Autor Tópico: Longa Exposição + ND  (Lida 7493 vezes)

Ferrarezze

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Dezembro de 2007, 11:14:26
Olá à todos.
Vendo as fotos de um cara chamado Denis Olivier (www.denisolivier.com), nota-se que usa looooongas expoxições em muitas de suas imagens. Tentei fazer algumas fotos no mesmo estilo e não obtive nenhum resultado satisfatório. Mesmo usando ISO 100, f29 e ND fator 8 em um fim de tarde nublado e não enquadrando o céu, consegui apenas 2 segundos de exposição. Nas fotos que vi, parece que ele expõe mais que 10 segundos pelo movimento nas nuvens e tal...Como ele consegue isso?? existe alguma técnica ou seria apenas o uso de vários filtros para aumentar o tempo de exposição???

Agradeço antecipadamente.
Renato Ferrarezze
Fuji FinePix S5000
Nikon D200+Nikkor 18-70mm
Yashica Electro 35 GS


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2007, 11:54:45
Oi Renato,

Lindas fotos as dele, obrigada pelo link.
Suspeito que o truque é a hora do dia que ele escolhe prá fotografar, da a impressão que todas são quaaaase `a noite, mas isso não serviria prás fotos de animais , por exemplo. Acho que tem uma boa dose de PS também.

()s

GuiGui  8)


Marcelo das Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2007, 10:26:20
Quero entrar nessa também. Acho inspiradoras as fotos da bambambam do flickr, a Rebekka:

http://www.flickr.com/photos/rebba/sets/1260435/

Talvez tenhamos que usar filtros ND sobrepostos.. Vamos ver.

Abraço,

Marcelo.
Marcelo Versiani

versiani.net


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2007, 11:46:55
Quero entrar nessa também. Acho inspiradoras as fotos da bambambam do flickr, a Rebekka:

http://www.flickr.com/photos/rebba/sets/1260435/

Talvez tenhamos que usar filtros ND sobrepostos.. Vamos ver.

Abraço,

Marcelo.

Maravilhosas mesmo !


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2007, 15:38:50
Amigos, as fotos são maravilhosas mesmo, incríveis, obrigado pelo link.
Qto às longas exposições, os filtros não tem nada a ver com o tempo de exposição, mas sim seu equipamento. Coloque no modo b - bulb, ou manual, e regule para 10s, 20s, 30s, etc e  vá experimentando os resultados. Tive uma S9500 e conseguia longas exposições.

abcs
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2007, 17:20:38
Amigos, as fotos são maravilhosas mesmo, incríveis, obrigado pelo link.
Qto às longas exposições, os filtros não tem nada a ver com o tempo de exposição, mas sim seu equipamento. Coloque no modo b - bulb, ou manual, e regule para 10s, 20s, 30s, etc e  vá experimentando os resultados. Tive uma S9500 e conseguia longas exposições.

abcs

Os filtros tem a ver sim. Se tiver num dia claro, não haverá 30s que de jeito, ehehe.

Renato, tente fazer a foto num horario mais...por do sol. Tem menos luz. Ou noturna. Ja fiz exposições das luzes da cidade ao longo de uma praia a noite com tempos de mais de 3 minutos.

Mas ainda acho que tem algo errado: 2s com ISO 100, um ND 8 e f/29...vc ta no Saara? ;D
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2007, 19:42:32
Tales não precisa estar no Saara não.
O sol do meio dia varia entre 14 e 16 pontos.
Considerando 16 pontos, você corta 8 do filtro e 9 do f/22 (arredondando) e você vai ter -1, para expor os -1 restantes você precisa de 2s, ou seja, é uma configuração perfeitamente aceitável para a luz do meio dia. ;)
Isso se considerar que a retirada de luz está em pontos, porque se for em vezes ai fica melhor ainda porque 8X é apenas 3 pontos.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 22:02:08 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


zap3

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2007, 19:55:25
Olá Pessoal,

Desculpem a minha gigantesca ignorância, pois sou amador,
ao meu ver essas fotos não foram feitas com "Bulb" ou elevado tempo de exposição e sim Gausian Blur ou motion Blur no Photoshop.
Observem que seria impossível ( ao meu ver) efetuar uma foto onde as folhas das arvores e arbustos estarem perfeitamente no foco e o céu apenas registrar o movimento,
E o efeito do vento sobre estes objetos?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2007, 20:31:04
Zap depende do que você chama de vento, um vento suave não compromete a nitidez e não provoca movimentos significativos para o registro, mesmo porque a maioria das fotos é feita de tal forma que as distâncias de movimentação dos objetos é insignificante em relação à distância entre a câmera e os objetos, tornando o movimeno dos mesmos relativamente muito pequeno para comprometer os registros,  essas fotos são bem clássicas de longa exposição, não tem nada de anormal nelas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2007, 20:31:17
mas ai é questão de escolha de local.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2007, 21:48:33
Galera,

Vou dar pitaco nessa discussão.
Concordo com o que o Leo falou sobre a distâncio do objeto em relação à câmera e a influência de um vento suave nisso.

Já conversei com gente que fez fotos semelhantes (não exatamente iguais), mas que tinha esse borrado na água (mar) e no céu. Só que a foto foi feita na Europa num país que tinha a luz natural totalmente diferente de nós aqui. Isso parece besteira, mas lembre-se que lá dependendo da época do ano é possível ter luz até 10h da noite sendo essa bem mais inclinada do que estamos acostumados.

Obviamente que só isso não é a diferença. É preciso escolher a hora do clique. Se vc pegar um dia que está com um vento preparando pra chover e que seja possível ver as nuvens se movimentando... Há grande chances de ter esse efeito.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Melão
Visitem meu flickr


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2007, 21:57:59
Acho esse assunto espetacular para um "desafio" ou concurso do forum.....
Que tal ?
 :D


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2007, 21:58:33
Amigos, as fotos são maravilhosas mesmo, incríveis, obrigado pelo link.
Qto às longas exposições, os filtros não tem nada a ver com o tempo de exposição, mas sim seu equipamento. Coloque no modo b - bulb, ou manual, e regule para 10s, 20s, 30s, etc e  vá experimentando os resultados. Tive uma S9500 e conseguia longas exposições.

abcs

Os filtros tem a ver sim. Se tiver num dia claro, não haverá 30s que de jeito, ehehe.
Renato, tente fazer a foto num horario mais...por do sol. Tem menos luz. Ou noturna. Ja fiz exposições das luzes da cidade ao longo de uma praia a noite com tempos de mais de 3 minutos.
Mas ainda acho que tem algo errado: 2s com ISO 100, um ND 8 e f/29...vc ta no Saara? ;D

Perdoem a minha pouca experiência, mas longa exposição, tipo 3mim, 30s, 10s, achava que só com muito pouca luz mesmo, nem imaginava que podia usar os filtros, como o Leo falou.  E não deve ser qq filtro, essa obs é boa, nem imaginava. Léo, que tipo de filtros, usados de dia, dão esse efeito, poderia explicar de novo? Não sai meio "escuridão artificial", ou parecido?...

abcs
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2007, 22:01:10
Filtros densidade neutra Sinval. São filtros que não alteram a cor da cena mas removem parte da luz que chega à lente, eles são graduados em número de pontos ou em dobras de luz.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2007, 22:47:51
O meu pitaco,eu acho que no caso de muitas fotos é basicamente ISO 50 ou 25,filtros ND sobrepostos e muito talento e paciencia.