Autor Tópico: Qual é melhor resolução para impressão em 60x40?  (Lida 10067 vezes)

rhmoura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Dezembro de 2007, 11:43:46
Pessoal qual é o mínimo de resolução para imprimir uma foto em 60x40? Eu tirei uma foto com uma camera de 6mp e mandei imprimir em PB e impressão ficou meio estranha, tipo pra olhar de longe é bonita, mas de perto ela tá bem deteriorada.
Rafael Moura


Messina

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2007, 12:01:30
Caro Rhmoura,

As impressoras que a maioria laboratorios utilizam, normalmente imprimem a 300dpi (pontos por polegada). Considerando que o tamanho da sua impressão é de aproximadamente 24 x 16 polegadas, para que seja vista de perto de uma maneira o mais fiel possível, a foto teria que ser feita (acredite) com uma resolução de aproximadamente 35Mpixel. Como foi realizada com 6Mpixel, o tamanho razoável seria de um papel tamanho carta ou A4.
Agora, se a distância de visualização for maior (quatro metros ou mais), esta sensação de falta de nititez diminui.

Messina


Messina

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2007, 12:07:34
Caro Rhmoura,

Uma dica para quem é usuário do Photoshop CS2 ou CS3: você pode aumentar o tamanho (e por consequencia a resolução) de sua foto no Adobe sem perda significativa de resolução, desde que os aumentos sejam em steps de no máximo 10% de cada vez. Assim, se você aumentar para o temanho que você deseja (60cm x 40cm), irá conseguir uma impressão razoável.

De novo,

Messina


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:21:43
É possível fazer 40X60 com 6mpx (DSLR) se 1) fotografar em RAW; 2) Usar uma boa lente; 3) Usar tripé e disparo temporizado; 4) Souber interpolar os 6mpx para não gerar formas estranhas; 5) souber tratar a imagem quanto ao sharp.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2007, 18:07:00
Em filme 35mmm, com todos cuidados que o Ivan mencionou (lógico, aqueles que cabem nesse tipo de mídia) o resultado seria mais fácil de ser conseguido?

Simplesmente fotografar em 35mm (médio formato já covardia, né? deixa ele pra depois) e mandar pro laboratório, dizendo: em 40 x 60 cm. Dá pra encarar?
-22.352971,-48.775582


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2007, 19:09:04
Eu acredito que sim.

O limite do filme 35mm é bastante equivalente ao de uma DSLR 6mpx, digo isso porque já fiz cópias dessas duas fontes. Nunca fiz 40X60 de nenhuma das duas, parei em 30X45.

A cópia do filme ISO 100 nesse formato 30X45, se a foto for feita bem feita, é ótima. Tenho uma sensacional, nítida, aguda. Mas é preciso que o escaneamento seja feito em alta resolução, que o filme tenha sido muito bem exposto e que ao fazer o escaneamento o lab não introduza sharp, deixando para você fazer isso depois.

Eu já vi fotos feitas a partir de filme nesse tamanho 40X60 muito boas em PB.

De modo geral, você pode ir mais longe em retratos e menos longe em paisagens.



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2007, 20:08:38
Eu dou saída em 80 x 50 com excelente qualidade tranquilo, tranquilo... Pode se olhar a foto de pertinho que é 10. Isso com as minhas D50 e D70, mas a foto tem que tá bem feita.
Ainda tem que ver a qualidade de saída do Lab que tá fazendo a ampliação...
Outra, 6 MP de máquina compacta ou usando lente ruim não dá para fazer muita coisa mesmo, Aliás, foto mal feita não aguenta nem 15x21...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2007, 22:46:34
Luzio;

A minha ex s7000 aguentava 30X40 para retratos e ficava excelente. Aguentava 30X40 em PB para paisagens com certa facilidade, e aguentava 30X40 colorido para paisagens e análogos algumas vezes (nem sempre, podia dar certo ou não). Naturalmente, tudo isso em RAW.

A Lumix LX1 aguenta 30X54 bastante bem. A lente dela define muito legal. Em ISOs baixos, é claro.