Autor Tópico: Formatura - Orientação e Dicas  (Lida 2751 vezes)

Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Online: 29 de Novembro de 2007, 21:16:20
Caros,

fui convidado para a formatura de uma prima, e ela pediu para eu levar a minha camera para fazer umas fotos ... indaguei se não haveria problema, pois sei que esses eventos as empresas fecham pacotes, ela me disse que os convidados podem levar camera e fazer fotos a vontade, porém minha dúvida é: a minha camera é uma Canon 20D e teria que usar flash, e isso poderia incomodar os colegas que estão trabalhando, talvez poderiam achar que estaria invadindo o espaço, não sou fotografo profissional, pensei em uma compacta mas não tenho nenhuma ... peço a orientação e dicas do colegas ... o que vcs acham ??

Obrigado,
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2007, 18:35:20
Olá Nigazz, peça sua prima para olhar no contrato que a turma assinou com a agência de foto se fala alguma coisa quanto à exclusividade deles fazerem as fotos. Caso não seja mencionado nada, tudo bem! Mas aconselho de no dia da formatura entrar em contato com a equipe de fotógrafos ou algum responsável e conversar a respeito, dizendo que você vai fazer algumas fotos da sua prima somente, etc.. e tal. Mas acredito que no contrato deve vir alguma cláusula citando o não uso de equipamentos profissionais por parte de outras pessoas, deixando o direito de exclusividade para a empresa quanto à cobertura fotográfica do envento.

Fotografei uma serimônia de formatura 2 vezes para amigos e a equipe me deixou fotografar, porém meu acesso ficou restrito às cadeiras dos espectadores, ou seja, ou não podia me deslocar e ir lá na frente fotografar.

Mas tudo é conversado. O incoveniente é chegarem alguns seguranças ignorantes e começarem a falar baboseiras no ouvido da gente.

Fotografar com compacta fica muito limitado, por causa do ruído e da baixa potência do flash.

Até,


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2007, 20:10:49
Olá Nigazz, peça sua prima para olhar no contrato que a turma assinou com a agência de foto se fala alguma coisa quanto à exclusividade deles fazerem as fotos. Caso não seja mencionado nada, tudo bem! Mas aconselho de no dia da formatura entrar em contato com a equipe de fotógrafos ou algum responsável e conversar a respeito, dizendo que você vai fazer algumas fotos da sua prima somente, etc.. e tal. Mas acredito que no contrato deve vir alguma cláusula citando o não uso de equipamentos profissionais por parte de outras pessoas, deixando o direito de exclusividade para a empresa quanto à cobertura fotográfica do envento.

Fotografei uma serimônia de formatura 2 vezes para amigos e a equipe me deixou fotografar, porém meu acesso ficou restrito às cadeiras dos espectadores, ou seja, ou não podia me deslocar e ir lá na frente fotografar.

Mas tudo é conversado. O incoveniente é chegarem alguns seguranças ignorantes e começarem a falar baboseiras no ouvido da gente.

Fotografar com compacta fica muito limitado, por causa do ruído e da baixa potência do flash.

Até,

Conversei com ela e a mesma me disse que não tem contrato, a unica coisa que falaram foi que não é permitido contratar fotográfo de fora para cobrir o evento ...mas os convidados poderiam fotografar de boa ... e eu sou convidado com uma camera Dslr ... bem eu espero não ter problemas, mas antes vou conversar com os caras para não ter contatempo ...

Valeu Beto ...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2007, 22:30:38
Bom, tenho alguma experiência em formaturas...o que posso dizer é que como não há contratos, sem problemas, desde que quando fotografar sua prima, informe que será um a´so pessoa, pois o problema da empresa é aparecer outro de fora, e fazer diversas fotos e vender mais barato, onde a empresa leva prejuízo, pois teve aluguel de salão, decoração, profissionais dentre outras coisas.....
Se foi liberado, sem problemas, vai fundo....mas que vão crescer o olho em cima da sua camera, não tenha dúvidas....

abraços...
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2007, 23:03:50
Pois é... em formaturas tem empresas que abusam!

Eu me formei em direito, não fiz contrato com nenhuma empresa de fotografia.
Mas os "danados" me enviaram uma cartinha com selo de 0,20 centavos, umas 2 semans antes, com uma folha dizendo que no dia da formatura não podia levar câmera porque foi um contrato firmado.
Mas só se foi um contrato unilateral hahah

Bem... conclusão: levei minhas câmeras (levei mais de 1 SLR), dei umas na mão de meus convidados e fiquei tirando algumas tb.... é claro que não dá para vc cobrir a festa haahah (que nem foi esta a minha intenção),  tanto é que tiramos mais fotos na mesa e umas dançando.... mas não deu problema nenhum não. Mas teve uma hora que falei com um fotógrafo do evento que eu estava "sussegado" porque querendo ou não todos ficam te olhando...

Uma dica é esperar mais para o final, inclusive para evitar problemas (mesmo quando vc fala antes com fotógrafos no local).... pois a maioria dos fotógrafos são free lancer, deu meia noite, eles vão embora... aí vc aparece e tira as fotos da sua prima, de seus amigos, com o garçon, hahah , etc...

E SABEMOS COMO É DIFÍCIL GANHAR DINHEIRO COM FOTOGRAFIA, ETC...
E QUE EQUIPES DE FORMATURA POSSUEM MUITOS PROFISSIONAIS, ETC...
MAS QUE É SACANAGEM COBRAR R$1.800,00 POR 74 FOTOS (apenas UMAS 5 OU 6 BOAS) COM UMAS MONTAGENS COM FOTOS REPETIDAS, INCLUSIVE COM TURMAS DE OUTRAS SALAS (APENAS PARA ENCHER O ALBUM) É UM ABSURDO!

Mas todo o caso, leve a câmera... de ser problema você fala que vai guardar, etc.. se não der, você terá as fotos que tanto sua prima quer.

Gr. abraço,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2007, 00:30:26
É colega,

algumas empresas abusam mesmo, todos nós temos que correr atrás, mas acho meio caro 1800,00 ... bem minha intenção não é atrapalhar os colegas que estarm lá ... mas sim registrar alguns momentos da garota, espero não ter problemas não ...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/