Autor Tópico: Assimetria Criativa  (Lida 4275 vezes)

rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #15 Online: 21 de Novembro de 2007, 21:10:54
Além do Ring Light eu acho que ele usa uns flashes bem duros pra dar uma abrilhantada em certos pontos e conseguir fazer esse high pass sinistro que ele (mais provavelmente a equipe dele) faz no PS.

Discordo do Ivan quanto às fotos deles só servirem pra capa de disco Emo! hehe Muitas são assim, mas é isso que coloca dinheiro no bolso do cara.
Gosto dos esquemas de iluminação dele, são bem diferentes do que se costuma achar. Virou modinha agora esse lance de fazer fotos beirando a ilustração, todo mundo quer tirar uma foto com "wrap light" como os gringos chamam, meter um "high pass" e falar que ficou igual as fotos do Dave Hill! hehe As fotos ficam quase irreais, parece ilustração mesmo, tem um garoto (garoto mesmo, de 17 anos! Meu PC não tá abrindo página gringa, então depois eu acho o nome dele...) americano que faz fotos bem nesse estilo. O cara só usa speedlite (deixei as aspas pra lá! haha) pra iluminar as cenas e depois mete um PS absurdo em cima.

Detalhe.... esse "menino" tá cobrando US$300,00 pelo DVD com suas artimanhas! hehe Isso pq ele tem um blog que conta bastante coisa...
Eu tinha favoritado... mas o PC não abre... grrrrrrr

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 21 de Novembro de 2007, 21:48:15
Citar
Muitas são assim, mas é isso que coloca dinheiro no bolso do cara.

Toda a questão, que distingue o cara bom do cara médio, é o que cada um vende para ganhar dinheiro. Afinal, todos precisam ganhar dinheiro.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #17 Online: 21 de Novembro de 2007, 21:54:27
Ainda em dave hill... o cara esta fazendo nome... e no final, ainda relativo ao que estamos falando aqui, eh o que faz uma obra virar arte. As fotografias dele sao inusitadas, e se ele nao foi pioneiro na tecnica, eh o pioneiro em difundir, que eh o que vale na verdade.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #18 Online: 21 de Novembro de 2007, 22:45:50
Os franceses têm uma longa tradição em fotografia "surrealista", da qual David LaChapelle é a estrela mais proeminente graças à nossa falta de memória. Já no final da década de 60 Guy Bourdin fazia esse tipo de fotografia - não com a sofisticação de produção dos padrões atuais - para Charles Jourdan, um renomado designer de sapatos femininos. E sem Photoshoop, só na base do enquadramento, uso consciente de lentes, do cérebro, essas coisas básicas.

Outras figuras recentes dentro do mesmo estilo e que também merecem destaque é a dupla Pierre et Gilles. O trabalho deles é bem interessante, único até, por ser uma colagem misturando o brega, o déjà vu, com as técnicas disponíveis hoje em dia.

Aos interessados, sugiro um search nesses fotógrafos para conhecer melhor o trabalho deles.

Lembram de Man Ray? Imagine se ele tivesse o acesso à produção que se tem hoje.

Não conheço o trabalho de Dave Hill. Dei um search no Google images e o que apareceu me pareceu um tipo de fotografia caricaturada, extremamente dependente do Photoshop (tudo bem, até aí é mais uma ferramenta disponível), mas sem recheio, seja de conceito ou idéia. É a graça pela graça, o que deixa o trabalho extremamente descartável, é muita (pós) produção jogada fora. Como será ele sem Photoshop?

Por quê eu valorizo tanto os fotógrafos de antigamente (e nem faz tanto tempo assim)? Porque eles não tinham os recursos eletrônicos disponíveis atualmente. Era tudo na raça, pensado para ser executado com perfeição e memorável, como vocês podem pesquisar na internet. De lá pra cá eu não vi uma evolução conceitual, um grande aperfeiçoamento do que já era feito, apesar da ENORME evolução técnica.

É aquela velha história: o que Ansel Adams faria, hoje, com os recursos eletrônicos disponíveis se ele entrou para a história sem ter nada, além de sua cabeça e suas mãos? Acho que ele já estaria no século 22.

Quando você tem um bom conhecimento do básico vai mais além. A técnica passa a ser intuitiva e trabalha a favor das idéias naturalmente.

Abraços,

José Azevedo


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #19 Online: 21 de Novembro de 2007, 22:53:27
...eh o pioneiro em difundir, que eh o que vale na verdade.

Oi Padu,

eu penso um pouco diferente, acho que o que vale é a criação, não o marketing. Ok, estou errado pois o marketing traz fama, fortuna, você entra para o fabuloso Mundo de Caras e pode amarrar o burro na sombra, fazendo a mesma coisa, chupando as fotos dos outros até o fim da vida - como fazem muitos fotógrafos consagrados tanto por aqui quanto por aí...

Indo ao que interessa, parabéns pelo seu trabalho, é simplesmente adorável, tem vida, energia, o que já o diferencia de muitos por aí.

Abraço,

José Azevedo


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2007, 01:14:07
...eh o pioneiro em difundir, que eh o que vale na verdade.

Oi Padu,

eu penso um pouco diferente, acho que o que vale é a criação, não o marketing. Ok, estou errado pois o marketing traz fama, fortuna, você entra para o fabuloso Mundo de Caras e pode amarrar o burro na sombra, fazendo a mesma coisa, chupando as fotos dos outros até o fim da vida - como fazem muitos fotógrafos consagrados tanto por aqui quanto por aí...

Indo ao que interessa, parabéns pelo seu trabalho, é simplesmente adorável, tem vida, energia, o que já o diferencia de muitos por aí.

Abraço,

José Azevedo


Eu tambem penso assim, mas nao eh assim que o mundo funciona... Eh igual o cara do Fantastico (o do emprego), falando que o que importa mais o "quem indica" do que a sua real capacidade. E ele ainda completa que tem um nome bonitinho pra pistolao, eh networking.
Em teoria, eh um fato triste, mas na pratica eh real. Em todos os empregos q ja tive, eu entrei por contatos. "Networking". Para sorte da minha consciencia, eu sempre correspondi aos requisitos do cargo.


Muito obrigado pelos comentarios. Eh bom ouvir isso de vez em quando, eu sou muito critico com o meu trabalho e na maioria das vezes me subvalorizo.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


zairon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 22 de Novembro de 2007, 13:16:05
Coisas da era digital. Vemos fotos hoje tiradas com máquinas que antes do clique pode-se alterar "n" variáveis: wb, nitidez, iso, cor, etc, etc.. ou ainda faze-la em raw e extrair o máximo do arquivo digital. O resultado disso são fotos nitidas, com cores mais reais ou saturadas, horizonte certinho, uma maior latitude, etc.

Na época que existia apenas filme, apesar das ótimas lentes, e poder mudar determinadas características da foto usando a química, as opções eram poucas, comparadas com os dias atuais. Voce tinha imagens que vemos por aí aos montes, totalmente fora dos padrões atuais no que diz respeito a nitidez, por exemplo.

Então você conhecer a fotografia a partir do que temos hoje, ficará limitado a achar uma foto boa, aquela que segue o padrão digital.

Imagino a luta que a fotografia teve que vencer para ser reconhecida como arte, e hoje andamos em foruns e flickrs.. e as fotos mais comentadas e recheadas de elogio, são as digitais-nitidas-saturadas. Não estou condenando, até porque fiz e faço muita foto assim, mas também devemos entender que a fotografia não se resume a isso.

Parabéns pelo texto, esse não dá sono, tira! :)


zairon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 22 de Novembro de 2007, 13:19:46
Ah... outro comentário interessante foi sobre achar que tudo que determinado artista fez é arte.

Tem grupos por aí que colocam fotos de fotografos famosos e detonam. É interessante ver que quando se sabe de quem é determinada obra, não questionamos nada, aceitamos como boa.

Creio que isso seja um pouco diferente na música, o que vemos é muita gente que tem mais de 20 anos de carreira e hoje não lançam um disco bom.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #23 Online: 22 de Novembro de 2007, 16:33:47
Não tive tempo de ler os comentários de todo mundo, mas resolvi deixar o site do fotógrafo que eu mencionei, é o Joey Laurence : http://www.joeyl.com/

abs

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ