Autor Tópico: Relação ruído x textura – O que vcs utilizam/preferem?  (Lida 3345 vezes)

Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2007, 11:19:29
Leandro e a minha 10D fica setada direto em iso 400, só não uso iso maior devido a degradação da imagem, mas quando faço uma foto que sei que vai ser em pb, subi o iso na boa pra ganhar velocidade e poder fechar mais o diafragma
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Dezembro de 2007, 11:21:39
Leandro ai no caso o problema são os halos que o sharp está criando.
Aplique um sharp menor.

Leo,

Olhando a imagem inteira, está aparecendo halos? Eu não notei, vou tentar rever isso, apesar que nestes exemplos eu não adicionei sharp nenhum, pode ser que eu tenha que tratar o ruído para sumir os halos.

Vc acha que as novas D300 ou A700, mantém o mesmo nível de ruído primitivo que estou acostumado? Ou se for maior, será se a diferença é tão perceptível? Fico atento a isso, porque provavelmente a atualização da Nikon D40 ou D80 devem vir com os CMOS da D300, então é interessante ficar atento.

Obrigado


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 15 de Dezembro de 2007, 11:29:35
A questão do ruído é como lidar com ele. Nessas fotos do Leandro, o problema é que o ruído foi tratado de um jeito que o fez transformar-se em glóbulos, e isso eu não gosto. O ruído fino não incomoda muito, aliás, incomoda bem pouco. O ruído globular é muito incômodo e degrada muito a imagem.

Geralmente em fotos de ISO mais alto eu transformo o ruído em ruído monocromático, pois isso ajuda a torná-lo menos incômodo.

Ivan


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Dezembro de 2007, 11:58:14
A questão do ruído é como lidar com ele. Nessas fotos do Leandro, o problema é que o ruído foi tratado de um jeito que o fez transformar-se em glóbulos, e isso eu não gosto. O ruído fino não incomoda muito, aliás, incomoda bem pouco. O ruído globular é muito incômodo e degrada muito a imagem.

Geralmente em fotos de ISO mais alto eu transformo o ruído em ruído monocromático, pois isso ajuda a torná-lo menos incômodo.

Ivan

Interessante Ivan,

Nestes exemplos que postei (exceto o primeiro) na verdade não editei o ruído, ou seja, este ruído em forma de glóbulos são características da própria câmera.

O que eu poderia descobrir é algum editor de ruído que permita transformar o ruído.....permitindo manter a textura requerida com um ruído mais discreto.

O meu editor de ruído é muito limitado, ele permite apenas trabalhar com a intensidade do NR, aparentemente ele faz somente um unsharp na imagem.

Vc costumeiramente muda a característica do ruído? ou é uma característica das suas câmeras?

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 15 de Dezembro de 2007, 12:16:57
Leandro a impressão que tive é que no dedo ocorre halos, assim como no cabelo.

Esse ruído de grande amplutude é característico dos CCD, ele é realmente mais incomodo que o ruído de baixa amplitude dos CMOS, na verdade é isso que proporciona a impressão de maior ruído no CCD, não que ele tenha mais ruído, é que os ruídos dele normalmente tem uma amplitude maior, esse tipo de ruído costuma comprometer a delimitação dos objetos, enquanto o ruído de baixa amplitude compromete mais as texturas. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Dezembro de 2007, 13:51:29
Leandro a impressão que tive é que no dedo ocorre halos, assim como no cabelo.

Esse ruído de grande amplutude é característico dos CCD, ele é realmente mais incomodo que o ruído de baixa amplitude dos CMOS, na verdade é isso que proporciona a impressão de maior ruído no CCD, não que ele tenha mais ruído, é que os ruídos dele normalmente tem uma amplitude maior, esse tipo de ruído costuma comprometer a delimitação dos objetos, enquanto o ruído de baixa amplitude compromete mais as texturas. ;)

Leo, existe como mudar a característica do ruído através de tratamento?

Então, se eventualmente no futuro eu trocar a minha cam pela sucessora da D80 com CMOS, eu vou ficar mais satisfeito com o ruído e mais insatisfeito com a textura, se comparado com a minha atual, apesar que a diferença deve ser bem aceitável, ainda mais se contarmos pela maior resolução destes CMOS.

Quanto aos halos eu vou tentar verificar no CRT, pois aqui no meu LCD estou com dificuldade de notar e o engraçado é que nas imagens em ISO alto como as de ISO baixo não foram adicionados sharp, porém vc notou apenas no de ISO baixo.

Obrigado por mais uma.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 15 de Dezembro de 2007, 13:56:12
Não leandro, isso é inerente ao tipo de captura... Você pode mascarar com idéias como a do Ivan, de tornar o ruído monocromático.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:11:07
Não chamaria de mascarar, pois ele continua existindo, mas de dar a ele uma apar~encia mais agradável.

Mas a questão é a seguinte... Uma foto em ISO alto não pode ser exposta como uma foto em ISO baixo. Ela não suporta o levantamento das luzes médias ou baixas. Fundamentalmente,uma foto em ISO alto exposta para se conseguir manter os tons no mesmo lugar em que foram colocados na exposição deve ficar boa (fiz uma no fim de semana passado em ISO 1600 que ficou ótima). Mas não podemos contar com a mesma manipulabilidade do ISO baixo.

O problema não é o ISO, é a exposição. Então, fotos com ISO alto não suportam compromissos de latitude.

Ivan


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:51:00
Que ruído bonito, quase monocromático rs

Eu acho que o ruído não atrapalha em nada.
Mas sou suspeito porque não tenho problemas nem com o ISO 3200 da minha (e nem com o 25600 que acabei de ver da D3 uhAHUa)

Pedro,

Eu achei um duplo sentido aí...hehehe

O que vc costuma fazer com suas imagens de alta sensibilidade?

Abraço

Eu não faço nada, acho ótimas! Mas é claro que depende da exposiição.. Se tirar a -0.5EV aí já é um problema...
Foi o que jo Ivan já escreveu em um tópico há bastante tempo: O ideal é tirar as fotos com iso alto no limite de superexposição, pra aí dar uma escurecida depois. Se for ao contrário, era uma vez a foto :\


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Dezembro de 2007, 18:13:32
Que ruído bonito, quase monocromático rs

Eu acho que o ruído não atrapalha em nada.
Mas sou suspeito porque não tenho problemas nem com o ISO 3200 da minha (e nem com o 25600 que acabei de ver da D3 uhAHUa)

Pedro,

Eu achei um duplo sentido aí...hehehe

O que vc costuma fazer com suas imagens de alta sensibilidade?

Abraço

Eu não faço nada, acho ótimas! Mas é claro que depende da exposiição.. Se tirar a -0.5EV aí já é um problema...
Foi o que jo Ivan já escreveu em um tópico há bastante tempo: O ideal é tirar as fotos com iso alto no limite de superexposição, pra aí dar uma escurecida depois. Se for ao contrário, era uma vez a foto :\

Pedro a idéia é essa mesmo, ou seja, reduzir ruído somente se for muito incômodo para minha utilização (10x15 - 15x21 & monitor 1600x1200), caso contrário é priorizar a textura.

Eu apenas fiquei preocupado com os halos falado pelo Leo, pois poderá me prejudicar em alguma impressão que eu venha a fazer e não tenha notado durante a edição.

Obrigado


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 15 de Dezembro de 2007, 21:19:53
Leandro;

Em primeiro lugar, em segundo lugar, em terceiro lugar, etc, é preciso fotografar em RAW. O ruído direto do sensor tem apar~encia distinta do ruído que passou por tratamento de eliminação de ruído.

na conversão do RAW pode-se reduzir o ruído cromático. Se isso não for feito, no PS é fácil reduzir o ruído cromático através da seguinte receita.

1) Duplica-se o background;
2) No layer duplicado aplica-se Gaussian Blur em uma valor que destrua o ruído (exemplo, 10)
3) soma-se os dois layers com a opção Color.

Pronto, só restará ruído monocromático.


para evitar os halos

1) Converter o RAW com pouco sharp ou zero;
2) Aplicar rotina de USM nas bordas



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 15 de Dezembro de 2007, 21:20:45
Em tempo: 10X15 e 15X21 são formatos nos quais ninguém deve ter medo de ruído usando uma DSLR e expondo razoavelmente.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 15 de Dezembro de 2007, 21:27:47
Em tempo: 10X15 e 15X21 são formatos nos quais ninguém deve ter medo de ruído usando uma DSLR e expondo razoavelmente.

Concordo...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 15 de Dezembro de 2007, 21:41:45
Legal Ivan,

Vou testar a receitinha, mas como vc mesmo falou, formato 15x21 é algo que não precisarei ter preocupação com ruído.

Quanto a tirar fotos em RAW eu concordo e procuro sempre fazer isso, excessão naqueles dias em que sei que vou tirar 100 fotos ou mais, para isso o JPG pronto é bastante prático......inclusive vai uma reclamação do JPG da minha câmera, apesar de sempre utilizar NR off, eles sempre são muito mais lavados do que o RAW.....poxa por que os japoneses da Nikon não me entregam um JPG com mesmo nível de ruído e textura que o RAW.... ??? >:(

Abraço


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #29 Online: 15 de Dezembro de 2007, 22:47:14
Tenta essa receita.

E coloque o JPEG da sua câmera em mínimo sharp, mínima saturação, mínimo contraste, pois assim terá um arquivo mais tratável.

Agora eu tenho cerca de 110 RAWs para fazer no cartão de 1gb. Até outro dia eu só podia fazer 70 (mesmo assim sobrava).

Na época da Fuji s7000 o cartão dela só dava para 49.

Na época da s5000, o cartão só dava para 17...

Mas mesmo assim só RAW.