Autor Tópico: Leitura - Análise de linguagem  (Lida 7206 vezes)

Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 18 de Novembro de 2007, 23:33:21
Bom pessoal, acho que o Marcelo não vai fazer comentários sobre as imagens,........ o que vcs acham de nós explicarmos as nossas próprias imagens para finalizar este desafio e ir para o próximo....??????
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 18 de Novembro de 2007, 23:52:23
Que tal mandarmos um PVT para ele???
Leandro o que vc acha???
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 19 de Novembro de 2007, 01:00:30
Que tal mandarmos um PVT para ele???
Leandro o que vc acha???


 Estou muito curioso para saber o que levou cada um a produzir cada foto, e o tópico já está rolando a 10 dias e ele nem apareceu no tópico. Vou mandar a PM cobrando a opinião, mas acho que os participantes que receberam e fizeram os comentários deveriam já falar sobre a suas próprias fotos.

 Blz?
São Paulo - SP


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #33 Online: 19 de Novembro de 2007, 14:38:44
Eu já tinha escrito um texto sobre as minhas, mas ficou lá no trabalho! hehe Quarta-feira eu coloco...

Acho que o pessoal já pode ir falando sim, de repente o Marcelo teve algum problema e está sem acesso ao fórum.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 19 de Novembro de 2007, 20:26:54
Eu já tinha escrito um texto sobre as minhas, mas ficou lá no trabalho! hehe Quarta-feira eu coloco...

Acho que o pessoal já pode ir falando sim, de repente o Marcelo teve algum problema e está sem acesso ao fórum.

É, pode ser. Mander PM pra ele e ainda não obtive resposta.
São Paulo - SP


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #35 Online: 19 de Novembro de 2007, 23:00:07
Bom, então lá vou eu!

Primeiro vou colocar um thumb da minha foto abaixo para que vocês não precisem voltar a página anterior e reverem a foto. Quem quiser ir lendo minha descrição e vendo a foto em outra janela, aqui está:



Bom, pensei em fazer esta foto produzida, como a fiz de certo. Produzida porquê? Porque adoro fotos publicitárias, simplesmente! Depois disso pensei: "E agora definido o estilo, pra onde ir?". Foi só levantar a cabeça e ver na prateleira acima do pc minha pequenina coleção de livros da Agatha Christie. Adoro ler os livros dela. É um ótimo passatempo e diversão.

Só por curiosidade, Agatha Christie é chamada no meio literário de "Rainha do Crime", gênero pelo qual se destacou (romance policial) e a tornou a escritora mais lida de todos os tempos. Só perde pra shackspere.

Então peguei vários livros, lembrei-me que tinha uma lupa profissional guardada e peguei meus óculos. A idéia foi fazer uma foto que mostrasse a autoria dos livros e que contivesse algum(s) elemento(s) que fizessem referência ao estilo da escritora. É claro que quem nunca leu Agatha Christie e nunca ouviu falar dela poderia ficar voando na interpretação, mas aí bastaria olhar os títulos dos livros para pelo menos ter uma idéia da representação que fiz. Por isso utilizei abertura um pouco mais fechada (f/7.1) para poder permitir a leitura de quase todos os títulos e então reforçar a idéia do estilo dos livros.

Organizei várias posições diferentes, clicava, remexia de novo, clicava, inclinava mais, mais de cima, mais de baixo, clicava, tentava fazer com que o mínimo de reflexo possível aparecesse (o flash foi direcionado para o teto e não possuo filtro polarizador).

Ajuntei a lupa perto dos óculos porque achei que deram uma maior harmonia à foto. O motivo da lupa é para linkar com o tema dos livros: histórias de detetives (nos livros dela sempre há o desvendamento dos crimes cometidos, em vários deles pelo personagem mais conhecido dela, Sr. Hercule Poirot, detetive particular). Já o motivo dos óculos pode significar várias coisas, depende da interpretação (eu mesmo não procurei um motivo específico, foi só porque achei que deram um equilíbrio maior à foto). A disposição da cena como um todo foi para que os livros de certa forma apontassem para a lupa e os óculos, mas de uma forma sutil, de forma que quando se olhasse a foto os olhos deveriam ir primeiro para os dois elementos(óculos e lupa), depois para o nome da autora em baixo destes elementos e depois fazer uma viagem pelos títulos, percorrendo toda a foto.

No PS, dupliquei a layer da foto, apliquei filtro difuse glow branco, criei uma layer mask e retirei de toda a foto, deixando só no cristal da lupa, para dar um efeito que retirasse um pouco de reflexo da lente e ficasse mais bonito.

Bom, é isso!


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #36 Online: 20 de Novembro de 2007, 00:15:17
Então peguei vários livros, lembrei-me que tinha uma lupa profissional guardada e peguei meus óculos. A idéia foi fazer uma foto que mostrasse a autoria dos livros e que contivesse algum(s) elemento(s) que fizessem referência ao estilo da escritora.

Esse objetivo vc atingiu!
Eu nunca li,  mas conheço Agatha Christie. Na época do colégio era mó febre, mas os livros não podiam serlevados pra casa e eu não tinha tempo pra ficar na biblioteca do colégio! hehe


Por isso utilizei abertura um pouco mais fechada (f/7.1) para poder permitir a leitura de quase todos os títulos e então reforçar a idéia do estilo dos livros.

Pra mim, acertou a abertura em cheio, dá pra ler muitos títulos e vc "sente" o efeito da profundidade de campo mais pro final...


Organizei várias posições diferentes, clicava, remexia de novo, clicava, inclinava mais, mais de cima, mais de baixo, clicava, tentava fazer com que o mínimo de reflexo possível aparecesse (o flash foi direcionado para o teto e não possuo filtro polarizador).

Um flash fora da câmera talvez ajudasse nisso... Podia tentar mirar o flash em um espelho e o espelho serviria como um flash fora da câmera! hehe


Ajuntei a lupa perto dos óculos porque achei que deram uma maior harmonia à foto.

Questão de gosto, mas olhando agora eu acho que os óculos exageraram um pouquinho...


A disposição da cena como um todo foi para que os livros de certa forma apontassem para a lupa e os óculos, mas de uma forma sutil, de forma que quando se olhasse a foto os olhos deveriam ir primeiro para os dois elementos(óculos e lupa), depois para o nome da autora em baixo destes elementos e depois fazer uma viagem pelos títulos, percorrendo toda a foto.

Belo toque, bem pensado. Podia ter usado aquelas "setinhas" um pouco melhor talvez. (Eu fico escrevendo esas coisas e pensando: "Cara, criticar é mt fácil. Quero ver ter o saco de organizar esse livros todos! E ainda com o cuidado de não deixar orelha nas páginas, marca de dedo, etc etc...")

No PS, dupliquei a layer da foto, apliquei filtro difuse glow branco, criei uma layer mask e retirei de toda a foto, deixando só no cristal da lupa, para dar um efeito que retirasse um pouco de reflexo da lente e ficasse mais bonito.

AH!!! Eu bem que tinha notado alguma coisa na lente, mas não sabia bem o que! hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 21 de Novembro de 2007, 21:52:26
Bom a minha idéia foi a seguinte.
Pensei em contar uma histórinha simples, como em um quadrinho.
Em um primeiro momento o garoto se encontrava alienado, em um segundo momento ele descobre e reconhece a leitura, por fim a leitura lhe prepara para encarar o mundo de frente.
A escolha do livro foi para se adequar a uma criança, é um livro com textos e figuras, do tipo que as crianças vão ler quando estão descobrindo mesmo a leitura.
Bom é isso, simples assim... :) Tentei ser mais direto do que no outro caso rs..
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #38 Online: 22 de Novembro de 2007, 14:26:06
Mais direto impossível LEo! hehe

Aí vai a minha:
Realmente as fotos estão disconexas... Minha intenção era fazer uma terceira que não teria nada a ver com as demais, mas talvez juntas se completariam mostrando 3 visões da leitura. A foto seria de alguém lendo uma revista no "gabinete real de leitura" (ou vaso sanitário! hehe). Aí teríamos um rapaz aproveitando um dia de chuva para aprender um pouco mais, um livro infanto-juvenil mostrando a fantasia e uma leitura de revista cotidiana.

Na primeira foto a grande dificuldade foi fotografar e posar ao mesmo tempo! haha
Eu gostei do resultado, porém ficaria mais feliz com um DOF menor, mas a lente do kit não permitiu.

A segunda me agradou como um todo, minha intenção era deixar um ar meio "etéreo" nos bonecos como se fosse imaginação. Ia fazer isso com um saco "ziploc" na frente da lente enquanto "Pintava" a cena, para que o livro ficasse legal daria um flash com baixa potência e rebatido no teto antes de colocar o saco.
Como não consegui parti pra cena montada mesmo e gostei bastante do lightpainting como se as luzes viessem das moedas.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 26 de Novembro de 2007, 22:49:33
Amanha volto pra comentar minhas fotos...desculpe gente, cheguei de viagem hj...abraços......
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP


Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 28 de Novembro de 2007, 22:53:42
Bom pessoal a foto da menina que por sinal é minha filha, eu pensei em fazer algo que demosntrasse o futuro, o incentivo a nossas crianças, que mostrasse que a leitura deve estar presente nos primeiros anos de vida de uma pessoa. Embora a criança não saber ler, ela pode descobrir coisas através de figuras e cores.
A segunda do livro braile, queria passar que mesmo alguém não tendo visão, pode perceber além, que o conhecimento não é e nem pode ser restrito a poucos, coisa que no nosso país os deficientes sofrem com falta de incentivos, e não é por algum tipo de limitação que a pessoa é mais ou menos que os tidos "normais" (não gosto desta classificação)....o lance da vela, queria dar um toque clássico, com a mesa de madeira, que se tornasse amarelado com a iluminação....lógico que uma pessoa cega naõ precisa de velas para ler, mas quis fazer um torcadilho....alguns entenderam...
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP