Autor Tópico: AJUDA FOTOS ESTOURADAS!!!  (Lida 8679 vezes)

raigdias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Online: 06 de Dezembro de 2007, 12:40:53
Boa tarde galera. Necessito da ajua e vocês fui num a festinha de criança e levei minha camera e lá fui eu brincar de aprender, fato é que estou apanhando demais , usei a lente ki e o flash 430 ex olha minha foto como ficou estourada:



Exif:
Comprimento focal : 22mm
velocidade: 1/100
abertura: F/3,5
iso: 200
medição: Parcial

e aumentei a potencia do flash em +1 na camera

Como posso fazer a mediação de forma a nao estourar, visto q tinha branco demais
dese e já obrigado
Raimundo Dias - Belo Horizonte MG
Camera Canon Rebel Xti
18-55 Kit
75-300 USM
50mm F1.8
Flash 430 ex
Grip


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2007, 22:26:38
Voce mesmo já respondeu, tira o +1 que colocou na camera, pelo visto +1/3 ficaria de bom tamanho para ter um "brilho" a mais.

Abraços.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2007, 23:55:33
Voce mesmo já respondeu, tira o +1 que colocou na camera, pelo visto +1/3 ficaria de bom tamanho para ter um "brilho" a mais.

Abraços.

Além disso rebater no teto pode ficar legal tb.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2007, 01:06:13
Amigo tem várias questões que podem estar proporcionando este problema, a primeira é a relação de planos da foto, os itens em primeiro plano ficarão mais claros do que os em segundo plano, se a medição (parcial) for feita no segundo plano é claro que o primeiro plano deverá ficar estourado.
Outro fator é a compensação de exposição que você fez, +1 ponto sinificaria você medir para um item Zona VI, dessa forma você superexpor 1 ponto medindo no rosto da menina poderia possibilitar um bom resultado, porém se a medição for feita na camiseta o rosto já ficará superexposto, então na verdade é um somatório de problemas, sugiro a você dar uma aprofundada nos conceitos de exposição, que ajuda a melhorar bastante o rendimento nesse tipo de foto.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2007, 22:04:50
Nestas situações eu costumo trabalhar com menos 1/3. Levantar um pouco depois (mesmo em JPG) não afeta tanto assim. Neste tipo de foto raramente vai ter ampliação maior que 20x30, então fica com bastante qualidade ainda.
Bem, este é o meio jeito, mas cada um tem suas manhas.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


cacaw

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2008, 13:55:28
Estas dicas vale para fotos em dia nublados?
Quando faço as fotos elas saem estouradas, lavadas e sem nitidez nenhuma.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2008, 20:20:12
Acho que o ideal é dar uma lida no manual da cêmera e fazer uns testes antes de ir à campo.

Tô aprendendo a usar um 550EX na minha cam...

A minha por exemplo faz o TTL com medição parcial centrada. Sabendo disso eu posso ter uma idéia de como o Flash vai se comportar do TTL e compensar um pouco de acordo com a cena.

Além disso tem a função "Felt" que posso usar em casos que eu sei que o objeto em primeiro plano pode estourar facilmente e o pré flash não vai incomodar.

Não sei se é por causa do crop da câmera que o 550EX não lê, mas nos testes em geral tô tendo que aumentar em +1 ou +1/3 ponto a exposição do Flash para preenchar todo o histograma sem estouros... mas isso não importa pois cada caso é um caso.

Mas em minha cam se tiver um objeto branco num canto como esse mostrado aí vai estourar sim pois o TTL é medido pelo centro e não "vê" direito essa luz que vem da borda do quadro.

Pra resolver ou eu compenso na exposição (considerando a distância) ou uso o "felt" apontando pro objeto no canto antes de clicar no enquadramento correto.

Abraço.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2008, 08:40:04
Já te deram todas as dicas e se aprofundando um pouco mais no estudo de fotometria e exposição vc vai conseguir ter maior controle das suas fotos.
Além do cuidado com a medição eu sempre procuro utilizar o flash à 45° com stofen ou rebatido no teto, quando ele é branco ou de cor clarinha, evidentemente.


Estas dicas vale para fotos em dia nublados?
Quando faço as fotos elas saem estouradas, lavadas e sem nitidez nenhuma.

cacaw,
Procure prestar atenção no WB da sua cam se está setado para dia nublado quando desta condição. Se vc fotografa em RAW dá para corrigir no pós, mas em jpeg é bem mais difícil.

Abs
« Última modificação: 24 de Abril de 2008, 08:43:31 por chellosp »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Shinon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
    • Shinon's Multiply
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2008, 12:06:59
Ja foram dadas diversas dicas e indicaçoes p/ tentar impedir q as fotos saiam estouradas, dicas mto boas, eu msm vo aproveita-las
Mas para essa foto ja feita, eu aconselho a utilizacao do Photoshop Lightroom, ele eh d utilizacao mto facil e possui uma opcao propria para correcao d exposicao. Ou o PS comum msm, c vc souber utilizar, oq nao eh o meu caso
Belo Horizonte/MG
Nikon D80 + Nikon 18-135mm f/3.5-5.6G ED-IF AF-S DX + Nikon 70-300mm f/4.5-5.6G ED-IF AF-S VR

http://www.flickr.com/photos/shinon_sze/
http://shinon.multiply.com


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2008, 17:06:02
Ja foram dadas diversas dicas e indicaçoes p/ tentar impedir q as fotos saiam estouradas, dicas mto boas, eu msm vo aproveita-las
Mas para essa foto ja feita, eu aconselho a utilizacao do Photoshop Lightroom, ele eh d utilizacao mto facil e possui uma opcao propria para correcao d exposicao. Ou o PS comum msm, c vc souber utilizar, oq nao eh o meu caso

Se a foto original foi capturada em RAW é possível corrigir a exposição através do Light.. caso contrário você vai estar apenas puxando no jpeg e consequentemente perdendo ainda mais qualidade.
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


gabrielfotografo

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2008, 18:33:20
Trabalhe com flash no manual  e mais facil controlar a entrada de luz.