Autor Tópico: [TUTORIAL] Montagem de Controle Remoto Home-Made para Canon  (Lida 56987 vezes)

rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #30 Online: 19 de Março de 2008, 17:31:28
Só não entendi uma coisa...  :ponder:

A entrada de controle remoto da maioria das DSLR da Canon não é aquela de 3 pinos???
Pelo menos da série APS são todas assim... Não tem nada a ver com um plugue P1.

Abraço!

TOdas não meu amigo. A Canon XT e a XTi COM CERTEZA são plug P1.
Caraca, DIAS depois...

]

Não encontrei um "kit" pra fazer os botões e tal então peguei um interruptor velho que estava entulhando. Abri um controle de Playstation que tava quebrado e tirei as borrachas de dois botões e daí montei, depois de muita solda e cola de silicone  :D

Ficou complicado enfiar os fios e fazer caber em um controlezinho de 6cm, mas apertando deu certo, não sei por quanto tempo...

Pelo menos funcionou  :hysterical:

haha Isso que importa! Ficou bem menor que o meu! hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 19 de Março de 2008, 22:49:55
Tá certo...

Tem uma série que pega esse aí ( EOS 30/300/300D/350D/400D Rebel XTi e outras )
E outras que pegam o outro de 3 pinos ( EOS 3/1V/1VHS/D30/D60/10D/20D/30D/40D/1D/ 1DS / 1DS Mark II/ 1D Mark III)

O bacana é que pelo que li esse esquema aí inclusive serve para várias outras câmeras incluindo Pentax.

O chato é que para a que quero pegar não serve  :(

Abraço.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #32 Online: 19 de Março de 2008, 23:59:48
Tá certo...

Tem uma série que pega esse aí ( EOS 30/300/300D/350D/400D Rebel XTi e outras )
E outras que pegam o outro de 3 pinos ( EOS 3/1V/1VHS/D30/D60/10D/20D/30D/40D/1D/ 1DS / 1DS Mark II/ 1D Mark III)

O bacana é que pelo que li esse esquema aí inclusive serve para várias outras câmeras incluindo Pentax.

O chato é que para a que quero pegar não serve  :(

Abraço.

Qual vc quer pegar?

Se achar esse conector de 3 pinos pra vender é mole fazer com ele tb! hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 15 de Abril de 2008, 11:08:50
Oi, pessoal, estive ausente um tempo e, como tinha acompanhado este tópico até um certo ponto, fiquei surpreso agora de ver que outros também fizeram suas experiências, inspirados neste tutorial.

Então, eu também fiz o meu, em fevereiro montei esse disparador. Só que, pelo que vi, o problema que enfrentei foi de longe o maior, tudo graças ao soquete de três pinos da Pentax. Vejam como é o soquete e o diagrama funcional dele:



Não são todas as Pentax que possuem esse soquete, claro, mas tem vários modelos que o utilizam, daí a dificuldade para quem quer fazer um disparador “home-made” para uma dessas, pois não existe (até onde eu sei) um plugue para este soquete. O jeito foi fazer um.

As fotos dizem quase tudo, aí está minha experiência que, ao final, funcionou maravilhosamente bem.

1 – primeiro, a fabricação do plugue:


(enquanto suava para fazer este plugue, tive sonhos com o P1, à venda prontinho nas lojas...)

2 – optei por comprar os componentes, ficou tudo em 11 reais:


(de cara, tive que trocar chave n/a, essa azulzinha aí da foto estava com defeito, então troquei por essa vermelhinha)

3 – a caixinha com os furos e depois com as chaves montadas, o fio de telefone que usei (pra não dizer que não reciclei nada) e como ficaram as ligações internas:



4 – quase tudo pronto (o plugue ainda estava no durepox), e depois tudo pronto (plugue pintado):



5 – agora, o “requinte de crueldade”: local para guardar a tampinha do soquete da câmera (se o original tem, por que o meu não teria?):



Notas:
Se tivesse saco pra procurar, teria encontrado todos os componentes aqui em casa mesmo. Porém, depois que vi em quanto ficavam os componentes, preferi comprar tudo, assim ficou até mais “bonitinho”. Comparando com os R$ 150,00 do original, a economia foi bem grande.

Fiz com o sistema igual ao do Bruno, que me permite trocar o cabo por outro com plugue diferente (o P1, por exemplo...), aproveitando o disparador. Isso será útil quando conseguir comprar uma DSLR, que provavelmente será uma K(alguma coisa)D. Só não sei ainda que tipo de plugue ela utiliza. Outra vantagem desse sistema é a possibilidade de interpor uma extensão bem comprida, que me servirá para um “projeto” que tenho em mente.

O funcionamento ficou igual ao do Rafa, ou seja, para disparo sem auto-foco basta pressionar o interruptor n/a (o da frente da caixinha). Para uso com auto-foco, aciona-se a chavinha tipo tecla, a câmera faz o foco, aí pode-se disparar. Nessa modalidade, a câmera só dispara novamente após desligar a chave e ligar de novo, aí ela ajusta novamente o foco e então libera para um novo disparo.

É isso, aí pessoal, uma tarde de domingo consumida no melhor estilo “do it yourself” que, diga-se de passagem, eu adoro!!!

Rafa, obrigado pela inspiração!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #34 Online: 15 de Abril de 2008, 21:02:31

Rafa, obrigado pela inspiração!


Que nada meu amigo, tudo que eu aprendo gosto de passar adiante! Web 2.0 na veia! hehe


Cara, seu projeto ficou SENSACIONAL!! Só achei um tanto grandinho.. hehe Mas ficou mais durável que o meu. Eu vou achei uma chave que eu tinha igual a do foco, devo trocar assim que tiver tempo para ficarem 2 chaves iguais. Vou trocar tb a caixinha por uma menor (ainda menor! hehe) e mais durável. Ainda estou pensando como vai ser.

Esse lance de inventar um conector ficou show! Realmente esses conectores próprios não se vendem por aí. Provavelmente assitência técnica tem disponível e deve até conseguir comprar do fabricante... Mas só o trabalho de procurar já desanima. hehe

Parabéns de novo pelo projeto! To felizasso aqui de ver que mt gente gostou do que eu fiz e fez o seu próprio.

Já tenho mais alguns tutoriais no forno, a galera do RJ já viu algumas engenhocas minhas... hehe Nada demais, mas são uma mão na roda.

Um projeto que eu ainda vou tentar com certeza é um CABO TTL HOME MADE! A idéia não é original e vou dar os créditos pro cara que fez, mas eu PRECISO tentar fazer tb. hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 15 de Abril de 2008, 22:13:24
Pois é, não fosse o conector eu teria gasto apenas a manhã de um domingo, e não ele INTEIRO!

Cara, fiquei viajando nesse link que vc colocou aí, salvei tudo pra ver se faço alguma maluquice dessas depois. Se souber de outros, com tutoriais (de preferência), manda tudo aí...

Quanto ao seu comentário sobre o meu disparador, só tenho a agradecer, mais uma vez, pela sua influência. Só com ela eu perdi o medo de fechar curtos nos pininhos do soquete. Antes, eu nem pensaria numa coisa dessas.

E, quanto ao tamanho do disparador, foi ilusão de ótica, veja:



O volume dele é menor que o de um copinho de filme (veja a foto com o plug P2 conectado, dá pra ter uma idéia).

Abraços!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #36 Online: 15 de Abril de 2008, 22:53:17
Heber, ficou MUITO bom, profissa mesmo   :worship:

Procurei essas caixinha e botões mais legais, mas nas eletrônicas que fui não tinha.

Parabéns!
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 16 de Abril de 2008, 07:10:16
Heber, ficou MUITO bom, profissa mesmo   :worship:

Procurei essas caixinha e botões mais legais, mas nas eletrônicas que fui não tinha.

Parabéns!

Kergi, foi fácil achar esses componentes, pensei que teria dificuldades aqui em Lavras, mas achei em umas três lojas do ramo daqui. Comprei na mais barata, ficou tudo em 11 reais (sem, claro, o plugue de 3 pinos, que tive que fazer...). Essa caixinha tem apelido de "patola" (tem até escrito no adesivo dela), comprei a menor que tinha.

Antes de resolver comprar os componentes eu já havia achado quase tudo aqui em casa mesmo, só não queria fazer em "copinho" de filme por achar que ficaria volumoso. Se tivesse tido a idéia que vc teve em montar num simples interruptor, teria feito com certeza, pois tenho uns de abajour aqui.

A propósito, o seu disparador e o do Rafa são louváveis justamente pelo aproveitamento de material.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #38 Online: 16 de Abril de 2008, 17:42:25
Pois é, não fosse o conector eu teria gasto apenas a manhã de um domingo, e não ele INTEIRO!

Cara, fiquei viajando nesse link que vc colocou aí, salvei tudo pra ver se faço alguma maluquice dessas depois. Se souber de outros, com tutoriais (de preferência), manda tudo aí...

Quanto ao seu comentário sobre o meu disparador, só tenho a agradecer, mais uma vez, pela sua influência. Só com ela eu perdi o medo de fechar curtos nos pininhos do soquete. Antes, eu nem pensaria numa coisa dessas.

E, quanto ao tamanho do disparador, foi ilusão de ótica, veja:



O volume dele é menor que o de um copinho de filme (veja a foto com o plug P2 conectado, dá pra ter uma idéia).

Abraços!


AHHH! Então assim sim! hehe PArecia grande mesmo.

Cara eu tenho mt coisa de "DIY" por aqui... Só esse cara que eu linkei tem desde cabo ttl a lente Tilt Shift!! hehe É bizarro!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #39 Online: 20 de Maio de 2008, 01:43:08
quem tem o esquema para canon 20D ... passa ai :assobi:


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #40 Online: 21 de Maio de 2008, 18:43:20
quem tem o esquema para canon 20D ... passa ai :assobi:

Deve ser o mesmo!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #41 Online: 21 de Maio de 2008, 19:10:47
quem tem o esquema para canon 20D ... passa ai :assobi:

Deve ser o mesmo!
vlw.Rafanubi.mas se não for o mesmo ,sera que pode queimar algo na maquina?


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #42 Online: 21 de Maio de 2008, 20:30:27
Essa pergunta já foi respondida olha aí:

Bem interessante, quero tentar...

Pergunta pertinente: qual a chance de eu queimar a câmera caso faça alguma coisa errada?

Creio eu que muito pequenas.......
Quase nulas....
a nao ser que ligue alguma fonte de nergia externa nos conectores.... :shock:

Após soldar o cabo no pluga vai testando a outra ponta dando uns pequnos curtos pra ver q q acontece =]

só presta atenção do q vc soldou e no esquema que foi postado para montagem do cabo  :ok:

É isso aí, se vc não for estúpido curioso o suficiente para ligar uma fonte de energia nos fios, o máximo que vai acontecer é sua câmera disparar ou focar a cada vez que acontecer um curto nos fios! hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


alessandropimenta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
    • Alessandro Pimenta • Fotógrafo • Edição de Vídeo • Tratamento de imagem
Resposta #43 Online: 07 de Agosto de 2008, 22:00:12
mas não da nenhum problema na camera e se pode tentar montar sem fio
Alessandro Pimenta
Nikon D300s • 50mm 1.8
www.alessandropimenta.com
www.flickr.com/alessandropimenta


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #44 Online: 08 de Agosto de 2008, 09:24:24
mas não da nenhum problema na camera e se pode tentar montar sem fio

Quanto aos problemas na câmera é só ler o tópico completo amigão, não há risco algum.


Como montar sem fio?!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ