Autor Tópico: Dúida sobre pilhas recarregaveis e seus recarregadores  (Lida 12927 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:43:48
Pedro normalmente se deixar parada um tempo com carga zerada fica difícil de salvar... :(
Já perdi várias pilhas assim... :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #31 Online: 10 de Dezembro de 2007, 11:32:20
Pedro normalmente se deixar parada um tempo com carga zerada fica difícil de salvar... :(
Já perdi várias pilhas assim... :(


opa pessoal.
valeu à todos pela força no topico

@Leo
elas nunca ficaram "paradas"
eu uso diariamente o PC. E sempre preciso das pilhas boas.

quando uma tecla começa a parar de funcionar ou o mouse... é sinal que a carga está começando a ficar insuficiente. Mas não zerada. Porque, senão, não funcionaria o Wireless.

Daí quando começa a falhar eu tiro tudo. e ponho, durante a noite, para recarregar =)


---
mas vou ver qual é o Recarregador do Guto e o que o Wellington mostrou.
Dai, eu compro.
O que tem LED parece ser mais prático e facil.

quanto ao tempo de recarga. 15 min ou 8h .. não faz diferença pra mim.
são mesmo para teclado que as uso. Daí, nao tenho urgencia =)


obrigado pessoal =)
valeu mesmo!  :D


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #32 Online: 10 de Dezembro de 2007, 11:58:25
Wellington pilhas de Ni-MH e de Li-on não têm efeito memória.
Não sabia. Valeu! Mas este carregador com indicação de carga é bem mais maneiro, não acha?

Citar
pena que neste que vc me passou, a gente ve claramente que são pilhas falsificadas  =\
ou. eu acho que são
andei lendo na internet e dizem que a panasonic e a sony só conseguiram ainda 2500mAh
Pedro a intenção era mostrar o carregador, não as pilhas. No entanto neste post http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=12683.msg129844#msg129844 o Adeilson dá boas dicas de como descobrir as falsificadas. Por ele as de 2700 que tenho são originias, inclusive uso bastante. Já as de 2100 não duram muito carregadas e foram as que vinheram junto com aquele carregador que vc postou comprada em loja séria.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2007, 12:00:35 por wdantas »


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #33 Online: 10 de Dezembro de 2007, 12:02:09
Pedro a intenção era mostrar o carregador, não as pilhas. No entanto neste post http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=12683.msg129844#msg129844 o Adeilson dá boas dicas de como descobrir as falsificadas. Por ele as de 2700 que tenho são originias, inclusive uso bastante. Já as de 2100 não duram muito carregadas e foram as que vinheram junto com aquele carregador que vc postou comprada em loja séria.

eheh tudo bem =)
eu só notei a potencia dela por que li num outro forum sobre isso.
vou olhar o topico que vc passou ;)

abraços!


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #34 Online: 10 de Dezembro de 2007, 13:33:38
Pessoal, como falei anteriormente, não da para saber através de um simples teste com multímetro se a pilha está carrega e nem se ela ainda segura carga. Mesmo que o multímetro tenha uma função especial para verificar pilhas, este deve ser preparado para rilhas comuns (que são 1,5V carregada e conforme descarregam vão caindo esta tensão até zerar), mas pilhas recarregáveis não funcionam assim.

Trabalho com pilhas recarregáveis a mais de 6 anos, e posso dizer, o melhor custo/benefício que encontrei até hoje foi o carregador sony de 15 min com pilhas sony, as pilhas comigo duraram 2 anos e eu nunca me preocupei com elas, sempre que eu ia fotografar, mesmo que elas estivessem quase totalmente carregadas, eu as botava no carregador para dar uma bombada, e nisso elas duraram 2 anos, além do mais, hoje em dia pilha tá muito barato, o que não dá é esperar 8 horas para carregar uma pilha num carregador lento, que aliás extressa até a pilha pilha.

O método mais prático para saber se uma pilha está com capacidade de carga normal é testar no proprio equipamento, e a mais fácil para conferir se está carregada é colocar num carregador inteligente de 15 minutos ;)

Abraços.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #35 Online: 10 de Dezembro de 2007, 13:38:24
e a mais fácil para conferir se está carregada é colocar num carregador inteligente de 15 minutos ;)

Leo, vc pode indicar um carregador rápido pro pessoal daqui?, inclusive eu ;D


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #36 Online: 10 de Dezembro de 2007, 17:52:11
e a mais fácil para conferir se está carregada é colocar num carregador inteligente de 15 minutos ;)

Leo, vc pode indicar um carregador rápido pro pessoal daqui?, inclusive eu ;D


tambem queria saber, Leo!

ja que vc trabalha e tem experiencia com as pilhas recarregaveis.... então .. tem como vc mostrar esse modelo que vc disse?


e outra coisa.
por que um carregador demora minutos pra deixar uma pilha full-power e outro carregador demora horas?
é um sistema diferente que eles usam?

abraços!!!


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #37 Online: 10 de Dezembro de 2007, 19:04:08
Pedro, andei lendo na internet que cargas rápidas podem reduzir a vida útil das pilhas devido ao sobreaquecimento, podendo danificar as mesmas e que deve-se usar carregadores que "entendam" que a pilha já está carregada e corte o fornecimento de corrente. O estranho é que nesses mesmos artigos informam que o carregador lento além de mais barato é mais seguro quanto a vida útil das pilhas.

Aí ficou a dúvida: se o carregador é inteligente cortando o fornecimento quando a pilha está carregada então o sobreaquecimento provocado por ele não reduziria a vida útil das mesmas?


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #38 Online: 10 de Dezembro de 2007, 21:42:12
Oi pessoal

o carregador que uso é antigo e não deve estar mais em linha, e não achei nenhum modelo semelhante, o meu é esse abaixo:



Pedro, quanto a capacidade de um carregador carregar mais rápido ou devagar depende da sua capacidade de fornecer uma corrente elétrica maior ou menor, só que esta corrente é proporcional a voltagem aplicada em cima de cada pilha, vamos pensar no caso desse meu carregador:
Ele diz que é capaz de fornecer uma corrente elétrica de 7,5 Amperes para cada pilha, então para o caso de uma pilha de 2500mAH = 2,5AH (AH = Amper x hora) ele demorará, sem considerarmos as perdas por dissipação de calor:
 
2,5AH/7,5A = 0,33 horas = 20 minutos para carregar a pilha ;), como ele falou que essa corrente é para cada pilha, podemos dizer também que o mesmo vale para as outras 3 pilhas que ele aceita simultaneamente. O tempo na prática será um pouco maior porque a pilha desperdiça parte dessa energia em calor (Efeito Joule). Nessa conta pode haver discrepancias, pois o carregador não faz o carregamento de forma contínua, ele utiliza diversas tecnicas para conseguir a façanha de um tempo tão curto, inclusive ele fica monitorando a temperatura das pilhas e age de acordo com esse dado. Hoje em dia já existe muita coisa interessante nessa área, até mesmo porque com a miniaturização dos equipamentos as baterias ainda continuam sendo o calcanhar de aquiles dessa evolução.

Espero que tenha sido claro ???, infelizmente não dá para explicar isso sem umas continhas. :-\

Abraços.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #39 Online: 10 de Dezembro de 2007, 22:30:35
Rafa eu já medi todas as minhas baterias, mas elas sempre dão de 1,25V a 1,3V independente da carga que possuem, a voltagem serve só para saber se elas estão boas em alguns casos, porque se der muito menos que isso é que já era, mas elas podem estar dando a DDP correta e não estarem segurando carga...
:(
Eu realmente queria achar essa função no meu multimetro.
Você sabe qual é?

Realmente, como eu tinha dito, somente em alguns casos dá pra usar a DDP como base. E mesmo assim uma base bem ruinzinha... hehe

Eu não sei se os multímetros digitais têm isso. Nos analógicos a indicação é naquela barrinha BAD/GOOD (dá pra ver bem pequena na foto). A funcão no meu multímetro é "batt". Mas também não tem bem como ver se a pilha já está com efeito memória ou coisa assim...


ps.: Me desculpem se perdi algo, não deu pra ler o tópico todo desde a minha última msg.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 11 de Dezembro de 2007, 09:29:49
Eu possuo o carregador Power Bank da GP, recarrega em 30 min +- possue um ventiladorzinho que refria as pilhas quando estão carregando, pois como o Léo falou esquentam muito em carga rápida.É igual ao da sony, monitora a temperatura, lê a carga existente,...
Quanto a diminuição da vida útil da pilha, ainda não tive problemas com as que comprei. Acho que realmente deve diminuir a vida em carga rápida, más a comodidade da rapidez me supre isso.
Esse carregador é grande e não é ligado direto na tomada, é via AC.
Achei em uma promoção na Americanas.com (R$99,00)
Hoje só vi na Shoptime.com
Tem lá na Consigo/SP
http://www.gpbattery.com/index_files/Premium_Series.htm

Abs
SBC - SP   FLICKR