Autor Tópico: Flashes, gels e improviso!  (Lida 2403 vezes)

rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Online: 22 de Novembro de 2007, 22:45:18
Pessoal,

Eu leio freqüentemente o blog americano Strobist.com onde David Hobby divide suas técnicas de como iluminar bem com flashes "speedlites". Eu indico fortemente, mas comece por aqui!.

Bom, voltando ao assunto principal... Nesse blog o Dave passa uns exercícios para o pessoal. MUITA gente participa e coloca as fotos no flickr, então você pode ver todos os resultados e a galera discute-os num tópico específico do grupo strobist.com no flickr.
O último exercício (descrição completa aqui) era para utilizar as 4 principais "Light mods": snoot, grip spot ou colméia, gobo (não sei como é em português) e cookie; e verificar a sua utilidade... Afinal ler é uma coisa, praticar é outra beeeeem diferente.


Bom, resolvi postar algumas fotos do meu exercício aqui, o meu resultado completo vc acompanha no meu flickr ou direto em slideshow. O resultado de todo mundo que participou você vê aqui.


1. O set:

550ex na esquerda com gel 1/8 CTO (laranja)
Sunpack antigo no fundo com gel "Double" CTB (azul)

2. Disparar cada flash e acertar a exposição dos 2:




3. No Flickr vc vê completo, mas é bem fácil notar que o flash da frente ia comprometer a cor de fundo, então eu coloquei um snoot e fiz essa:


4. Com grid spot, ou colméia:


4. Apesar de gostar dessa textura do plástico que tava usando como fundo, resolvi colocar uma cartolina para variar:

Flash frontal com snoot.

5. Trouxe o Sunpak para a frente da cartolina e coloquei um cookie (o primeiro pedaço de papelão que eu vi fiz uns cortes e pronto! hehe) além de trocar o gel para um vermelho:

Não gostei muito do formato do cookie, mas eu já tava com sono demais para montar outro! hehe



Bom, espero que vocês tenham gostado. Eu aprendo muita coisa aqui então sempre que posso acho legal dividir! Web 2.0 né?

Grande abraço,
Rafa.

ps.: Em algumas fotos nota-se uma pequena mancha na lateral esquerda. É porque eu estava usando uma velocidade maior que a recomendada para sincronismo de flash (1/320, o sincronismo na Xti é 1/200! hehe) depois eu diminui um pouco, mas com flash externo dá para usar 1/250 tranquilamente.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2007, 22:59:35 por rafanubi »

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2007, 21:46:49
 :-\ Ng curtiu o post?  :-\

Nem para falar mal das fotos?! Acho que vou colocar no corredor polonês que virou moda! hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2007, 18:27:35
Bem legal as fotos, estou comprando um segundo flash e um disparador, pena o meu ingês ser tão ruim, pois o site é muito interesante.

Onde vc comprou os modificadores de luz?

abs.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2007, 22:43:15
Onde vc comprou os modificadores de luz?

abs.

Em vários locais... Os principais foram: Papelaria e Casa Show! hehe
Todos os modificadores de luz eu fiz em casa cara.

Olha nesse set minhas experiencias com DIY (faça você mesmo).

Olha aí meu grid spot (colméia):


O Snoot é igualzinho, mas sem o "recheio".
Os Gobos e o cookie eu fiz na hora.

 ;D





e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2007, 02:07:35
Valeu a dica, o snoot eu já iria fazer em casa mesmo, mas a dica do colméia é ótima, desculpe a ignorância mas o que é gobo (gobo que eu conheço é para projetar uma imagem de luz) e cookie?

abs,


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2007, 20:49:54
Valeu a dica, o snoot eu já iria fazer em casa mesmo, mas a dica do colméia é ótima, desculpe a ignorância mas o que é gobo (gobo que eu conheço é para projetar uma imagem de luz) e cookie?

abs,

O pessoal lá fora usa muito aqueles canudinhos pretos de bebida para fazer colméias (http://www.flickr.com/photos/8080802@N02/1035113074/), aparentemente dá uma forma mais arredondada e mais estreita, mas não podem ser coloridos, ou o flash vai "pegar"a cor.
O chato deve ser colar canudinho por canudinho...

Gobo vem de "go between", é usado para não deixar a luz do flash atingir um certo lado. Na foto dos flashes sozinho, vc nota que o flash da frente está "contaminando"o fundo, aí eu coloquei um pedaço de papelão do lado do flash e pronto, a luz dele não atingiu o fundo.
O princípio é o mesmo do Gobo que vc tinha em mente, a aplicação é que é um pouquinho diferente.

Cookie é usado para dar forma a luz (ou será que isso que era o gobo que vc tinha em mente?!). Na verdade não é bem uma forma, e sim uma textura. No meu caso usei um pedaço de papelão que eu fiz uns cortes com estilete. A textura não me agradou mt, mas o sono já era muito para fazer outro... hehe
Vc pode usar plantas, cortinas e coisas assim como cookie, fica bem legal.

AH! É bom lembrar que todas essas coisas podem ser compradas... mas qual a graça?! hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ