Autor Tópico: Como corrigir luz de poste?  (Lida 1614 vezes)

Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Abril de 2009, 19:42:54
Alguem sabe como faz? não pra corrigir completamente, mas pelo menos pra tirar aquele excesso de amarelo/alaranjado/esverdeado q e luz de poste provoca?

Tanto em RAW como jpg

Valeu!
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2009, 19:45:27
Já tentou filtro?
São Paulo - SP


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2009, 02:10:51
Já tentou filtro?

Então, tinha pensado no caso de usar um filtro 80A, mas creio que não vá funcionar, pq a temperatura dessas luzes de rua são bem estranhas

Será que um filtro 80A junto com um FL funcionaria? mas ai perderia muita luz, pensei nisso pq qnd vc puxa a temperatura no RAW, ele tira o vermelho e a imagem fica toda esverdeada...

mas e na pós, alguem sabe como atenua isso?


Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2009, 02:27:34
 Se vc conseguir calibrar com filtros vai ter um resultado melhor, pois vai equilibrar os tons na captura.

 Teoricamente em RAW dá pra puxar o WB bastante, mas teria que ver. No ACR podedia dar uma acertada no WB e depois na última calibrar matiz e saturação de cada cor.

 Acredito que fotografar um cartão cinza nessa situação de luz ajudaria bastante tb...
São Paulo - SP


Michel Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 845
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/michelrezende
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2009, 10:23:48
A dica do Leandro vai bem encima do que eu pensei, e faço nessas ocasiões onde a luz ambiente tá incomodando, a resposta é WB custom, Não sei como se faz na Sony mas não deve ser difícil, se nao tiver um cartão cinza na hora, use algo branco ou até a palma da sua mão iluminada pela luz como parâmetro de correção.
Michel Rezende - BH-MG
: ) Flickr



rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2009, 10:30:03
WB customizado na hora de fotografar e editar o WB no pós processamento. O LR faz isso com um botão...

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2009, 12:31:18
Para JPG só tem uma única solução Expodisc/Expocap http://www.expoimaging.net
Em JPG só da para acertar pequenas variações, erros grandes vão dar um
trabalho infernal e a qualidade cai muito...

Exemplo de JPG com WB muito errado, uma kaka absoluta para “acertar”!
Não preciso mencionar que tempo é dinheiro...
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=6881.msg243828#msg243828
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=6881.msg223284#msg223284
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=6881.msg286662#msg286662

Para RAW pode ir no esquema de cartão cinza+branco(Whibal) e/ou custom WB.
Aponta a digicam para algo branco e iluminado pela luz principal do ambiente, manda
um custom WB(a ultima opção de WB na Sony A200/300) e depois fotografa um Whibal
para ter referência.

Sendo uma fotografia noturna as cores nunca vão ser boas como uma diurna e é possível
que existam múltiplas fontes de luz com diferentes temperaturas...
Faz como o mencionado, na hora da conversão neutraliza a imagem(clicando no cartão cinza+branco)
e de posse da imagem neutralizada vai na mão ajustando para algo que fique mais bonito ou com
a “atmosfera” desejada.

A imagem neutralizada pode não ser o ideal/desejado, mas é recomendável sempre iniciar o processo
da procura pelo WB ideal a partir da imagem neutralizada, este é o “pulo do gato”.


BTW, mesmo perdendo luz com um filtro "80a(para luz de tungstênio)" vai ter ganho na
qualidade da imagem por estar equilibrando os canais RGB do sensor.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31279.0
Nunca fiz o teste, mas é a afirmação de quem fez.
« Última modificação: 07 de Abril de 2009, 14:51:21 por Pictus »