Autor Tópico: [TUTORIAL] Fotografia P&B com filtro colorido  (Lida 42663 vezes)

Leo Terra

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Online: 11 de Dezembro de 2007, 16:48:04
Pessoal este artigo é de minha autoria e foi publicado na íntegra na Social Foto Clube número dois, quem gostar pode comprar a revista que ela está super legal, a número 3 estará com uns artigos bem legais também.
Este artigo também é uma parte dos novos capítulos e cursos que serão lançados pela Teia do Conhecimento.
Espero que gostem.
 


Fotografia P&B com filtros coloridos

Na fotografia P&B os elementos que refletem a mesma quantidade de luz são mostrados com aproximadamente o mesmo tom de cinza, fazendo com que não haja contrastes evidentes entre objetos de cores diferentes.
Por mais contraditório que pareça, os filtros coloridos influenciam drasticamente a fotografia P&B, ajudando a produzir contrastes, isso porque os filtros coloridos permitem que apenas as luzes de determinadas cores atinjam a mídia, portanto elementos que reflitam estas cores serão registrados em tons mais claros do que os elementos que não reflitam as cores admitidas pelo filtro.
Os filtros coloridos mais comuns para uso na fotografia P&B são o amarelo, o azul, o vermelho, o alaranjado e o verde.

Impactos dos filtros coloridos na fotografia P&B


Fotografia Colorida


Fotografia P&B sem filtro


Os filtros

Amarelo: O filtro amarelo bloqueia a passagem da luz azul, isso torna os elementos baseados no azul, mais escuros do que os demais. O filtro amarelo é aconselhado para a fotografia de paisagens, pois escurece o céu em relação aos elementos verdes e terrosos, o filtro amarelo também tem a propriedade de clarear a neblina.


Impacto do filtro amarelo

Azul: O filtro azul bloqueia a passagem da luz verde e da luz vermelha, permitindo a passagem apenas da luz azul, com isso os elementos baseados em tons predominantemente azuis acabam sendo representados mais claros em relação aos demais. O filtro azul é usado para produzir um escurecimento das névoas com conseqüente aumento da dramaticidade.


Impacto do filtro azul

Vermelho: O filtro vermelho bloqueia a passagem da luz verde e da luz azul, permitindo a passagem apenas da luz vermelha, isso faz com que os elementos com predominância de tons verdes e azuis sejam representados por tons mais escuros. O filtro vermelho é usado para produzir um escurecimento do céu, produzindo alto contraste e também para “penetrar” na névoa.


Impacto do filtro vermelho

Alaranjado: O filtro alaranjado permite a passagem da luz vermelha e a passagem parcial da luz verde. O filtro alaranjado torna as flutuações de cores bem definidas, dividindo o verde, o azul e o vermelho em grupos de cinzas distintos. O filtro alaranjado é usado na fotografia de paisagens para produzir flutuações agradáveis entre os tons do céu, o verde das folhagens e os tons terrosos.


Impacto do filtro alaranjado

Verde: O filtro verde permite a passagem apenas da luz verde, tal comportamento faz com que os elementos baseados em tons predominantemente verdes sejam representados por tons mais claros. O filtro verde é usado para destacar folhagens e para produzir tons de pele mais realistas e agradáveis.


Impacto do filtro verde

Para conhecer os principais filtros para fotografia colorida visite: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20716.0

Autor: Leo Terra
Autor dos cursos da Teia do Conhecimento
Disponível no Mundo Fotográfico


PS: Caso tenha interesse em republicar em outros sites favor manter as 3 linhas de créditos acima, inclusive com os links.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2009, 18:05:52 por Pictus »
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zairon

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Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2007, 17:52:09
Muito bom Leo.
Como não tenho os filtros, uso via software, quase sempre o laranja e amarelo.


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Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2008, 21:49:53
Gostei tambem!
Show de bolaaaa...


Shinon

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Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2008, 16:13:14
Realmente muito bom...
Esse resultado só se consegue com aqueles filtros na lente ou filtros WB, ou também pode ser feito com filtros de software sobre o arquivo RAW?
Belo Horizonte/MG
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Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2008, 15:43:37
Shinon se consegue no RAW, na verdade em RAW se consegue até melhor do que usando o filtro na lente, pois não há subexposição dos canais eliminados. :)
Leo Terra

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Blasius

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Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:17:42
Oi Leo! Muito legal o tutorial sobre os filtros... Só para complementar, existem algumas máquinas digitais que simulam filtros para fotos P&B. A Rebel XTi, por exemplo, faz isso. Eu uso quando faço fotos JPG já em P&B, quando fotografo em RAW, faço todas as fotos coloridas normalmente e processo P&B com filtros na conversão. Só queria saber, será que o filtro digital ou o processamento RAW tem exatamente o mesmo efeito que usar o filtro realmente?

Abraço, Rodrigo Blasius.
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Leo Terra

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Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2008, 13:48:02
Blasius se for bem feito tem sim. NA verdade é até melhor, porque usar filtro colorido em câmeras digitais pode aumentar drásticamente o nível de ruído.
O uso de filtros coloridos faz com que um grupo de canais do sensor fique completamente subexposto, o que gera um aumento dramático no ruído capturado. Por isso que é melhor aplicar o filtro digitalmente.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2009, 02:12:48 por Leo Terra »
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choops

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Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2010, 01:37:33
que babozeira vcs viajam...


Leo Terra

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Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2010, 08:43:35
que babozeira vcs viajam...
O que tem de viagem nesta discussão?
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Paust

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Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2010, 09:04:04
que babozeira vcs viajam...
Tu é que viaja [... - Editado - Regra 2.1 - ...] isso importa!

Cara,o efeito do laranja e do verde é fantastico nesta foto,com relacão a pele(modelos,retratos)seria aplicável para fazer um diferencial(no caso de quem trabalha com filme ou não quer fazer pós)? imaginei deixar umas peles mais claras ou mais escuras! É possivel aplicar esses filtros nesses e em outros casos? tem como postar alguns exemplos?
« Última modificação: 30 de Setembro de 2010, 10:19:45 por Leo Terra »
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


Leo Terra

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Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2010, 10:23:02
Paust para a pele branca o vermelho é um filtro que costuma funcionar muito bem. Mas o efeito do filtro vai depender muito do contraste usado. Imagine a seguinte situação, um fundo vermelho com uma pessoa de pele clara. Se você utilizar um filtro vermelho qualquer possibilidade de contraste será perdida, neste caso é possível que um filtro amarelo acaba tendo um resultado melhor. Então é difícil planejar uma técnica que sirva a todas as condições. Você precisa estudar cada situação para definir qual o filtro adequado a cada uma delas.
Leo Terra

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Carol Rossi

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Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2010, 12:45:15
Muito bom o artigo!
Vou fazer uns testes no processamento.
Obrigado!
Carol Rossi


Mr. Hyde

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Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2010, 13:45:42
De maneira geral da pra organizar o uso dos filtros para P&B assim:

Filtro Vermelho/Laranja: Faz o vermelho, laranja e amarelo ficarem mais claros; O azul e verde ficam mais escuros; o vermelho é mais usado para dar dramaticidade ao céu, escurecendo-o, o laranja para dar mais contraste ao céu e ocultar pequenas sardas na pele branca.

Filtro Amarelo: Faz o vermelho, laranja e amarelo ficarem mais claros; O azul fica mais excuro; é mais usado para registrar céus mais naturais, tornar a pele mais branca e ocultar manchas.

Filtro Amarelo-Verde: Faz o verde ficar mais claro; O azul e o roxo ficam mais escuros; é mais usado para dar às folhagem um tom mais leve e natural.

Filtro Verde: Faz o verde ficar mais claro; O azul, laranja e vermelho ficam mais escuros; é mais usado para clarear mas folhagens.

Filtro Azul: Faz o azul ficar mais claro; O amarelo, laranja e vermelho ficam mais escuros; é mais usado para clareae o céu e realçar neblina e fumaça.

Mas como disse o Leo Terra, a que se usar com critério.


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jonesalves

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Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2010, 15:21:26
Não se torna mais interessante fotografar à cores e depois converter via software para PB?

As vezes aparecem uns tons de cinza que não aparecem nas fotos.


Leo Terra

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Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2010, 11:04:42
Jones no digital isso faz todo sentido, como discutimos acima, mas no filme você precisa pensar antes em qual filtro usar.
De qualquer forma o tratamento digital apropriado deverá ser feito no mesmo princípio, isolando canais específicos.
Leo Terra

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