Autor Tópico: [TUTORIAL] Montagem de Controle Remoto Home-Made para Canon  (Lida 56870 vezes)

Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #45 Online: 08 de Agosto de 2008, 21:57:16
Rafa,

Acredito que o Alessandro tenha se referido ao uso de palmtop ou pocket pc com infravermelho, para fazer o remote sem fio. Ou não  :ponder: Vi(não me lembro onde) que era possível também com Controle Remoto Universal, nunca tentei...

O remote genérico home-made já fabriquei o meu, seguindo as dicas aqui mesmo do tópico.  :D


lepero

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 26 de Novembro de 2008, 10:27:41
 :clap: Muito bom o tutorial Rafa. Contudo, vi uma vez na revista Fotografe Melhor um disparador desses feito apenas com aqueles fones de ouvido para celular. O botão de volume, era usado invertido e usado. Algum de vocês conhece essa técnica???

abraço a todos.
Canon XTi 400D - Aprendiz de Fotografia.

Meu caminho é maior que a estrada.
http://www.flickr.com/photos/lepero


bruno-hirata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #47 Online: 30 de Novembro de 2008, 19:46:18
http://www.instructables.com/id/Remote-shutter-trigger-for-Canon-Cameras/

nesse link tem um gringo que fez com fone de celular


Rafael_Lossëhelin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 31 de Janeiro de 2009, 14:34:36
dá pra fazer pra 40D? porque ela não tem dessa entrada P1...
Rafael Pereira Lossëhelin
Belo Horizonte
_____________________________________
Canon EOS 40D + 28-135 f/3.5-5.6 IS USM
Olympus Trip 35 + flash Mirage MV-328


bruno-hirata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #49 Online: 31 de Janeiro de 2009, 15:46:21
Pelo que eu entendi sobre a 40D dá mas teria que descobrir qual pino faz o que e "escupir" uma entrada pra plugar na camera o resto é parecido com o tutorial...


bruno-hirata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #50 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 00:55:14
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.8231

Se tiver uns dollars sobrando ai é um boa pedida  :ok:


Rafael_Lossëhelin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 15:59:24
o problema é eles entregamrem aqui no brasil, né?! :ponder:
Rafael Pereira Lossëhelin
Belo Horizonte
_____________________________________
Canon EOS 40D + 28-135 f/3.5-5.6 IS USM
Olympus Trip 35 + flash Mirage MV-328


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #52 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:04:57
: Vi(não me lembro onde) que era possível também com Controle Remoto Universal, nunca tentei...

Eu já vi isso, mas nunca achei o cód pra Canon, só pra Nikon.

Pelo que eu entendi sobre a 40D dá mas teria que descobrir qual pino faz o que e "escupir" uma entrada pra plugar na camera o resto é parecido com o tutorial...

É isso aí.

:clap: Muito bom o tutorial Rafa. Contudo, vi uma vez na revista Fotografe Melhor um disparador desses feito apenas com aqueles fones de ouvido para celular. O botão de volume, era usado invertido e usado. Algum de vocês conhece essa técnica???

abraço a todos.

Mais ou menos. O meu plug eu tirei de um fone de ouvido de celular. O que acontece é que o botão de volume funciona como um resistor variável de 0 ohms (curto circuito) até um resistência X. Uma chave liga/desliga pode ser comparada a uma resistor com 2 valores: 0 Ohms (chave fechada) e Infinito (chave aberta).
O que deve acontecer é que quando o volume está no máx. ou no mínimo ele "fecha um curto" funcionando como uma chave e disparando a câm.

Abração!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


ebotega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #53 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 22:04:10
Então pessoal, encontrei vários links sobre controles remotos (segue abaixo os links) e fui todo animado montar o meu, porém não me toquei que a minha Canon Powershot S5is não tem onde conectar o tal do plug P2 ou P1, seja o que for... A máquina tem uma saída para vídeo e outra para energia mas nenhum lugar que possa colocar o pluh do controle. Alguém sabe se é isso mesmo ou ainda posso ter esperanças.
Valeu.   :aua:  :(

Outros links sobre o assunto:
http://www.flickr.com/groups/400d/discuss/72157601379492058/
http://www.peeters.com/300d.html
http://www.camerahacker.com/RS60-E3_pin-out/Super_Mini_Switch.php
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=27210


bruno-hirata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #54 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 22:26:54
Não conheço o seu modelo não posso afirmar nada, mas tenho uma canon analogia  APS que disparo remoto só pelo controle infra vermelho..

Da uma olhada no site da canon na parte de acessório pra ver se existe disparador remoto pra ela.
ou no manual.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #55 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 15:28:21
Só se vc desmontar a câmera e soldar os fios no obturador original! hehe  >:D

Brincadiera, tem jeito não amigo. Parta pra uma DSLR!!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


maluko

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #56 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 00:25:39
Olá amigos!

Bem, comprei as peças que precisava para fazer o controle hoje, e fui me aventurar na sua montagem...
Não sou muito bom com eletrônica, prova disso é: acabei quebrando uma das chaves que eu havia comprado e tive que usar uma que achei aki (tipo pitoco, ON OFF direita,esquerda)

Peguei o esquema neste link, e tentei fazer igual.
http://www.flickr.com/photos/shbnggrth/1132531276/

O problema é que o meu nao ta funcionando direito, ou eu nao to sabendo mexer muito bem...
A primeira coisa que aconece quando eu ligo a cam, com o controle conectado, é ela bater uma foto. O mesmo aconteçe quando a cam está ligada e eu conecto o cabo do controle remoto na entrada. CLICK, ela bate 1 foto!  :shock:
 
É como se eu tivesse pressionando o shutter. Já verifiquei se estava tendo algum contato entre o fio vermelho e o preto, em algum ponto, mas nao está. Logos após a montagem do plug, antes de montar as chaves no case, eu testei e estava OK. Ou seja, talvez o problema esteja em alguma chave ON OFF. Agora esse é o problema, nenhuma esta dando curto!  :aua:

A respeito da chave beje na minha montagem: eu nao entendi o porquê dela. Li que serviria para o modo BULB mas as vezes tento acionar o shutter por ela mas nao da certo, entretanto, quando aperto o botao vermelho, o obturador despara!
Nota: o cabo vermelho passa primeiro por essa chave beje, e só então vai para o botao vermelho! Ou seja, não tem como não está fechando o circuito quando eu a ligo. Talvez ela que nao esteja funcionando  :(

A respeito das config da cam: em que configuração de shutter eu tenho que botar? AE lock?

Segue as fotos da peste:




Fios VERMELHO E LARANJA = SHUTTER
Fio PRETO = TERRA
Fio BRANCO = FOCO

Se alguém puder me ajudar ou explicar melhor o funcionamento desse controle, eu agradeço!
Abraço,
bons clicks!
 :ok:


maluko

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #57 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 00:52:06
Galera, é impressão minha ou eh melhor usar esse controle com a configuração de shutter/lock AE setada no 2? (pagina 104 do manual)
aff nunca entendi essa configuração direito... esses bloqueios... o.O


bruno-hirata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #58 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 19:52:29
Verifica se não tem um curto dentro do plug p2 principalmente pq ele é de metal se não isolar tudo muito bem dentro dele a carcaça faz um curto.


maluko

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #59 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 02:40:10
Bruno-hiata,

não, não tem!
como disse no tópico, eu testei o plug antes de comecar a montagem na caixinha. Eu fechava o circuito com o preto e o vermelho, e ela disparava. Antes soh a tela apagava e acendia rapidamente na hora que eu botava o plug na camera... Dentro do plug, o terra ta isolado por fita isolante. E todo o conjunto ta isolado da carcaça de metal! Ou seja, nao tem como ta havendo contato no plug entre o vermelho e o preto para disparar assim que eu boto! E outra, eu ja testei o plug sem a carcaça de metal, e continua fazendo a mesma coisa.

to intrigado com isso, apenas... Ja aprendi a mexer nele, soh a chave beje q eu ainda nao entendi como funciona. Mesmo eu fechando o contato com ela, o shutter nao dispara o.O

abracos!