Autor Tópico: SUPER DUVIDA - Nikon D-40 com SB-28  (Lida 2253 vezes)

agvneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 05 de Dezembro de 2007, 07:24:15
Olá, preciso de mais uma sugestão dos feras da fotografia
Tenho uma Nikon F-601, com Flash SB-28 e uma lente 50mm f1.8 AF

Me animei muito com a possibilidade de comprar uma Nikon D-40 depois que soube da possibilidade de usar esse flash e essa lente com na D-40. Depois soube que a lente nao poderia ser usada no AF e não sei se o SB-28 faz ITLL com a Nikon D-40

Seguem as dúvidas

1) Vale a pena usar essa lente se não for pra ser AF ? O quão dificil é o manuseio dela ? E como funcionaria um flash sem ser no automatico ?
2) Já que meu flash e minha lente não são 100% compativeis, a Nikon D-40 é realmente a melhor opção de compra ? Lembrando q eu quero uma maquina semi-profissional (nao tenho dinheiro para comprar D-200 e etc, mas tambem nao quero comprar maquinas tipo sony H-9) ?
3) Caso eu resolva vender esse kit, por quanto eu poderia vender e se vocês sabem de alguem que poderia se interessar por ele ?

Muito obrigado, espero que possam me ajudar


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:22:24
1) Este lente é muito boa e você deve mante-la. Vai ser necessario fazer o foco no olho ou usando o indicador de foco automatico, e isto não é muito comodo. O ideal era você tentar primeiro, numa loja ou com a camera de um amigo. De qualquer forma vc vai precisar de outra lente, pois com o fator de crop a 50mm terá angulo de visão de uma 75mm.
O flash SB-28 não funciona em TTL com nenhuma SLR digital. Com a D40 ele funciona em modo manual ou automatico.
2) Na faixa que você esta falando, as opções são a D40, D40x ou Xti. Eu particularmente gosto muito da qualidade da imagem da D40/D40x, e você pode manter a sua lente.
3) Não sei quanto você pode conseguir pelo kit, mas tentei vender recentemente a minha N90 com SB-27 e descobri que está muito dificil vender maquina de filme. Já a sua lente 50mm tem saida mais facil.

Um abraço,

Luiz


agvneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:30:51
Luiz, muito obrigado pela resposta

Estou mesmo inclinado a comprar a D40.. so uma ultima pergunta bem de leigo.. como assim o flash não funciona em TTl em nenhuma SLR digital ? Que perdas eu tenho se ele estiver somente no automatico ?

Quanto a lente mesmo tendo que usa-la no manual, acho que vale a pena também mante-la, gosto muito de tirar fotos no manual e ainda que seja pouco comodo, é uma opção a mais

Valeu mais uma vez


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:55:11
A primeira geração de SLRs digitais da Nikon já era incompatível com os flashes mais antigos (SB-28, SB-27, etc). Os flashes com DX no nome, tipo o SB-28DX foram lançados para a esta geração. As maquinas mais novas, D70, D200, D80, D40, etc precisam do SB-800 ou SB-600 para operarem em TTL. Veja a tabela de compatibilidade  no link abaixo:
http://support.nikontech.com/cgi-bin/nikonusa.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=886&p_created=1049998666&p_sid=_-WiXrSi&p_accessibility=0&p_redirect=&p_lva=&p_sp=cF9zcmNoPTEmcF9zb3J0X2J5PSZwX2dyaWRzb3J0PSZwX3Jvd19jbnQ9Niw2JnBfcHJvZHM9ODgmcF9jYXRzPTE3OCZwX3B2PTEuODgmcF9jdj0xLjE3OCZwX3NlYXJjaF90eXBlPWFuc3dlcnMuc2VhcmNoX25sJnBfcGFnZT0xJnBfc2VhcmNoX3RleHQ9Zmxhc2ggY29tcGF0aWJpbGl0eQ**&p_li=&p_topview=1

A perda que você vai ter é na maior precisão do TTL, pois a medida da luz é feita pela camera. Além disso, usar fill-flash é muito mais fácil com TTL. Em outras palavras, em modo automatico ou manual, você vai precisar intervir mais, o que depois de um tempo de testes não será grande problema.

Um abraço

Luiz


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2007, 18:34:54
Sem o TTL você não terá a operação automática do flash.
Somente a série DX e os SB novos que são compatíveis com TTL, a sigma e a Metz também possuem bons flashs D-TTL e i-TTL para Nikon, com tanto ou mais recursos que o próprio SB800. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.