Autor Tópico: Você já usou a garantia?  (Lida 2272 vezes)

Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Online: 23 de Junho de 2005, 17:49:01
Nessas últimas semanas tem tido uma discussão bastante intensa em relação a compra de máquinas fotográficas sem garantia, ou com garantia curta, ou com garantia só no exterior.

O argumento de muitos é que o custo que se paga pela garantia não vale. Muitas vezes o equipamento não quebra no período da garantia, e mesmo quando dá defeito até o primeiro ano (só a Sony dá garantia de 3 anos) o custo-benefício em relação a envio, demora e atendimento ruim, não vale o investido.

Deixe aqui sua experiência, falando a marca, onde comprou, quando foi o defeito (estava ou estaria dentro do período de garantia?) e como foi resolvido seu problema.

Talvez assim a gente consiga ter uma idéia até mesmo das marcas que dão mais defeito, das melhores assistência técnica, e finalmente, se vale ou não a pena pagar pela garantia.

Abraços,
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2005, 17:56:49
Eu começo com a minha A95. Trouxe dos EUA, em Outubro de 2004 uma Canon A95. A garantia era USA only, apesar de eu já ter ouvido falar de pessoas que, no ato da compra requisitaram uma garantia worldwide e conseguiram, sem qualquer custo adicional.

Depois de mais de 2000 mil cliques (2136, pra ser bem exato), em dezembro de 2004, a câmera apresentou um problema no CCD, onde apareciam listras verticais claras e escuras, bem simétricas e bem distribuídas.

No final de dezembro minha câmera foi mandada pros EUA de carona, portanto não tive custo de frete e etc. Chegando lá ela foi enviada pra assistência técnica mais próxima e em uma semana (da data do envio!!) estava de volta. Ficou lá até o mês passado, quando voltou de carona. Foitrocado CCD, lente e a parte frontal (não me perguntem o porquê...). A câmera está hoje em perfeito estado. Foi um saco ficar tanto tempo sem ela, mas a culpa foi da primeira carona, que não registrou ela na receita, e portanto, não deu para enviá-la de volta pro Brasil pelos correios.

A experiência não me frustou nem um pouco, tanto que mês passado, de carona, comprei uma Minolta A200 que nem Assitência Técnica tem aqui...


Abraços,
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2005, 18:25:36
E ae Cawe?
blz?
Eu, graças a DEUS! nunca tive problemas com minhas câmeras.
Eu tento ter cuidado com elas também sempre.
Porém, quando é para pifar, não adianta de nada...
O que eu achei estranho é que você diz que a sua câmera veio dos EUA e apresentou defeito... e acredita que tb já ouvi falar de câmeras do EUA com defeito e nunca ouvi falar de câmeras com defeito que veio do Paraguai?
Isso é muito estranho...
Bom, e que sorte que vc tem "carona" que vem e vai sempre pra lá (pois a câmera fica bem mais barata e sai com a garantia internacional)
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2005, 22:48:31
Opa, esse assundo muito me interessa. Eu estou com a grana para comprar uma nova cam mas estou vendo com certa cautela esse lance da garantia.  <_<

Vale lembrar que a garantia de 3 meses é a mínima estipulada no Código de Defesa do Consumidor, ou seja, não é mais que a obrigação do vendedor dar um prazo desses.

Eu até prefiro pagar um pouco a mais e ter uma garantia maior, acho que 3 meses é muito pouco tempo de uso para a máquina apresentar algum problema - defeitos geralmente aparecem depois de um certo tempo de uso (mais intensivo).   :(

Mas é claro que é MUITO melhor não precisar nunca da garantia!