Autor Tópico: estou fazendo meu site... podem dar dicas, criticar...  (Lida 2357 vezes)

marcelomarques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • http://www.marcelomarques.fot.br
Online: 20 de Novembro de 2007, 21:19:31
Caros colegas, estou fazendo o meu site e gostaria muito da opinião de vocês... Sugestões, críticas. alteraçoes... fotos..


Agradeço..

O site é

www.marcelomarques.fot.br
MARCELO MARQUES
CURITIBA - PR
Canon xti


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2007, 21:31:52
Marcelo,
acho que de cara falta uma coisa MUITO importante.
Na primeira página você deve ser o mais direto possível, e colocar de cara a melhor , ou melhores fotos daquilo que vc faz.
Hoje em dia, na Internet, ninguém vai ler aquele texto prá depois ver o seu trabalho. Seu assunto é imagem, e ela deve falar o máximo sobre você, rápida e diretamente . O texto deve dizer o mínimo necessário, e deve ficar depois da pessoa já ter visto e avaliado o seu trabalho.
Tb muito cuidado ao dizer coisas como "  Montagem de DVDs fotográficos, onde toda a sua festa estará presente, em qualquer lugar que você esteja."  - não está claro. Moro nos EUA, vc vem até aqui fotografar minha festa ? Lembre-se que a Internet é global, se vc vai oferecer um serviço, seja MUITO claro sobre o que está oferecendo.
Sem querer ser muito chata, mas já sendo.... seja totalmente criterioso ao escolher as fotos... não sei se vc já terminou, se são só referências, mas várias estão com resolução muito pobre para aparecer como seu portfolio.
Bom, é isso, espero ter ajudado !!!
()s

GuiGui  8)


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2007, 21:38:33
não usa Comic Sans como font , não.
acho legal Georgia

o "padrao" é verdana ou tahoma =P


marcelomarques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • http://www.marcelomarques.fot.br
Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2007, 21:40:18
Marcelo,
acho que de cara falta uma coisa MUITO importante.
Na primeira página você deve ser o mais direto possível, e colocar de cara a melhor , ou melhores fotos daquilo que vc faz.
Hoje em dia, na Internet, ninguém vai ler aquele texto prá depois ver o seu trabalho. Seu assunto é imagem, e ela deve falar o máximo sobre você, rápida e diretamente . O texto deve dizer o mínimo necessário, e deve ficar depois da pessoa já ter visto e avaliado o seu trabalho.
Tb muito cuidado ao dizer coisas como "  Montagem de DVDs fotográficos, onde toda a sua festa estará presente, em qualquer lugar que você esteja."  - não está claro. Moro nos EUA, vc vem até aqui fotografar minha festa ? Lembre-se que a Internet é global, se vc vai oferecer um serviço, seja MUITO claro sobre o que está oferecendo.
Sem querer ser muito chata, mas já sendo.... seja totalmente criterioso ao escolher as fotos... não sei se vc já terminou, se são só referências, mas várias estão com resolução muito pobre para aparecer como seu portfolio.
Bom, é isso, espero ter ajudado !!!
()s

GuiGui  8)



Agradeço imensamente sua opinião... Pois é isso mesmo que eu quero. pois tem gente que avalia críticas como um desprezo pelo trabalho, eu já acho diferente, pois com críticas reavaliei muitas coisas pessoais e profissionais. Ainda estou montando o site, não divulguei ainda, pois quero divulgar apenas quando estiver totalmente dentro da qualidade que pretendo. Quanto as fotos, não coloquei ainda aquelas que acho melhores, pois como estou montando, apenas coloquei essas para poder ter uma idéia como ficará o site .
Provavelmente em dois dias já postarei as outras fotos e, espero que me de outra opinião sua...

Agradeço imensamente pela dica...
MARCELO MARQUES
CURITIBA - PR
Canon xti


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2007, 21:52:48
cria uma logomarca.

ja que seu nome tem dois M's ... pode fazer alguma arte com eles. algo que te identifique.

eheheh
em vez de colocar uma citação dos outros.
coloca alguma sua. Algo que faça a sua diferença

pra destacar as coisas. não usa o vermelho... usa o negrito ou o sublinhado.


não vou dizer pra vc tirar isso
"
Citar
Não basta apenas bater uma foto,

isso todos fazem...

 

A diferença está em fazer uma foto, e isso,

Marcelo Marques faz...
"
mas tenta escrever isso, mas de uma forma mais suave.

junta o texto que está no topo do canto direito... e tenta fazer um só.


ou então.. faz uma coisa que eu acho mais bacana. Deixa que suas fotos sejam sua voz.
algumas fotos-destaque num quadro em flash.
isso te economizaria qualquer palavra


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2007, 22:16:38
Oi Marcelo,

o design está muito quadrado, pesado, antigo. Para dar uma ar mais moderno e leve aqui vão umas referências de sites de fotógrafos. Fique ligado no site, não necessariamente nas fotos (apesar de ser difícil separar os dois).

http://www.brunobisang.com/index.html

http://jrduran.com.br/

http://www.pamelahanson.com/

http://www.bruceweber.com/

http://www.ball-saal.com/MainPage/home.php

http://www.petergorman.com

São vários estilos diferentes, mas todos focados em colocar as imagens em primeiro plano. Aliás, é isso que vai vender o seu trabalho. Por mais que você cite frases famosas, descreva o seu trabalho, coloque o seu currículo desde o seu nascimento, o que as pessoas que procuram um fotógrafo, ainda mais se ele se entitula como alguém que vai fazer a diferença, é ver o trabalho dele. Não importa se ele começou a fotografar no mês passado com uma point-and-shoot. As imagens é que vão vender o fotógrafo. Por isso, procure um design que valorize as suas imagens.

Abraço,

José Azevedo


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2007, 14:15:21
Olá,

Também achei o site com um estilo meio antigo...

Não que meu site seja grande coisa, hehehehe, não sei quase nada sobre fazer sites, mas segue, quem sabe tu salva alguma ideia...

www.rbfotografia.com.br
Abraço
Romulo Lubachesky


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2007, 20:45:12
Marcelo,

Quando você desenvolve um site tem que estar preparado pra receber críticas. Quando pede pra dar sugestões e criticar seu trabalho, tem que estar mais preparado ainda.

Lembre-se que as críticas são baseadas nas tendências atuais dos sites de fotografia e no gosto pessoal (cu e gosto cada um tem o seu).

Pra mim o site do fotógrafo é seu portifólio digital, acrescentando informações básicas e as formas de contato.

Concordo com todos os colegas acima. Está preparado?

- o design está muito quadrado, pesado, antigo (Enviado por: joseazevedo)
complemento - procure fazer uma página que o visitante não precise usar a abarra de rolagem. Eu não gosto a transição automática, se eu quero olhar a foto com mais atenção tenho que iniciar a apresentação de novo.

- cria uma logomarca. ja que seu nome tem dois M's ... (Enviado por: Pedro Vilas Boas)
complemento - seja discreto, afinal vc ainda não é um JR Duran ou Araquem Alcântara.

- mas várias estão com resolução muito pobre para aparecer como seu portfolio. Enviado por: Gui Gui)
complemento - fotos diferentes mas que exploram a mesma técnica acabam ficando parecidas

E mais,

Eu não gosto de citações - “A perfeição é feita de pequenos detalhes – não é apenas um detalhe”. (Michelangelo) - Nem mesmo da frase: Não basta apenas bater uma foto, isso todos fazem... A diferença está em fazer uma foto, e isso, Marcelo Marques faz... - No caso da citação acho que você perde umpouco da originalidade. Ja no caso da sua frase (que é original) você tem que ser MUUUIIIITO bom para usá-la.

Boa sorte




quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2007, 14:01:40
Bem Marcelo, vamos lá.

Eu usaria citações não em terceira pessoa como: "Marcelo Marques faz", soa como vc falando de vc mesmo em terceira pessoa e isso é meio desagradável. Eu colocaria : "Não tiramos fotos, eternizamos momentos",ou qualquer outra coisa mais suave.

Trate o seu site como o site de uma empresa,coloque seu histórico em um local à parte da pg principal.

Lembre tbém do tal "preço justo", pode ser para vc mas não para o cliente.

Abraço.
 
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



marcelomarques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • http://www.marcelomarques.fot.br
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2007, 22:59:46
Pessoal, quanta sugestão que me fizeram repensar na criação do site...
Como falei, críticas são muito bem vindas, desde que construtivas, e é isso que vocês me fizeram, não sabem o quão estão me dando idéias...
Na semana que vem postarei um novo site combase nas sugestões, com novas fotos e modelo de site e espero continuar recebendo sugestões para aperfeiçoá-lo..

meu muito obrigado à todos e , por favor, mais críticas serão muito bem-vindas....
« Última modificação: 22 de Novembro de 2007, 23:01:26 por marcelomarques »
MARCELO MARQUES
CURITIBA - PR
Canon xti


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2007, 23:21:59
Você tem Photoshop , Lightroom ou Aperture?
Estes programas tem templates de web galleries que podem não ser os mais criativos do mundo, mas passam uma imagem limpa.
Enquanto vc pensa e elabora seu site, pode ser uma opção.
Eu tb passei muitos meses brigando com Dreamweaver, querendo fazer um site lindo e criativo, mas isso afinal só me enlouqueceu e tomou meu tempo, quando eu deveria estar fotografando. ..... Aprendi que cada macaco tem seu galho e contratei um serviço : www.livebooks.com
É no Canada, estou nos EUA, mas se vc fala inglês a distancia não deveria ser um problema. Tem muitos outros lugares como esse, se quiser depois acho . Não é barato, assim como não será barato nenhum designer e sites que tenham Flash.
()s
GuiGui  8)