Autor Tópico: Dúvida sobre fungos  (Lida 1530 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 20 de Junho de 2005, 23:04:37
Um amigo meu vai me emprestar uma lente, mas me disse que ela pode estar com um pouco de fungo. Minha dúvida é a seguinte: se eu usar essa lente e ela de fato estiver com fungo, o fungo pode "passar" para a minha câmera e para a lente que eu usar depois?

Um abraço!


Mineiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
    • http://
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2005, 23:45:49
Olha cara, os esporos do fungo dessa lente podem até chegar na sua lente... mas esporos de fungo tem aos milhões, em cada metro cubico de ar... o q importa é vc manter a sua lente bem acondicionada q eles não se desenvolvem...


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2005, 00:31:17
Obrigado pela resposta, Mineiro. Mas em relação à câmera, os fungos podem agir sobre ela e danificá-la?


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2005, 10:36:35
Citar
Um amigo meu vai me emprestar uma lente, mas me disse que ela pode estar com um pouco de fungo. Minha dúvida é a seguinte: se eu usar essa lente e ela de fato estiver com fungo, o fungo pode "passar" para a minha câmera e para a lente que eu usar depois?

Um abraço!

Puxa.. bem legal a sua observação...
Bom, eu não entendo nada de biologia, mas acho que deve afetar a câmera tb.
Porém, não será tão trágico como o estrago feito nas lentes, inclusive porque nas lentes o fungo entra "por dentro" e até "no meio" dos poros do vidro/cristal/plástico etc... deixando a lente inutilizável, dependendo da situação, enquanto que na câmera, se afetar apenas o corpo, não afetará em nada o funcionamento.
Agora se o fungo se infestar por toda a câmera, indo para a parte dos mecanismos e inclusive o sensor, o prisma, o viewfinder, etc... vixchs... aí já começa a complicar.... mas para que isto aconteça, a pessoa tem que ser muito "relaxada" ou então tem que chover uns 200 dias seguidos... heheh :lol:
Bem, mas se estiver alguém "fera" em biologia e/ou que tenha uma câmera bem "velhinha" que esteve em situações semelhantes a citada, por favor, nos fale.
Abraços,


Renato
 
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2005, 11:50:47
B) O que sei é que numa máquina de filme o fungo pode atacar desde os elementos do visor, o prisma e o espelho, ou seja, nada impede que ele vá morar no sensor. Só acho que o sensor, durante o uso deve ficar aquecido por ser um componente que recebe energia, e se ficar aquecido diminui um pouco o risco, mas não o impede de forma alguma.
As objetivas mais baratas da Canon por exemplo tem os elementos colados e não presos por anéis o que dificulta a desmontagem e limpeza. Evite usar componentes mofados (até a bolsa pode ficar ceia de fungos) e livre-se desta preocupação. Nunca vi mas creio ser uma desgraça o surgimento de fungos numa compacta ou numa prossumer, pois vai ser muito difícil a limpeza.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE