Autor Tópico: Estou maluco !!??  (Lida 1230 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 03 de Dezembro de 2007, 15:14:56
Amigos foristas,

Certas indagações só ouvindo (lendo) a opinião dos amigos para saber se estou maluco ou não.

Em outubro do ano passado tive que mandar minha câmara para Tanaka porque o sensor estava uma lástima de sujeira. Moro num lugar muito úmido, principalmente no inverno e não tomei as devidas precauções.
Depois deste incidente, resolvi eu mesmo fazer as limpezas quando necessárias. Moro em Recife, bem longe do Tanaka.

Me equipei de tudo. Sensor Swab, Eclipse, Sensor Brush (pincelzinho fantástico) e Sensor Loupe - essa lupa mostra tudo dentro da máquina.

Consigo fazer uma limpeza satisfatória, mas não o suficiente para meu nível de exigência. Porque em muitas vezes o sensor tá uqase limpo, mas precisa de uma "coisinha" pra melhorar. Aí dá-se a m... Em vez de tirar a "coisinha" bota mais e começa tudo de novo.

Meu critério de avaliação é colocar a lente em infinito, abertura mínima f/22, focar em fundo branco, abrir no PS e fazer auto-níveis. Este procedimento é cacete mesmo. Mostra até o grão mais diminuto.

Se quando mandei pro Tanaka tivesse conhecimento deste procedimento teria feito pra ver se a limpeza é 100% ou 95% ou até 80%. Quem sabe?

Esse tipo de sujeira só aparece com foco longo e abertura mínima, o que muitas vezes nem usamos no dia a dia.

Agora a questão: Estou maluco ou não?


zairon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2007, 15:54:42
nas fotos, tu consegue notar a sujeira? caso não.. então, esquentar pra que?


Petrucio Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
    • http://www.flickr.com/photos/petruciomoraes/
Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2007, 17:02:01
Desencana. Poeira é coisa de louco. Dizem que as cameras já vem de fábrica com elas dentro do corpo. É complicado fazer uma limpeza 100%... Agora se no seu resultado final a sujeira é imperceptível, não tem porque esquentar a cabeça com isso.
Elton Petrúcio Moraes
Nikon D70s / Nikkor 18-70mm
www.flickr.com/photos/petruciomoraes


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2007, 00:44:57
Como vc não deve ser maluco para ficar fotografando parede branca em F22 e depois aplicar Levels auto....pode ficar tranquilo pois o pouco que sobrar não vai ser percebido em 99,99% das suas fotos e mesmo assim se surgir alguma coisinha o clone acaba com ela em segundos.
Sabe quantas vezes limpei a minha D70 de quase 4 anos? 1 vez no Tanaka e depois em casa com a bombinha e um aspirador 2 vezes. A minha D50 com 2 anos nunca limpei.
Por coincidência hoje pude reparar em 2 pequenas sujeirinhas bem leves. Nem esquentei: Clone e vida pra frente. Daqui mais um ano eu talvez limpe....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2007, 16:58:44
Desencana. Poeira é coisa de louco. Dizem que as cameras já vem de fábrica com elas dentro do corpo. É complicado fazer uma limpeza 100%... Agora se no seu resultado final a sujeira é imperceptível, não tem porque esquentar a cabeça com isso.

é só ele pedir para alguem de uma fabrica de cartuchos de tinta (impressoras, etc) fazer a limpeza pra ele.

ai sim, será uma limpeza 101% ..rsrss