Isso é bizarro, anti-ético, autoritário e extremamente ridículo. Hoje, cada vez mais, tudo vive às custas de patrocínio, inclusive a própria Rede Globo.
Quando ela apaga patrocinadores de times de futebol com esse recurso ela está tirando dinheiro dos clubes. E, também, dos mesmo anunciantes a quem ela vai pedir dinheiro depois. Será que ela quer mais dinheiro APENAS para ela, os outros que se virem? Sinceramente, é BEM provável já que ela se mostra cada vez mais incompetente para administrar suas contas e seu Ibope. Ultimamente vem perdendo espaço para as concorrentes com uma frequência nunca vista antes.
Daí recorrer ao jogo sujo. "Se eu não ganho, nínguém ganha." É aquela questão infantil do "dono da bola". Ele não joga porcaria nenhuma mas, como a bola é sua, se ele não joga, ninguém joga...
Mas por outro lado, o que os times prejudicados fazem? NADA. O mínimo que os times deveriam EXIGIR dessa emissora tolinha é que isso não existisse. Ou, simplesmente, boicotá-la. Dêem entrevistas aos outros canais, os "normais" e não-arrogantes e deixem a "dona do mundo" do lado de fora. Sem notícia ela logo abre as pernas...
Há três anos atrás o maior anunciante do Brasil boicotou-a, concentrando sua verba nas outras emissoras e mantendo um mínimo na Globo. Adivinha quem venceu a queda de braço por descontos :
Esse recurso é ainda mais ridículo porque qualquer pessoa que tenha o mínimo interesse por futebol sabe quem patrocina qual time (dos grandes, claro). Aí você fica vendo a bola da LG, o oval da Samsung, o BR da Petrobrás embaçados e vem aquela sensação de "Quem esses imbecis acham que estão enganando???" ou "Será que eles acham que eu sou tão idiota a ponto de não saber que a empresa X patrocina o meu time???". É o autoritarismo tentando defender o seu interesse e nos chamando de idiotas.
Não é só na política que a ética caiu em desuso. Proteste. Não dê Ibope a quem lhe trata como um imbecil. Mude de canal.
Abraços,
José Azevedo