Autor Tópico: LOW PASS FILTER  (Lida 18325 vezes)

Danilo Fassa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Online: 19 de Novembro de 2004, 18:12:31
Alguem pode descrever o funcionamento do low pass filter ?
É interessante saber que praticamente todas (se não todas) as cameras digitais da atualidade possuem esse filtro.
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2004, 18:17:34
Trata-se do seguinte:

Como o sensor é um tabuleiro de damas, um objeto definido por uma linha pode impressionar o sensor de tal maneira que gere moiré, isso é, onde deveria haver uma linha sinuosa e contínua, aparece uma linha quabrada.

Para evitar isso, em frente ao sensor há um filtro que diminui a nitidez. Basicamente é um filtro difusor, pois assim essa linha sempre afetará os pixels vizinhos, por pouco que seja, evitando a linha serrilhada.

Por isso há quem recomende que o primeiro tratamento numa imagem deve ser um levíssimo sharp para compensar a ação desse filtro.

Ivan


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2013, 06:29:14
 :ok: :clap:

boa explicação! Agora qual a vantagem de retirar esse filtro como nos modelos Nikon D800E e D7100?

 :ponder:
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2013, 07:14:43
boa explicação! Agora qual a vantagem de retirar esse filtro como nos modelos Nikon D800E e D7100?

"Para evitar isso, em frente ao sensor há um filtro que diminui a nitidez. "

Adivinhe!

Cadê a pá de ouro?  :D


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2013, 07:22:25
:ok: :clap:

boa explicação! Agora qual a vantagem de retirar esse filtro como nos modelos Nikon D800E e D7100?

 :ponder:
Cara,
Que bom que você pesquisou antes de fazer a pergunta!
O seguinte, em 2004 quando este post foi criado, a tecnologia dos sensores pediam este filtro para evitar o efeito Moiré; hoje a tecnologia de pós processamento na câmera permite a retirada deste filtro e a câmera retira o Moiré no arquivo, com isso há um ganho em nitidez importante!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2013, 12:52:09
Cara,
Que bom que você pesquisou antes de fazer a pergunta!
O seguinte, em 2004 quando este post foi criado, a tecnologia dos sensores pediam este filtro para evitar o efeito Moiré; hoje a tecnologia de pós processamento na câmera permite a retirada deste filtro e a câmera retira o Moiré no arquivo, com isso há um ganho em nitidez importante!

rsrsrs... Vão me achar chato....

Acresça-se á informação do Pope (corretíssima) o fato da Nikon processar ruído do sensor de forma compulsória. Para compensar a perda de nitidez com esse processo, retiraram o passa baixa para ganhar um pouco de nitidez ao entregar o arquivo ao usuário.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2013, 13:19:26
rsrsrs... Vão me achar chato....

Acresça-se á informação do Pope (corretíssima) o fato da Nikon processar ruído do sensor de forma compulsória. Para compensar a perda de nitidez com esse processo, retiraram o passa baixa para ganhar um pouco de nitidez ao entregar o arquivo ao usuário.

Mas retirar o passa baixa hoje é possível em todas as DSLR's mesmo as de entrada como a minha?
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2013, 13:39:47
Mas retirar o passa baixa hoje é possível em todas as DSLR's mesmo as de entrada como a minha?

Mas ao que me consta (corrijam-me os usuários da marca se eu estiver equivocado) a Nikon vem fazendo isso em alguns modelos como setup de fábrica. Não conheço outras marcas que estejam fazendo isso.

Edit: Lembrei que algumas Leica retiram o filtro tb.
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, 13:44:06 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2013, 14:36:36
Não lí nada a respeito!, mas gostaria de saber de alguma fonte confiável, será que tenho como saber isso, se minha câmera já vem sem o filtro passa baixa ou se tem se é possível remover? :ponder:
Fábio Pedro.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2013, 15:19:06

Não lí nada a respeito!, mas gostaria de saber de alguma fonte confiável, será que tenho como saber isso, se minha câmera já vem sem o filtro passa baixa ou se tem se é possível remover? :ponder:
As que não tem:
Nikon D800E
Nikon D7100
Pentax K5 IIs
Leica M Monochrome
Acho que a Leica M - essa não tenho certeza!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2013, 15:35:18
Não lí nada a respeito!, mas gostaria de saber de alguma fonte confiável, será que tenho como saber isso, se minha câmera já vem sem o filtro passa baixa ou se tem se é possível remover? :ponder:

Pelo que pesquisei até agora só vi essa configuração na D800E e D7100, quanto ao setup encontrei essa instrução que ensina a retirar o filtro:

How to Clean a Low-Pass Filter in a Nikon D70

By Andy Merrett, eHow Contributor
 

The Nikon D70 is a consumer-oriented digital single lens reflex (DSLR) camera offering a number of advanced features. It features a 6.1-megapixel CCD sensor, full auto focus and a range of shooting modes designed to allow great photographs to be taken in a variety of settings. The camera is fitted with a low-pass filter which sits in front of the image sensor. This reduces aliasing, seen in photos as moire patterns, by slightly softening the incoming image before it is captured by the sensor. If the filter becomes dirty it can affect the quality of photographs.

Instructions
1
Charge the camera battery. The camera uses battery power for the duration of the cleaning procedure. This could take several minutes. Using a battery with low remaining charge risks damaging delicate parts of the camera.

2
Remove the camera lens. Turn the camera off. Grip the camera body and lens firmly. Press and hold the lens release button located on the camera body to the left of the lens mount. Turn the lens clockwise until it loosens. Fit the protective lens cover to the back of the lens.

3
Access the low-pass filter. Turn the camera on. Press the "MENU" button. Select the setup menu. Choose "Mirror lock-up." Highlight "Yes." Press the multi-selector to the right. Press the shutter release button fully down. The mirror lifts up and the shutter curtain opens.

4
Clean the low-pass filter. Hold the camera so that light shines onto the filter. Examine the filter for dust or other debris. Hold the camera with the lens mount downwards. Gently tap the camera body to dislodge loose particles. Use an air blower bulb to remove dust. Direct the nozzle at the filter. Squeeze the bulb firmly to blow air onto the filter. Examine the filter again. When the filter is clean, turn the camera off. The shutter curtain closes and the mirror returns to the down position. Fit a lens or body cap immediately to protect the camera from dust.

alguém se habilita?  :no:
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2013, 16:14:44
Esse procedimento é para a LIMPEZA do filtro.  :shock:

Entendi errado?  :ponder:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2013, 16:37:34
Esse procedimento é para a LIMPEZA do filtro.  :shock:

Entendi errado?  :ponder:

Não, está correto, é para limpeza mesmo.

A remoção do Low Pass Filter ainda gera muita polêmica. Na prática, os fabricantes vem tentando ganhar resolução, mas ainda não existe uma forma mágica de fazer o moiré sumir completamente, ainda mais sem a adoção do filtro low pass. A Nikon tentou com a D800E, mas mantendo o modelo "tradicional" D800 em paralelo. Agora tentou novamente na D7100 dispensando outra opção com o filtro como uma forma de ganhar nitidez.

Tem aqueles que afirmam que a retirada do low pass é apenas uma jogada de marketing que vai "enganar" o usuário médio dando uma falsa sensação de nitidez tendo como contrapartida a geração de moiré que poderá ser difícil de corrigir. Por outro lado, sensores mais densos tendem a gerar menos moiré, o que talvez explique a escolha da Nikon em Pentax nas suas cãmeras, já os modelos sem filtro são justamente aqueles com uma grande densidade de pixels.

Uma coisa é certa e matemática, a ausência de low pass propicia a formação de moiré. Se chega a ser significativo, aí é outra história. Outra câmera que não tem o filtro é a Fuji X100, e nesta em determinadas situações o efeito moiré resultante é bastante visível, como está mostrado neste artigo do Luminous-Landscape. http://www.luminous-landscape.com/reviews/cameras/fuji_x100_follow_up.shtml

Mas como o próprio artigo diz, provavelmente para a grande maioria dos mortais a ausência do filtro Low Pass (ou AA - anti-aliasing) não irá ditar grande diferença. Já se a câmera vai ser utilizada para fotografar assuntos com padrões finos, como tecidos por exemplo, aí pode complicar. Moda e eventos tipo casamentos são alguns exemplos.

« Última modificação: 03 de Junho de 2013, 16:41:25 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2013, 16:54:00
Esse procedimento é para a LIMPEZA do filtro.  :shock:

Entendi errado?  :ponder:

 :D rapaz... que bola fora  :D

Compreendam meus amigos, sou apenas um iniciante no assunto! :assobi:

Ainda vou dar muita cabeçada na parede até aprender  :aua:

 :ok:
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2013, 20:06:04
Por conta desse tópico aqui fui dar uma pesquisada rápida na hora do almoço...

O que o AlexandreS coloca como a grande dificuldade, até onde pude apurar, é praticamente insuperável, exceto, dizem os fabricantes, quando se utiliza um sensor de grande densidade de pixels: o efeito móire.
Basicamente eles retiraram o passa baixa para diminuir o móire e só conseguem fazer isso com sensores de grande densidade. Mas aí, EMHO, fica uma corrida de cachorro para pegar o próprio rado. Eles resolveram equipar (penso eu por questões mercadológicas) as cams com sensores de grande capacidade bruta e, para isso, subiram enormemente a densidade deles. Em decorrência disso surgiram como 'sintomas adversos' uma série de problemas, entre os mais relevantes a queda da nitidez por conta do limite de difração do sensor. Alie-se a isso a questão do processamento compulsório do RAW/JPG com consequente queda de nitidez.
Para diminuir esses problemas, retira-se o passa baixa. Mas aí surge o móire...
Acontece que tratar falta de nitidez é mais "fácil" do que tratar móire. P. ex. se o usuário só usa PS ou LR ele não vai retirar o móire, ao contrario até, pode inclusive aumentar. Apenas alguns pouco algorítimos conseguem lidar bem com móire. Que eu me lembre de cabeça o Lanczos e o Mitchell... Pode ter mais, mas não conheço.
Então, um tratamento relativamente "fácil"- nitidez - é trocado por um tratamento muito mais díficil - móire.

Acho essa tomada de decisão da Nikon, tecnicamente para o usuário mais avançado, uma tremenda burrada.
Se o cara for usuário desqualificado, beleza! Eles continuam vendendo as cams deles com a facilidade de sempre.
Se o cara for correr atrás de informação, bau-bau! Perdeu um potencial cliente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova