Para mim já está claro que a médio prazo - 5 anos no máximo - o APS e o 4/3 ficarão relegados às DSLR's de uso amador. Todas as câmeras profissionais e semi-profissionais usarão sensores 24x36mm. Os preços começariam em US$1.400,00. Abaixo disso, só APS e 4/3..
Acho que vão existir APS de entrada, que vão existir FF de entrada (um tiquinho mais cadas somente) e vão existir câmeras de construção profissional APS e FF.
Por que? Porque para o cara que faz esportes, a APS é melhor, ele terá teles mais baratas e mais luminosas e mais leves. Para quem fotografa pássaros, idem.
Por outro lado, para quem gosta de GA, será a FF ou com fator 1.1 ou até 1.3. Essa será a volta à fotografia clássica de 35mm em digital.
Acho perfeitamente possível coexistirem as duas arquiteturas, cada qual para seu uso. E não precisará cinco anos para isso não. Em três anos, se tanto, haverá uma FF abaixo dos 1500 dólares.
Ivan,
Seu ponto de vista está absolutamente correto! Também sei que existe espaço para o FF, para o APS e para o 4/3 também. Porém o mercado já está dando mostras de que não compartilha esse ponto de vista. O mercado não trabalha c/ a lógica...
Se o mercado fosse lógico, teríamos já neste momento câmeras APS de nível profissional. Na verdade, tivemos a linha Dx da Nikon! Mas, a D2Xs, última representante da família deixará de ser fabricada em breve... Haverá uma D3 "DX"? Duvido muito, mas podemos esperar a próxima PMA para saber...
Qual foi a câmera profissional APS-C da Canon (1.6x)? A D30? D60; 10D; 20D; 30D; 40D e 5D?. A própria Canon nunca as classificou como profissionais, no sentido estrito do termo. Digo isso pq. a linha EOS-1D/Ds possui corpo bastante reforçado e selagem contra poeira, umidade e chuva; características típicas de câmeras de uso profissional e que os modelos que citei acima nunca tiveram.
A Nikon, desde o começo, adotou o formato APS-C em sua linha profissional (Nikon D1 em 1999). Agora, tudo indica que ela está abandonando o APS "DX" em favor de seu novo formato "FX".
Sei que essas características não fazem este ou aquele modelo de câmera profissional. Conheço fotógrafos que
tiram seu sustento usando algumas dessas câmeras que citei acima, mais as Nikon D50; D70/70s e D80.... Mas, isso é consequência da realidade econômica brasileira e da política tributária, que acaba encarecendo absurdamente o preço dos equipamentos fotográficos neste país...
A Nikon lançou a "D300" - semi-profissional. Tudo bem - mas e a futura "D400" será "DX"? Provavelmente não....
Cameras FF de entrada! é uma possibilidade, dentro de 5 anos,
no máximo... Dependerá do mercado e da redução dos custos de produção dos sensores FF.
Eu havia dito "5 anos
no máximo" Quando escreví aquilo, já considerava a possibilidade disso acontecer antes....
Já decidí não comprar nenhuma DSLR em 2008; somente lentes. Encomendei esta semana uma Nikon 70-300mm VR e pretendo comprar em 2008 ou 2009 uma 105mm f/2 ou a f/2.8VR (Micro Nikkor). Quero voltar a usar lentes "prime" luminosas, como fazia qdo. fotografava c/ filme...
Talvez em 2009 compre também uma segunda DSLR APS. Depois disso, só em 2011/2012 p/ decidir comprar uma nova DSLR (que poderá ser ou não uma FF)...
Pedro; a razão de existirem DSLR's APS é uma só;
custo de produção! Sai muito caro produzir sensores 24x36mm. Em 1999, quando a Nikon lançou a D1 (APS 1.5x), o preço de uma DSLR Full Frame seria proibitivo! A Canon só lançou a EOS1Ds na Photokina de 2002 (11Mp, US$8.000,00). Também na Photokina, a Kodak lançou a DCS Pro14n (baioneta Nikon). O preço era um pouco inferior ao da Canon, apesar de ter 14Mp. Desde essa época (lá se foram 5 anos!) que o preço das câmeras FF profissionais não caiu muito. Hoje, uma EOS-1Ds MkIII sai por US$7,999.95 na B&H, em New York. É verdade que hoje são 21.1Mp contra 11Mp, mas....