei se rola.

continuo no aguado d + dicas!!
P&B, emulsão, filme mi mano!!
Eu gosto das velhinhas: Olympus OM-1


Campos

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2007, 15:59:39
ah, Pedro, qual máquina você usa (analógica é claro)????
P&B, emulsão, filme mi mano!!
Eu gosto das velhinhas: Olympus OM-1


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2007, 16:29:00
ah, Pedro, qual máquina você usa (analógica é claro)????

é uma Nikon FM2
amo essa bichinha. resistente! excelente pra mim, que sou estabanado!

tenho usado o fuji Superia... e revelação, ando testando. Ora vou no Speed Lab, ora em botafogo, ora em outro lugar... Ora em contato, ora 10x15...
Ainda estou avaliando o que seria melhor pra mim ^^

ainda quero fazer uma visita a um lab (ou minilab?) chamado "digirio" ... me recomendaram. é em são cristovão.


---
mas como vc falou do Carvalho,
comprei minha máquina lá! =)

preço salgado. mas eu gosto de lá. Eles nao enrolam e não vendem coisas ruins fungadas etc...
Ja precisei usar a garantia... para ver um problema na engrenagem da alavanca. Sem stress nenhum. ficou tudo perfeito.
eu gosto de comprar com a Camila! aliás,... em breve, estou indo lá pra dar uma olhada em um tripé e um cabo disparador e, se sobrar dinheiro, uma bolsa =)


Campos

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2007, 16:59:26
Putz a FM2 é meu sonho de consumo em termos de analógica, se bem que uma F3, ou uma Leica, brincadeira, rs. A FM2 é show c eu tivesse 1.300.00 sobrando... me desejem boa sorte!!
P&B, emulsão, filme mi mano!!
Eu gosto das velhinhas: Olympus OM-1


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2007, 17:21:23
Oi Campos,

parece que a sua intenção é mais um equipamento básico, competente, durável, que cumpra as funções corretamente. Bom dentro da sua verba eu compraria esses dois:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65711983-nikon-f3hp-md-4-prisma-hp-est-de-nova-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65625229-_JM

É um equipamento robusto, básico sem frescuras, que vai te garantir boas fotos por muito tempo e, futuramente, você pode adicionar lentes conforme achar que precisa.

A F3, aliás, foi a câmera da Nikon que ficou em linha por mais tempo. E essa parece estar muito boa.

Abraço,

José Azevedo


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2007, 19:33:35
Putz a FM2 é meu sonho de consumo em termos de analógica, se bem que uma F3, ou uma Leica, brincadeira, rs. A FM2 é show c eu tivesse 1.300.00 sobrando... me desejem boa sorte!!

hehe .. eu a amo, cara.

foi um presente de aniversário. Mas, como minha mãe não tinha dado nada num aniversário de 20 anos, eu juntei com o aniversário de 21. Aí nasceu ela.

assim.. falando em sonho de maquina SRL de filme.. hmmm.. a F6 é uma maquina bacaaaaana, ãh?!
mas pra mim, completamente supérflua =)


eu queria muito que o filme ficasse como está.
eu gosto dessa idéia justamente que vc disse e eu citei "deixar que a luz pinte o filme"
é somente por isso que eu tenho uma de filme.
Mas se o mercado ficar escasso e muito caro para o pessoal do filme... eu vou ter que deixar meu amor da pelicula de lado.
eu tenho gastado UMA NOTA (!!!) com revelação e ampliação.
Nas ultimas fotos que fiz nem ampliei. deixei no contato e se eu quiser ver pego a lupa - rsrsrsss

minilabs são decepcionates. =(
vc fica pasmo! da ultima vez que fui em um, as cores no papel 10x15 estavam lavadas.. escorridas.. tinha parte que não havia cor. tinha outra parte que parceria que tinha caido uma poeira. e no meio do azul vc ve uma minhoquinha (da poeira) branca! horrivel.


esse ultimo rolo de fotos que fiz. foi horrivel.
eu não tive proposito em nenhuma foto e demorei umas 3 semanas para acabar com um rolo de 36 poses.
Estava sem projeto ou sem alguma coisa.
eu não tinha objetivo.
aí tão horriveis as fotos. e essas sim, eu vou levar lá no Sol Nascente na Voluntarios da Patria em botafogo. Pra fazer um teste naquele minilab.
Vou fazer um pacote  revelação + ampliação 10x15 + digitalização.
vou ver no quê dá!

Eu rezo muito para o resultado ser satisfatório pra mim. rsrsrssss
Pq, aí, eu fico por lá mesmo.

mas rolos que eu julgar valer a pena, eu revelo no speed lab (que, aliás, foi o Carvalho que me indicou)


é isso cara.
hehehe
parece que o topico fui eu quem criei: fala pra caramba!
rsrsrs

abraços!


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2007, 01:02:42

minilabs são decepcionates. =(


Pedro,

pela minha experiência, vá de Fuji. Aqui em São Paulo, pelo menos, os Fuji são muito bem calibrados, acho que a empresa marca os representantes sob pressão, por isso os resultados são muito pareceidos mesmo em laboratórios diferentes.

Fiz um teste de laboratórios recentemente:
mandei ampliar o mesmo CD (escaneei em casa no meu Nikon Coolscan III, que é básico mas funciona muito bem) em três laboratórios diferentes, um Kodak e dois Fuji. Pedi as ampliações sem retoque nenhum, expliquei que era para afinar o meu computador com o minilab deles...

Foram 10 arquivos 15x10 e 13 30x20. Todas os arquivos eram tiff, rgb, 300dpi no tamanho em que estavam (eram 3 tamanhos diferentes) e com padrão de cor sRGB (sei que é o do Fuji Frontier, não faço a menor idéia do que os Kodak usam, não encontrei em lugar nenhum). Todos revelados em 1 hora, sem nenhum pedido especial a não ser a ausência de correção nos arquivos.

O resultado do que usa Kodak ficou lamentável, tudo MUITO escuro, cores distorcidas, cabelos no contraluz (Sol, não flash) ficaram brancos ao invés de loiro e por aí vai. Já os da Fuji ficaram praticamente iguais ao que eu vejo no meu monitor. Agora, olha só a diferença de preço dos da Fuji para o maldito Kodak:
Fuji 1 (Tangran, o de melhores resultados)                   - R$ 43,03 
Fuji 2 (Capovilla da Hélio Pelegrino, 2º lugar perto do 1º)  - R$ 44,20
Kodak  (Photo Design Shopping D&D, 3º 3 voltas atrás...)     - R$ 86,50!!!! - e foi de longe o de pior qualidade...

Aqui vai uma dica para se achar um bom minilab:
Faça um filme slide. Escolha uma foto que você gosta pela saturaçnao das cores e detalhes. Pegue essa foto e faça uma peregrinação a vários minilabs fazendo uma ampliação 30x20 - pode ser menor, mas pelo menos 18x13. Maior é melhor.
Explique que você quer que eles sigam ao máximo as cores do slide. Pronto. O minilab que conseguir tem gente que entende e sabe chegar aonde você quer. Básico para bons resultados.

Outra coisa: se você usa filmes Superia ou Reala Fuji, provavelmente vai ter melhores resultados com minilabs Fuji. Alguns filmes Fuji têm uma quarta camada que acredito que os minilabs Kodak não entendam muito bem... mas nos da Fuji o resultado é muito bom.

Boa sorte na sua peregrinação.

Abraços,

José Azevedo
« Última modificação: 17 de Novembro de 2007, 01:08:28 por joseazevedo »


Campos

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:39:36
é esse lance de revelar tá me preocupando... eu to a fim de pegar um durst p/ revelar e ampliar em ksa mesmo, mas acho q os químicos tão difícil de achar, (sou do RJ). Uma opção é digitalizar, é barato, um rolo parece que tá R$8.00, escolher e mandar ampliar como tá digitalizada deve sair no mesmo preço da revelação digital...

Quanto a F3 do anúncio tá bem acima do meu dinheiro disponível pq vem sem lente, trocaria numa boa o motordrive por uma lente nem q fosse 50mm, mas...

Outra coisa, qual filme P&B vs usam, ilford, kodak, qual asa?? Hj em dia ainda tem problema de granulação dos filmes rápidos (eu aprendi num manual de 1970, a canon A1 era a máquina mais cara, tirando a leica e as de estúdio é claro)??
E quais filtros, UV, polarizador, contraste???

Mais uma vez obrigado pelas dicas, no aguardo de +!!
[]'s
P&B, emulsão, filme mi mano!!
Eu gosto das velhinhas: Olympus OM-1