Autor Tópico: Dúvidas sobre a gestão do fórum  (Lida 2334 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 09 de Dezembro de 2007, 10:27:07
Faz tempo que não posto no fórum por falta de tempo e por causa de umas coisas que prefiro nem ficar reclamando, mas essa aqui vou comentar:

Esses dias coloquei um anúncio da minha D50, esqueci de colocar a cidade, nem sabia que agora havia essa regra, em cinco minutos o André Sena fechou o tópico, podia ter tido ao menos a educação de me pedir para corrigir, eu teria corrigido em minutos, mas fechou, tive que enviar a cidade por mp, para dai no outro dia reabrirem. Mas tudo bem, tava errado mesmo, regra é regra.

Uma semana depois o Cavasotti me comentou a mesma coisa, irritado, com razão, não é usuário estranho, posta, responde e tira dúvidas, compra, vende, posta offtopic há mais de dois anos, eu há mais de três, mas foi lá o Sena ou o Guto (no caso dele não lembro qual dos dois, e pah fechou), sem choro. Mas tudo bem, certo, é a regra, não?

Agora isso daqui, e o Kergi me desculpe, não é pelo tópico dele, até pq às vezes não sabemos bem onde postar, mas a queixa é sim o fato de ser claramente um offtopic e nenhum dos dois moderadores linha dura fizeram o serviço, que porr* de regras são essas então?

Aproveito e deixo duas sugestões, já que fizeram um off aqui nos classificados, a sugestão vai aqui mesmo: 1) pq desabilitaram a possibilidade de modificação dos tópicos depois de algum tempo? isso era ótimo, reduzi por exemplo o preço de um produto, ai fico dando up sem necessidade, e não posso alterar no título que fica com o preço antigo, ou não se pode corrigir algum eventual erro do anúncio; 2) gosto é gosto, respeito, mas o azul antigo era muito melhor que fundo branco com letras laranjas, nem tenho entrado no fórum pq não dá vontade de ler assim, poderiam fazer uma enquete a respeito, mas eu sou fan do azul (nao é a toa que 99% dos fóruns tem essas cores, inclusive o orkut, por algum motivo deve ser).

Que não me entendam errado, mas se é para burocratizar o fórum, fazer linha dura, beleza, mas tem que ser coerente, não só de vez em nunca.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2007, 10:32:03 por GRM »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2007, 10:50:05
Gustavo final de semana os moderadores entram menos, além disso existe a ferramenta de denúncia no rodapé que quse sempre é usada para os classificados, mas ninguém usou neste aqui, eu como entro pela visualização de mensagens não lidas (acho que é o mesmo com o André que é Mod Global) acabamos não reparando sempre em qual sala que está, apesar de participar dos tópicos, porém basta usar a ferramenta de denúncia de tópico ou contatar um moderador quando encontrar algo anormal, é só uma questão de os usuários também ajudarem a moderação porque nem sempre percebemos os problemas, apesar de tentarmos resolver todos eles.
Outra questão, para essas queixas e dúvidas use a sala de suporte, evite o uso dos tópicos para tal, a sala de suporte é sempre lida pela equipe de moderação e é um lugar bem mais apropriado para discutir questões referentes ao fórum e seu funcionamento.

Quanto às suas dúvidas. A opção de edição foi desabilidada porque já esta prevista em regra a manutenção de logs e alguns usuários estavam editando os anúncios alterando características dos produtos ou apagando-os completamente após a venda, este procedimento além de anti-ético compromete a segurança das negociações do fórum, porque alguém pode negociar um produto de uma forma e entregar de outra, alegando que estava no anúncio enquanto na verdade não estava. Por isso que as edições só podem ser realizadas até 30 minutos depois da postagem, para evitar a perda de logs e que usuários mal intensionados prejudiquem usuários bem intensionados nas negociações. Em contrapartida também demos a opção do vendedor poder fechar o próprio anúncio finalizando a venda, o que colabora para a questão do controle sobre a finalização da venda. Caso queira fazer uma modificação no anúncio original você pode solicitar ao moderador a modificação do preço, pois eles farão isso sem problema, mas o corpo do anúncio não poderá ser modificado salvo com a aprovação dos moderadores.
Quanto as cores do fórum isso foi amplamente discutido quando o novo layout foi lançado (http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=17841.0), as cores atuais foram ajustadas por duas semanas até ficarem perfeitamente legíveis, e a leitura é feita em preto sobre branco e não em laranja sobre branco, o laranja é apenas para os links e foi dessaturado de forma a ficar legível em qualquer navegador, uma coisa que podemos até pensar a respeito seria em aumentar a fonte dos textos do posts.

A questão da "linha dura" é apenas visando organizar, uma infinidade de usuários nos pediram para obrigar a colocação de preços e cidade (como em outros fóruns), fizemos a modificação a pedido dos usuários, inserimos em regra divulgamos, estamos tentando fazer cumprir, é lógico que algo sempre passa, fazemos a revisão dos textos manualmente, final de ano os moderadores (assim como os usuários) entram menos e algo acaba sempre passando, é para isso que contamos com os usuários, antes nós tinhamos que receber mensagens dos usuários, hoje em dia disponibilizamos um link para que seja feita a denúncia do tópico, sempre que achar algo "irregular" e os mods demorarem para tomar uma atitude pode usar o link que é certo que o problema será resolvido bem rapidamente, porque toda a moderação global recebe um e-mail informando que o tópico está com um problema a ser avaliado. ;)
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2007, 11:04:26 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2007, 11:39:39
Como coloquei em PVT a crítica não foi exatamente a 'linha dura', Leo, sim a alguma incoerência. Regras são regras, são necessárias, mas tbm é necessário usar sempre e com alguma coerência, senão é melhor não ter.

Sou a favor da cidade e principalmente do preço, mas deixa uma msg para regularizar, se o usuário não obedecer, fecha, isso se chama de razoabilidade, bom senso, é como um guarda que vê vc com uma lanterna queimada no carro, a manutenção está perfeita, vc não tem multas, dá para deduzir que possivelmente queimou na estrada, seria um excesso aplicar essa penalidade, mas sempre tem o cara que segue a regra sem analisar em conjunto ao caso concreto.

Detalhe, meu tópico e do Cavasotti, ambos, foram fechados não só final de semana, mas de madrugada, então não se aplica, pq foram dois casos em dois finais de semana diferentes.

Com relação a possibilidade de má-fé por parte de algum usuário, olha Leo, sempre que negocio algo dou um print-screen, existem formas de precaver, existem punições aos usuários, nisso eu insisto, mesmo que não mudem, mas eu acho muito desagradável não poder alterar o anúncio, pq a alteração na imensa maioria das vezes é para correção de algum erro de digitação ou complemento de informação.

Não sou contra o uso de regras, são necessárias para não virar bagunça, o que não pode é burocratizar o que deve ser simples, ou usa-las sem um mínimo senso de coerência e razoabilidade.

Um abraço, Leo.
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2007, 11:54:44
Gustavo concordo com a questão do Printscreen, mas a política que adotamos visa manter as informações uma vez postadas, até mesmo por uma questão legal, estamos adotando a mesma postura do Mercado Livre.
Infelizmente não temos recursos para possibilitar a alteração do preço ou algo similar, estamos procurando algo que funcione se forma similar a um site de LEilão, o que possibilitaria alterar o preço sem poder alterar o anúncio (apenas adicionar conteúdo a ele), até o momento ainda não temos nada em relação a esta funcionalidade, mas estamos procurando.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2007, 18:33:20
a area de classificados desse forum é MUITO movimentada.

se vcs conseguirem um script bacana pra implementar o pessoal ia gostar mto.



se eu pudesse ajudar com programação eu ajudaria. mas nao entendo.
eu consigo no maximo imaginar o funcionamento

com aqueles desenhos que fiz aqui , Leo.


eu nao conheco o movimento nos outros foruns.
mas na questao 'compra/venda' esse aqui é muuuuuuuito movimentado.

tem muito mais posts (ou respostas à topicos) nos classificados do que em Arte, Passeio...
;)

abracos!


---
eu tenho um amigo programador.
ele é da UFSC (dai, de SP , Leo)... ele é um excelente programador. Ele ajuda no forum "webforum" (coisas sobre webdesign e webdeveloping). Ele que arrumar todo o esquema de programacão la.

vou perguntar algo a ele.
sugestao para aqui. quem sabe né. não custa nada =)

abracos!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2007, 18:49:21
Pedro toda sugestão e ajuda é bem vinda, se ele souber como nos ajudar pode ser de grande valia... :)

Diferente do que você colocou os classificados são quarta área em movimento do fórum, as áreas mais movimentadas do Fórum são a Galeria, Equipamentos e Arte Fotográfica (nesta ordem), mas os classificados são sem dúvida a área que proporciona maior dor de cabeça para administrar, porque muitos que postam nele não são participantes ativos, assim temos muitos problemas com regras, sem contar que é uma sala onde a segurança é muito importante, por isso temos muita dificuldade em manter esta área dentro do que esperamos dela, se você reparar fizemos muitas mudanças para ajudar nas relações comerciais, introduzimos o sistema de avaliações, barramos a edição para não termos mais problemas de usuários que apagam as informações, montamos um tutorial de segurança para as compras, ou seja, estamos tentando deixar a área o mais segura possível para os compradores e para os vendedores, nossa prioridade é a segurança, se pudermos dar segurança e manter a comodidade seria perfeito, mas sempre a prioridade do fórum é a segurança dos usuários que dele participam, todas as áreas que abrimos e tudo que fazemos é amplamente discutido e sempre tem que manter ou aumentar a segurança dos usuários para ser implementado, senão não fazemos, este foi o caso dos classificados e também das políticas da sala de passeios, que foram as salas que sofreram as maiores modificações na implementação da nova plataforma e sempre visando aumentar ao máximo a segurança. ;)
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2007, 18:52:10 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.845
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2007, 08:39:33


Uma semana depois o Cavasotti me comentou a mesma coisa, irritado, com razão, não é usuário estranho, posta, responde e tira dúvidas, compra, vende, posta offtopic há mais de dois anos, eu há mais de três, mas foi lá o Sena ou o Guto (no caso dele não lembro qual dos dois, e pah fechou), sem choro. Mas tudo bem, certo, é a regra, não?



Gustavo, bom dia.
Então eu peço desculpas, pois sempre que fecho um tópico nestas condições envio uma mensagem pessoal ao usuário explicando o pq deste procedimento e apontando as novas regras. Eu realmente devo ter esquecido de enviar a MP p/ vc.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.