Autor Tópico: LOW PASS FILTER  (Lida 18003 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #15 Online: 03 de Junho de 2013, 20:56:57
Acompanhando :snack:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 03 de Junho de 2013, 21:42:59
Mas retirar o passa baixa hoje é possível em todas as DSLR's mesmo as de entrada como a minha?

Pedro, lembrei dessa tua dúvida que ficou para trás aqui no tópico...

Salvo engano, sim. É possível a retirada do passa baixa em todas as cams, inclusive as de entrada. É com a retirada do passa baixa que se faz uma espécie de modificação permanente para captura de fotos em IR. Com base nessa informação posso dizer com alguma segurança que dá sim para retirar das cams de entrada.

Olha a brincadeira aqui: http://www.lifepixel.com/tutorials/infrared-diy-tutorials/canon-rebel-xt-350d
Vais arriscar??? rs

E olha aqui a complexidade de um simples passa baixa: http://www.sensor-film.com/filter.html

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 03 de Junho de 2013, 22:15:11
Nenhuma Sigma Foveon tem filtro low pass. Acho que a Leica M8 também não.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #18 Online: 03 de Junho de 2013, 22:56:44
Nenhuma Sigma Foveon tem filtro low pass. Acho que a Leica M8 também não.

Não tenho bem certeza, mas a acho que a necessidade maior é em sensores com array Bayer tradicional. O Foveon não sofreria tanto em função da sua arquitetura. O mesmo para a Leica "monocromática", embora ache que as várias Leicas também não tem. Mas Leica é Leica, se a imagem sair cheia de moiré vão dizer que não é defeito, é característica :)

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 03 de Junho de 2013, 23:09:26
A imagem não fica cheia de moire. Ele so aparece em circunstancias muito especiais.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #20 Online: 04 de Junho de 2013, 00:19:38
É sempre bom dar uma passadinha por aqui.... Sempre aprendo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #21 Online: 04 de Junho de 2013, 07:51:50

Acho essa tomada de decisão da Nikon, tecnicamente para o usuário mais avançado, uma tremenda burrada.
Se o cara for usuário desqualificado, beleza! Eles continuam vendendo as cams deles com a facilidade de sempre.
Se o cara for correr atrás de informação, bau-bau! Perdeu um potencial cliente.


Então a Nikon aplicou essa característica apenas como perfumaria e ainda dificulta o trabalho de edição para os menos experientes. Por esse ponto é melhor optar pela D7000 do que pela D7100, apesar dessa última ter outras features a mais? Ou não?
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #22 Online: 04 de Junho de 2013, 09:54:16
A questão é, até que ponto o moiré pode atrapalhar ???

Que a D7100 em termos gerais é melhor que a D7000 isso não há dúvida. Acho que a escolha depende do grau de exigência do fotógrafo e do tipo de fotografia. Até termos mais gente usando, fica difícil falar qualquer coisa. Mas que o problema existe, isso é fato. Aqui o crop de uma foto de um papagaio (o autor não coloca a foto original, apenas o crop)


http://www.radiantlite.com/2013/02/do-you-need-to-upgrade-to-nikon-d7100.html

Resta saber, com a experiência dos usuários, se este mesmo padrão pode surgir na foto do terno do noivo por exemplo. E qual o grau de dificuldade para editar. O ruim é que neste momento, os usuários são meio que cobaias do processo.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 04 de Junho de 2013, 12:02:50
Alexandre,

Pegando esta imagem como mero exemplo,  problema é saber usar as ferramentas. Pra que diabos alguém quer um crop em 1:1 de uma área minuscula das penas de um papagaio, retirada de uma imagem , digamos de 12 MP ? Se a pessoa quer mostrar um detalhe assim, seria muito mais lógico usar uma macro. Quanto mais você estiver perto do 1:1 (na verdade em multiplos inteiros), mais o problema é visível.

Tive problemas com moiré em pouquissimas fotos em toda minha vida. Esse aí, é um dos raríssimos casos que acontece quando o motivo fotografado apresenta um alto grau de organização.

Fora que existem filtros anti-moire por software. Quebram o galho.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #24 Online: 04 de Junho de 2013, 12:36:05
Alexandre,

Pegando esta imagem como mero exemplo,  problema é saber usar as ferramentas. Pra que diabos alguém quer um crop em 1:1 de uma área minuscula das penas de um papagaio, retirada de uma imagem , digamos de 12 MP ? Se a pessoa quer mostrar um detalhe assim, seria muito mais lógico usar uma macro. Quanto mais você estiver perto do 1:1 (na verdade em multiplos inteiros), mais o problema é visível.

Tive problemas com moiré em pouquissimas fotos em toda minha vida. Esse aí, é um dos raríssimos casos que acontece quando o motivo fotografado apresenta um alto grau de organização.

Fora que existem filtros anti-moire por software. Quebram o galho.

Exato Shalders. O que eu quis dizer é a ausência do filtro AA é uma novidade para a maciça maioria dos usuários e são raros os exemplos do que pode acontecer, então acaba indo tudo para o campo da suposição. Eu particularmente acho que não será nenhum problema, até porque moiré não é privilégio de câmeras sem o filtro, pode acontecer também em cameras com baixa densidade de pixels.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #25 Online: 04 de Junho de 2013, 19:17:23
O fato é que Pentax K5 IIs e D800E arrancaram elogios de quem usou! Claro que se você vai tirar foto de padronagem de tecido você não vai querer uma câmera destas!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #26 Online: 04 de Junho de 2013, 20:31:17

Então a Nikon aplicou essa característica apenas como perfumaria e ainda dificulta o trabalho de edição para os menos experientes. Por esse ponto é melhor optar pela D7000 do que pela D7100, apesar dessa última ter outras features a mais? Ou não?

Não sei dizer. Não conheço as câmeras citadas.
Acho melhor se consultar na sala Nikon.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 04 de Junho de 2013, 20:53:00
Alexandre,

Pegando esta imagem como mero exemplo,  problema é saber usar as ferramentas. Pra que diabos alguém quer um crop em 1:1 de uma área minuscula das penas de um papagaio, retirada de uma imagem , digamos de 12 MP ? Se a pessoa quer mostrar um detalhe assim, seria muito mais lógico usar uma macro. Quanto mais você estiver perto do 1:1 (na verdade em multiplos inteiros), mais o problema é visível.

Tive problemas com moiré em pouquissimas fotos em toda minha vida. Esse aí, é um dos raríssimos casos que acontece quando o motivo fotografado apresenta um alto grau de organização.

Fora que existem filtros anti-moire por software. Quebram o galho.

Na vida fora dos pixel peepers tb acho que não vá ter grandes problemas.
70% dos usuários não encontrarão maiores problemas ao longo de sua experiência fotográfica. Ocasionalmente poderá perceber alguma coisa meio estranha aqui e ali, mas talvez nem saiba do que se trata.
Acho que os maiores problemas podem ocorrer com fotografia de arquitetura onde tenha linhas paralelas, como um muro de tijolos aparentes ou persianas. E fotografia social e moda com tecidos e padronagens repetitivas, como xadrez, listras e filó ou renda.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #28 Online: 04 de Junho de 2013, 20:58:12
Não sei dizer. Não conheço as câmeras citadas.
Acho melhor se consultar na sala Nikon.  :ok:

viu! :ok:
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 04 de Junho de 2013, 21:16:32
Na vida fora dos pixel peepers tb acho que não vá ter grandes problemas.
70% dos usuários não encontrarão maiores problemas ao longo de sua experiência fotográfica. Ocasionalmente poderá perceber alguma coisa meio estranha aqui e ali, mas talvez nem saiba do que se trata.
Acho que os maiores problemas podem ocorrer com fotografia de arquitetura onde tenha linhas paralelas, como um muro de tijolos aparentes ou persianas. E fotografia social e moda com tecidos e padronagens repetitivas, como xadrez, listras e filó ou renda.


Exatamente !