Autor Tópico: 18-135mm DX 1:3.5-5.6G ED  (Lida 3827 vezes)

André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Dezembro de 2007, 23:57:07
Oi a todos, firmei um compromisso comigo mesmo de que quando entrasse em férias faria o curso do site teiadoconhecimento, mas como ainda estou de bférias e trabalhando não tenho muito tempo pois quando o fizer quero me dedicar em tempo integral, não posso perder aulas ou detalhes ou demonstrações etc...
Bem minha dúvida agora é o seguinte tenho uma lente  18-135mm DX 1:3.5-5.6G ED.
o qu significa cada uma destas nomenclaturas e para que servem? Já ouvi, mentira. Já li de pessoas que falam em lentes mas não entendo qual fatores estão relacionados aos números e letras?
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2007, 07:53:09
Amigo,

Com relação ao curso de fotografia avançada (Teiadoconhecimento.com), vai fazer que você vai adorar, o texto foi muito bem elaborado, de fácil entendimento, o curso tem um conteúdo fantástico, com muitos exemplos bem feitos, exercícios teóricos e práticos para a preparação das provas, provas bem elaboradas, etc, etc. Praticamente tudo e um pouco mais que precisamos saber sobre fotografia.

Além disso existe o horário on-line de suporte dos instrutores e o forum para eliminação de dúvidas e discussões gerais, da qual são sempre rapidamente respondidas pela área de suporte e os instrutores.

Eu estou na fase final do curso e espero completá-lo ainda em 2007.

Eu não entendi a sua questão mas tentarei ajudar.
DX é a sigla referente a lentes voltadas para DSLRs/APS.
18-135 é o range mínimo e máximo da distância focal da lente.
1:3.5-5.6 é a abertura máxima da lente, sendo que 1:3.5 é na DF de 18mm e 1:5.6 é na DF de 135mm.

Um abraço


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2007, 10:31:41
Ok, explicado mas não solucionado.
Acho melhor eu fazer o curso mesmo.
D qualquer forma, obrigado.
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:38:00
Antes de fazer o curso seria interessante dar uma lida em materiais que explicam os conceitos básicos como diafragma (abertura), obturador (velocidade), ISO (sensibilidade) e sobre range de lentes e o que significa 18mm, 24, 28....
São conceitos básicos e de fácil entendimento e que já te dão mais da mentade do caminho em fotografia o resto depende de vc conjugar estes conhecimentos para fazer a foto que vc quer.
Funciona assim: quero fazer esta foto de tal jeito... Pega o que vc sabe sobre os conceitos básicos e "computa" as possibilidades diversas de acordo com as regulagens de cada item que vc imaginar... "Se eu usaar tal abertura de diafragama o que vai acontecer com a velocidade e a profundidade de campo?" e assim por diante...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2007, 01:55:12
Antes de fazer o curso seria interessante dar uma lida em materiais que explicam os conceitos básicos como diafragma (abertura), obturador (velocidade), ISO (sensibilidade) e sobre range de lentes e o que significa 18mm, 24, 28....
São conceitos básicos e de fácil entendimento e que já te dão mais da mentade do caminho em fotografia o resto depende de vc conjugar estes conhecimentos para fazer a foto que vc quer.
Funciona assim: quero fazer esta foto de tal jeito... Pega o que vc sabe sobre os conceitos básicos e "computa" as possibilidades diversas de acordo com as regulagens de cada item que vc imaginar... "Se eu usaar tal abertura de diafragama o que vai acontecer com a velocidade e a profundidade de campo?" e assim por diante...

Lúzio,
Comprei um livro que se chama: O novo manual da fotografia,  e aprendi bastante com ele, afinal ele te dá uma noção muito real em relação à abertura, exposição... Mas realmente me falta um conhecimento mais técnico. Você teria alguma literatura a me indicar?
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 02:00:26 por Photoman »
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2007, 09:55:15
Antes de fazer o curso seria interessante dar uma lida em materiais que explicam os conceitos básicos como diafragma (abertura), obturador (velocidade), ISO (sensibilidade) e sobre range de lentes e o que significa 18mm, 24, 28....
São conceitos básicos e de fácil entendimento e que já te dão mais da mentade do caminho em fotografia o resto depende de vc conjugar estes conhecimentos para fazer a foto que vc quer.
Funciona assim: quero fazer esta foto de tal jeito... Pega o que vc sabe sobre os conceitos básicos e "computa" as possibilidades diversas de acordo com as regulagens de cada item que vc imaginar... "Se eu usaar tal abertura de diafragama o que vai acontecer com a velocidade e a profundidade de campo?" e assim por diante...

Lúzio,
Comprei um livro que se chama: O novo manual da fotografia,  e aprendi bastante com ele, afinal ele te dá uma noção muito real em relação à abertura, exposição... Mas realmente me falta um conhecimento mais técnico. Você teria alguma literatura a me indicar?

A melhor literatura é fotografar!!  ;D

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:48:35
considerao sobre lentes Nikkor DX

a maioria das lentes possuem fator de crop ( na nikon é 1.5) ou seja uma lente 28-300 , equivale a uma 44-450 numa 35mm...

porem as lentes DX sao projetadas para uso em dslrs nao 35mm , e com isso a "milimetragem" da lente é a real

ou seja a lente 18-135 DX F3.5-5.6 é verdadeiramente uma 18mm ( Grande angular) e vai ate meia tele (135mm)

o F é a abertura do diafragma ( menor numero = mais aberto)

18-135 F3.5-5.6 quer dizer que a lente em 18mm tem abertura de F3.5 ( ou menor caso vc queira ) e em 135mm tem abertura de F5.6 ( ou mais fechada caso vc queira)

essa 18-135 DX é uma excelente lente, eu tenho uma e uso com minha D80  , agora to em busca de uma lente macro e uma tele, mas dessa 18-135 eu provalmente nao me desfaço


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


Tavares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2007, 18:07:50
Conforme informações do site da Nikon (ver link abaixo) a lente Nikkor 18-135 DX corresponde a 27-202.5mm em lentes do formato 35mm.


AF-S DX Zoom-Nikkor 18-135mm f/3.5-5.6G IF-ED (7.5x)

18-135mm focal range (7.5x zoom) for use in a wide variety of situations (equivalent to a 27-202.5mm lens in the 35mm format)

Link:    
http://nikonimaging.com/global/products/lens/af/dx/af-s_dx_zoom18-135mmf_35-56g_ed/index.htm


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2007, 23:06:59
aham , mas nas dslrs NAO full frame, pelo que li em algum lugar elas mantem a "milimetragem" estampada na lente

pq normalmente nos usamos lente com o fator de conversao de 1.5 , certo ?

vo upar e postar aqui uma foto que fiz com ela em 18mm , as lentes nao dx acho que nao tem esse angulo de visao todo...


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2007, 23:18:35
foto tirada com essa lente em 18mm



www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


Tavares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2007, 00:01:17
Bela foto! Foi tirad com uma camera Full Frame ou com a D-80 ? Se foi com uma Full Frame, OK, concordo que os valores não se alteram, estamos falando de 18mm mesmo. Mas se foi usada a D80 , acho que os 18mm devam ser multiplicados por 1,5 para determinar o valor correto. Estou retomando o assunto, porque para mim é muito importante ter este aspecto bem esclarecido, pois estou estudando a compra de lentes para minha futura maquina DSLR, e se estiver interpretando errado, posso vir a cometer um erro na compra da lente.

Obrigado !


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2007, 00:51:23
tirada com a D80 , em todos os exifs que vi a lente ta em 18mm

NA full frame(35mm) seria 27mm


mas é como mencionei, lentes normais nas DSLRS NORMAIS , tem fator de multiplicacao 1.5

mas essas Nikon DX sao feitas especialmente pras dslr (nao full frame )e nao tem crop

se vc comprar uma 18-135mm 1:3.5-5.6G ED , essa sim vai ser 27-202mm de distancia focal equivalente

faz um teste, arruma alguem com uma lente 18mm e tira uma foto dessa em 18mm, ve se o angulo de visao é tao grande como o dessa lente DX...
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 00:53:04 por PDA »


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:46:02
A lente não muda pela camera ser o não full frame. O que acomntece é que se vc usa uma lente 18mm em uma FF ela vai ter um angulo de visão maior que se utilizada em uma camera não FF. A distancia focal de uma lente é sempre a mesma, o que muda no caso das cameras não FF é que com o fator de crop a lente fica "equivalente" a milimetragem dela vezes o fator de crop, que no caso das Nikon com sensor APS(fator de crop 1,5) ficaria 18mm x 1,5 = 27mm equivalente. Isso não quer dizer que uma lente 18mm utilizada numa camera com sensor APS se transforme em uma lente 27mm, pois ela continua com todas as caracteristicas de uma lente 18mm, porém seu angulo de visão equivale a de uma lente 27mm utilizada em uma camera FF. Ex: tenho uma lente 28mm feita para cameras FF, mas quando a utilizo em minha D50 que tem sensor APS ela fica equivalente a uma 42mm. O mesmo aconteceria se essa lente fosse feita apenas para sensores APS, o que muda é que uma lente feita para APS (que a nikon chama de DX) não pode ser utilizada em uma FF, pois iria cortar as beradas da imagem, pois alente foi feita para ser utilizada em cameras com sensores APS, que são menores que os sensores FF.

Ficou meio confuso mas se ler uma 15 vezes da pra entender. :-\

Abraços.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2007, 20:22:30
bom saber disso, vou copiar pro word, separar e tentar memorizar  ;D


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2008, 14:14:01
18-135 F3.5-5.6 quer dizer que a lente em 18mm tem abertura de F3.5 ( ou menor caso vc queira ) e em 135mm tem abertura de F5.6 ( ou mais fechada caso vc queira)
Citar


Mais uma vez obrigado a todos pela compreensão em responder um leigo ao cubo em fotografias.
PDA, sua resposta me fez entender como funciona a lente, vlw msm...
T+
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2008, 14:15:55 por Photoman »
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)