lfedersoni e demais, Boa Noite!!!
Vc. tem razão quando afirma que as imagens da E-3 apresentam mais detalhes, a despeito do maior ruído. Também já tinha percebido isso. As cores, na E-3, também me pareceram melhores em relação a 40D, mas ainda acho prematuro tirar alguma conclusão antes de ver mais testes...
A diferença de tamanho entre os sensores 4/3 e APS é pequena demais p/ influenciar nos resultados. Temos também que considerar o "pipeline" de dados e o processamento da imagem.
14 bits - em teoria - te dão vantagem na variação tonal, que passa a ser mais suave, pois há um número maior de "tons" sendo mostrados. É possível que também apresente vantagens nos detalhes em áreas de sombra. Temos que esperar mais resultados p/ podermos julgar se esses 14 bits serão realmente úteis! Pode ser que tudo não passe de uma bem bolada "jogada de marketing" da Canon (e da Nikon).
Já em relação à nitidez; até que ponto as lentes utilizadas em ambas as câmeras influenciaram nos resultados? No caso da 40D, fico pensando: "se tivessem utilizado uma EF-S 60mm f 1:2.8 "Macro"; uma EF 100mm f1:2.8 "Macro" ou mesmo uma EF 50mm f1:1.8... os resultados não poderiam ser diferentes em termos de nitidez?"
A Canon (e mesmo a Nikon) ainda tem outras (e importantes) vantagens em relação a Olympus. Como vc. mesmo disse; é muito difícil encontrar DSLR's Olympus no Brasil... Já a 40D, por exemplo, é facilmente encontrada nas lojas, mesmo aquí no Rio, onde moro...
Em relação às lentes e acessórios, pior ainda para as Olympus. É fácil encontrar excelentes lentes AF "prime" para Canon e Nikon - tanto "0Km", quanto usadas. Olympus; só se for as antigas OM de foco manual; (mesmo assim precisaria de adaptador!) Além disso, não tenho interesse em retornar ao "foco manual". Se fosse assim, continuaria a usar o filme tb.; rsrsrs.
Se eu realmente decidir pela E-3; terei que ir a NYC, buscá-la. Terei que considerar: custo da passagem aérea + taxas; hospedagem + alimentação e impostos (nos EUA e aquí). Aquí, terei que me preocupar com o seguro do equipamento afinal, moro no Rio de Janeiro (e eu nem faço idéia se as seguradoras trabalham c/ Olympus). Meu equipamento Nikon está no seguro; mesmo eu tendo comprado no exterior (tenho todas as notas) - tive apenas que fornecer o valor equivalente no Brasil.
Outro fator que pesa contra a Oly é seu formato 4/3. Tecnicamente falando ele é "fantástico"!!!! Mas, e comercialmente falando? Será que daquí a 10 anos, continuarei encontrando lentes e acessórios para este formato? No caso de Canon e Nikon não há problema pois, mesmo que o APS deixe de ser comercializado, tenho certeza que o formato 24 x 36mm, hoje conhecido por "Full Frame" continuará firme, devido à enorme base instalada de lentes e acessórios p/ 135mm. Minha Nikon D70s trabalha c/ todas novas lentes p/ "Full Frame" produzidas pela Nikon, sem problemas! A tendência natural das DSLR's profissionais e semi-profissionais é que sejam todas "Full Frame" em, no máximo, 5 anos, quer gostemos disso ou não! O formato "APS", se sobreviver, será apenas nas DSLR's de entrada e, quiçá, em alguma compacta exótica, "a la Sony R1".
Não tenho pressa em comprar a segunda câmera; minha cam. atual continua e continuará a atender-me bem. A segunda câmera é mais uma questão de segurança, no caso de uma delas der defeito, sofrer um acidente ou for roubada. Claro que há tb. a questão de manter-se atualizado com a tecnologia, afinal, as DSLR's de hoje conseguem resultados que seriam impossíveis há alguns anos! Imagine então as de "amanhã'; rsrsrs....