Autor Tópico: Super compactas  (Lida 3478 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 08 de Dezembro de 2007, 21:10:59
André,

Parabéns pela aquisição, pra mim hoje as compactas da Canon são as melhores compactas do mercado, seguido pelas câmeras da Panasonic, deixando Fuji para trás.

Quando vejo as fotos da Canon A720, A710, AXXX, eu vejo como os CCDs pequenos podem ser bem explorados, isso quando se tem um bom processamento e uma boa lente......

Obrigado


Andre Machado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2007, 00:28:05
Obrigado Leandro,

Realmente estou encantado com a câmera, é completa nas funções com um tamanho ótimo. Ainda estou na fase de testes, mas nesta semana quero colocar umas fotos dela.


Abs


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 09 de Dezembro de 2007, 00:33:23
A G9 é uma tremenda câmera, mas não passa nem perto de ser supercompacta...

:)

Recentemente minha namorada comprou uma Fuji Z10fd que eu fiquei impressionado, ela é muito pequenininha, barata e faz um bom trabalho até ISO 200 e tem o 400 usável, para dia a dia, e andar no bolso é show de bola. :)
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2007, 00:35:32 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #18 Online: 09 de Dezembro de 2007, 00:46:13
Muito bom André@!
Fico feliz que eu tenha lhe ajudado e principalmente por estar gostando da câmera.
É uma "p**a" câmera mesmo heheh

André,

Parabéns pela aquisição, pra mim hoje as compactas da Canon são as melhores compactas do mercado, seguido pelas câmeras da Panasonic, deixando Fuji para trás.

Quando vejo as fotos da Canon A720, A710, AXXX, eu vejo como os CCDs pequenos podem ser bem explorados, isso quando se tem um bom processamento e uma boa lente......

Obrigado

Olha Leandro, não sei se é bem assim a comparação... heheh - dependendo a aplicação creio que as panasonic são infinitamente melhores (durante o dia e para paisagens, creio que não tem para outras.... tenho uma limix fx9 e posso te garantir) e durante a noite, as fuji são espetaculares.... tenho uma f11 e te garanto que tem pouco ruído no mesmo nível do que a maioria das câmeras canon compactas)
Hoje não dá para garantir marca e sim modelos e o motivo para a aplicação da câmera... o mercado está bem competitivo... nesta lista, até a sony dependendo o modelo apresentaria "teoricamente" fotos melhores hahahh

Gr. abraço a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2007, 09:15:48
Renato,

Eu também acho as Panasonics muito boas, com lentes muito bem construídas...inclusive a Panasonic LX2 é a câmera que mais se aproxima do meu objetivo de equipamento, faltando apenas melhorar o sensor e a velocidade de foco, para se aproximar de uma DSLR......e quando isso acontecer vou abandonar as DSLR para ter somente uma compacta.

O único detalhe que ainda acredito que as Canon estão na frente é com o sensor Sony ou o processamento (Não sei definir qual dos dois), mas mesmo em ISO baixo as Panasonic apresentam ruído incômodo.

Valeu


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #20 Online: 09 de Dezembro de 2007, 15:32:08
As Canon meramente têm forte algoritmo de redução de ruído. Só isso.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Dezembro de 2007, 18:54:57
As Canon meramente têm forte algoritmo de redução de ruído. Só isso.

Ivan,

Pode ser, eu sinceramente não saberia dizer a razão.

O que eu tenho visto com este processamento da Canon é uma imagem com menos ruído, mas também com pouco mais detalhes.

Olhem um exemplo abaixo.
ISO100
http://www.imaging-resource.com/PRODS/A720IS/FULLRES/A720ISINI0080.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/LX2/FULLRES/LX2INI0100.HTM

ISO400
http://www.imaging-resource.com/PRODS/A720IS/FULLRES/A720ISINI0400.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/LX2/FULLRES/LX2INI0400.HTM

Abraço


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 10 de Dezembro de 2007, 00:15:32
Bem, esta crop,é do terceiro link da sua mensagem... A tal "imagem limpa da Canon".

Esta limpa...de detalhes do cabelo -risos.

Sabe o que é isso? São algoritmos de supressão de ruído. E olha que é uma imagem superexposta. Observe a imagem inteira e verá que há estouros na blusa branca da mulher...

Sinceramente, você gosta desse tipo de imagem?



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 10 de Dezembro de 2007, 07:38:36
Ivan,

Na verdade em ISO400 nenhuma delas entrega uma imagem satisfatória, principalmente depois de acostumarmos com câmeras de sensor maior, porém note as diferenças entre as duas primeiras imagens (Canon  x Panasonic). A avaliação que mais me preocupo ainda é em ISO baixo, pois é cerca de 90% das minhas fotografias.....repare como na imagem Canon existem muito mais detalhes preservados, tonalidade de cores na face, e principalmente menos artefatos por conta da redução de ruído.

Eu coloquei também em ISO400, pois dos 10% restante das minhas fotos eu acredito que pelo menos uns 7% são em ISO400, ou seja, ainda é uma sensibilidade importante pra mim.

Eu sinceramente não tenho uma opinião formada sobre o que é um bom desempenho do sensor ou um bom desempenho do processamento, mas quando vejo fotografias de várias câmeras que utilizam o mesmo sensor (tamanho x qtde de pixels), noto de imediato um melhor resultado das Canon, e não somente na quantidade de ruído, mas principalmente na preservação de informação de cores, parece que eles sabem lidar melhor com as deficiências do sensor.

Valeu


Andre Machado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #24 Online: 10 de Dezembro de 2007, 09:13:07
Olá amigos,

É realmente eu estou bem contente com a G9, claro que não vou compará-la a uma imagem de uma DSRL, pois nem é essa a intenção, o que eu quero nela é realmente tamanho compacto, controles manuais, gravação em Raw e boa qualidade ótica, é uma máquina que quero utilizar para levar a todos os lugares, diferente do que acontece com minha SLR de filme hoje.
Acho que se a gente ficar buscando a qualidade das Reflex em uma compacta, pelo menos no momento não conseguiremos chegar em um acordo.... rsrsrsrrss

Com relação ao nome do tópico, mais uma vez me desculpem, é que acabei considerando como "supercompacta", por ser uma compacta com vários recursos, quando depois vi que o termo supercompacta é utilizado para câmeras com tamanho bem reduzido... rsrsr...

Obrigado!


Abraços aos amigos e boas fotos!!!








Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 10 de Dezembro de 2007, 09:14:28
De fato na primeira imagem a Canon apresenta um resultado melhor.

É preciso considerar algumas coisas aí. A resolução da Canon quando em 12mpx é maior do que a resolução da Panasonic que deve, na proporção 3:4 conrresponder a 7.5mpx. Por que? Porque os 10mpx da LUmix LX1 espalham-se por um sensor mais largo. Se tirarmos deste sensor o recorte central de mesma proporção que o da Canon, ficam 7.5mpx contra os 12mpx. Evidentemente o inverso é verdadeiro. Se cortarmos os 12mpx da Canon na proporção 16:9 teremos 9mpx, menos que os 10mpx da Panasonic. Assim, coisas que enchem o quadro em uma das dimensões sofrerão relativamente perda de reolução.

A segunda coisa a considerar é que esses testes pouco valem para fotografar direito com uma super-compacta, como você as chama. Para usar uma câmera assim é imperioso que seja em RAW. Não há sentido algum em comprar uma câmera de 400/500 dólares para usar em JPEG, é um contrasenso.

E em RAW os algoritmos de redução de ruído ficam desabilitados, e somos nós que precisamos escolher o tratamento. Digo aqui o seguinte: sim, a G9 EM RAW é uma excelente cãmera, uma das melhores do segmento. Em JPEG é ruim como todas as demais.

A terceira coisa nessa comparação a considerar é que são comparados produtos diferentes com finalidades diferentes, e não produtos similares. A Panasonic não é projetada para o mesmo público da G9. O formato do sensor muda completamente as possibilidades fotográficas.

Uma lente que começa com 35mm equivalente em sensor 3:4 tem um ângulo de cobertura horizontal (ou na maior dimensão) correspondente ao de 37mm, mais ou menos, comparativamente ao filme 35mm. Porque? Porque os ditos 37mm são na diagonal, e a diagonal é mais em pé, ou seja, uma mesma diagonal produz um retângulo de lados proporcionalmente menores (mais quadrado). O compromisso ótico é bem menos crítico, você está projetando uma imagem mais próxima do círculo. Em compensação, não está de fato oferecendo uma GA, pois 37mm é uma GA modestíssima.

No caso da Panasonic, a lente projeta um círculo maior e de fato uma Grande angular. Aí dá-se o oposto. Como o retãngulo é espichado (16:9) e esse é de fato o formato do sensor, os 28mm nominais equivalem a um ângulo de cobertura que em filme seria de 26mm. O compromisso ótico é muito maior, e a ótica tem de ser muito melhor para entregar isso como entrega, isto é, com nitidez de ponta a ponta.

É muito mais fácil fazer uma lente que entrega 37mm de ângulo de cobertura-equivalente na maior dimensão do que uma lente que entrega 26mm de ângulo de cobertura-equivalente. A diferença de cobertura é enorme. Ótica custa caro.

Então, o que é preciso ao avaliar essas cãmeras é saber o que se quer, o que é importante para nós no balanço geral, e deixar um pouco de lado os reviews em JPEG. Falando de forma muito franca: se você quer fotografar em JPEG, então compre uma câmera pela metade do preço como a nova Fuji FD50 e seja feliz. Para que gastar uma grana se não vai aproveitar a câmera?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 10 de Dezembro de 2007, 09:18:22
Uma última questão.

Não há nenhum sentido em se querer "uma compacta com qualidade de DSLR". São arquiteturas diferentes, com possibilidades diferentes. Quem quer a linguagem da DSLR, compre uma DSLR. Nenhuma compacta fará a linguagem da DSLR nunca. Nas veja, não estou falando de qualidade, mas de linguagem.

Cada arquitetura de cãmera tem sua linguagem, e não existe sentido em compará-las. Por exemplo, não há sentido em comparar 35mm de filme com 6X6 de filme. São duas modalidades. Duas formas de abordar. Duas lkinguagens de DOF, composição, etc. Quem quer uma compacta e sabe para que quer, ótimo. Mas quem quer uma compacta para fazer o papel de DSLR, bem, aí a pessoa já parte de um engano.


Andre Machado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #27 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:46:04
Com certeza Ivan... é exatamente o que penso, e o que queria dizer! Como em todos os outros tópicos que esteve, sempre esclarecedor!! :)



Abraços