Autor Tópico: P&B  (Lida 3961 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
P&B
Resposta #15 Online: 23 de Junho de 2005, 17:41:13
Só complementando Ivan, existem formas de aumentar o contraste sem prejudicar os extremos, eu uso muito técnicas de compensar aumento de contraste com redução de brilho e em seguida elevar usando o levels, quando se tem fotos em cores é necessário tomar um pouco mais de cuidado com esse recurso, mas no P&B é bastante positivo e as imagens lavadas são péssimas para P&B, eu tbm não gostei do resultado do tratamento mostrado, vou dar um tapa nela aqui de uma forma a tentar melhorar. Acho que o surtão até chegou perto no dele.  :)

Além disso latidude ampla pode ser solucionada de diversas formas, principalmente com digitais... Mas creio que seja um papo bem pesado. :)
:)
« Última modificação: 23 de Junho de 2005, 17:49:07 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
P&B
Resposta #16 Online: 23 de Junho de 2005, 17:49:59
Apesar de não ser a mesma foto (peguei a colorida que foi passada) e a latitude estar muito estourada, fiz um tratamento de alto contraste nela. :)

Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Veilside

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
P&B
Resposta #17 Online: 23 de Junho de 2005, 18:19:51
Concordo com o Ivan, nem toda a foto é possível.Também gosto muito mais de PB com vários tons de cinza, mais na maioria dos casos isso fica melhor para fotos de pessoas, retrato, não que paisagem não fique bom, ao contrário fica ótimo, mais quando não tem cores fortes se revela uma foto sem "vida".

No caso dessa foto faria silhueta...(fotometria na grama ou ceú,e não na sombra da grama, falta de atenção)  


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
P&B
Resposta #18 Online: 23 de Junho de 2005, 18:31:24
O legal do fórum é isso, você vai ouvindo as opiniões e tirando suas conclusões...


ou enlouquece de vez. rs..


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
P&B
Resposta #19 Online: 23 de Junho de 2005, 19:24:04
Ficou legal sua versão, Leo. Na verdade, o Surtão ficou limitado ao partir já do PB, quando o ideal é você já fazer a conversão com a ênfase que deseja.

Mesmo assim, não considero que esta foto seja solucionável por tratamento. Gostaria que entendesse meu conceito. Uma foto para mim está bem solucionada quando pode ser copiada em um tamanho de pelo menos 15X21 sem mostrar transições grosseiras. Na verdade, para mim mesmo a exigência é maior. Para que eu considere que uma foto minha está bem resolvida ela deve dar uma cópia de 18X24 cm (6mp) , tamanho que uso muito em papel 20X25 com margem e título. Uma foto boa mesmo permitirá 22X29cm em papel 24X30. Então não considero que um tratamento para WEB seja bom -o que não quer dizer, absolutamente, que já não tenha feito em fotos minhas.

Esta foto, pelas suas características, permitirá fazer uma imagem WEB, mas não uka cópia em papel.

Concordo, Leo, haver estratégias para se ter bom PB com boas tonalidades cinzas, mas não é esse o caso da foto, pois ela já sai de regiões de brilho muito expostas e regiões de sombra subexpostas. Quase inexistem zonas médias.

 


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
P&B
Resposta #20 Online: 23 de Junho de 2005, 20:04:04
 :P