Autor Tópico: Arte ou Pedofilia?  (Lida 18205 vezes)

thi_sanna

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Hein?
    • Flickr
Resposta #30 Online: 23 de Dezembro de 2007, 18:11:39
Estive pensando aqui... até algum tempo atrás era normal meninas se casarem aos 14 anos com homens que poderiam pais delas e a sociedade não via nada demais nisso.
Aos 18, os garotos eram considerados "homens-feitos".

Hoje vemos pessoas de 20 anos de idade ainda sendo vistos como "em plena adolescência".

A sociedade manipula os limites com as gerações.

Inclusive, o primeiro lugar na Foto do Ano UNICEF 2007, foi conferido à Stephanie Sinclair, por uma foto (parte de uma série) que retrata os casamentos de meninas com homens mais velhos nas regiões do Oriente.

http://www.unicef.de/foto/2007/english/index.htm
Thiago Silva
Victoria, BC - Canada

http://www.flickr.com/photos/thiagosilva

http://my.photoshelter.com/thiagosilva
 
Pentaxiano não-fanático :-)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 23 de Dezembro de 2007, 20:29:05
Interessante Thiago, essas visões de outras culturas são super interessantes... ;)
Temos que abrir nossas mentes para isso também.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #32 Online: 24 de Dezembro de 2007, 14:12:23
vejam. Este fotógrafo fotografa jovens garotos ginastas em estúdio com intuito de vender as fotos e angariar parte dos fundos para os próprios jovens atletas. Algumas imagens têm apelo sensual, mas não vejo como pedofilia!

http://www.novelart.at/PrivatePage/sale_sponsor.htm


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #33 Online: 24 de Dezembro de 2007, 15:35:42
Beto, esse link apenas confirma uma coisa que todo publicitário e marketeiro já sabe e pratica: "Sexo vende"
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Marcelo das Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #34 Online: 26 de Dezembro de 2007, 11:23:22
Olá! Feliz Natal atrasado!

Pedofilia no Houaiss: "perversão que leva um indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças"

Uma menina de 14 anos, desabroxando para uma condição de mulher fértil tem um potencial erótico imenso, e não é por acaso que é por elas que as agências de modelos procuram. Elas ativam o desejo sexual das pessoas.

Temos então uma certa hipocrisia, não é mesmo? Ao mesmo tempo caçamos os pedófilos e cultuamos as ninfetas.
Marcelo Versiani

versiani.net


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #35 Online: 26 de Dezembro de 2007, 11:30:58
Temos então uma certa hipocrisia, não é mesmo? Ao mesmo tempo caçamos os pedófilos e cultuamos as ninfetas.

Seria quase o mesmo que dizer que cultuamos as anorexas também. Eu tenho a forte sensação que o mercado de modelos é ditado por boiolas que precisam de "Cabides Ambulantes" e não "Mulheres Deslumbrantes".
Daí a própria tendência de garotas com corpo ainda "subdesenvolvido" nas passarelas.
Podem haver pequenas, raríssimas, exceções... mas são exceções.

Mas de todo modo é claro que o mundo é movido à sexo. E quem não tem excrúpulos usa isso o máximo que pode, e que não pode também.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 27 de Dezembro de 2007, 02:52:11
Acho que depende da cultura de quem vê.
É quase como "cantada ou assédio". Uma pessoa pode adorar que você a chame de cachorra(o) e outra às vezes com um simples elogio pelo vestuário, ou aparência... se irrita e TRIBUNAL neles. heheheh
Há pouco tempo uma rede de televisão brasileira mostrou imagens de uma tribo indígena aqui no Brasil. Nestas cenas apareciam crianças nuas e semi nuas. E onde há pedofilia? Por outro lado se vc grava estas imagens com outras intenções que não culturais vc está prestes a se tornar um pedófilo. Não sei como é a lai lá fora, mas se não me engano nos EUA maior de 16 já reponde por si.
Well, para mim pedofilia começa com a intenção de quem a faz. Seja com atos, registros de imagens, de vídeos, conversas ao celular, orkut...
Outro fato; as fotos para mim, não tem conteúdo sexual e sim sensual uma vez que o órgão não é exposto nem explicitamente. O que difere uma pessoa independente da idade, sexo, credo ou condição socio-econômica de estar posando para fotos sensuais ou de conteúdo adulto é que, uma coisa é você quase literalmente introduzir sua lente corpo adentro da modelo e outra é mostar imagens com intenção de criar um choque, uma leve reflexão etc... e morre nisto.
Mas como opinião é opinião, cito aqui a definição de pedofilia e de sensual segundo o Dicionário Aurélio:

pedofilia
[De ped(o)- + -filia.]
Substantivo feminino.
1.Psiq. Parafilia representada por desejo forte e repetido de práticas sexuais e de fantasias sexuais com crianças pré-púberes.

Pedofilia erótica. 1. Psiq. Perversão sexual que visa a criança.

sensual
[Do lat. tard. sensuale.]
Adjetivo de dois gêneros.
1.Respeitante aos sentidos.
2.Que denota sensualidade:
boca sensual;
“pelas tuas olheiras de veludo, / roxas, histéricas, sensuais...” (Austro-Costa, Mulheres e Rosas, p. 54); “Os véus tinham-lhe ciúme. Outras, tinham-lhe inveja. / E ao fitá-la os varões tinham pasmos sensuais.” (Manuel Bandeira, Estrela da Vida Inteira, p. 12).
3.Lúbrico, voluptuoso, lascivo:
“Nua a deusa, nadando, a onda dos seios túmidos / Leva diante de si, amorosa e sensual” (Olavo Bilac, Poesias, p. 120).
Substantivo de dois gêneros.
4.Pessoa sensual (3). [Cf. censual.]

T+
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 03:01:54 por Photoman »
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #37 Online: 29 de Dezembro de 2007, 23:43:30
"pedófilo é quem vê isso com maus olhos e não quem faz arte envolvendo crianças e adolescentes."

Vamos estabelecer aqui, pra efeito só de conversa, crianças até 14 anos.  Depois dos 15, hoje em dia acontece a chamada "síndrome de mulherzinha". As garotas começam a achar que são mulheres, se iniciam na vida sexual e tudo que a gente já sabe. Até porque trabalho numa casa de cultura cheia de adolescentes que têm os seios maiores do que as esposas de muitos que conheço.
O problema que vejo não é de lei, embora ela exista. Eu sou o primeiro a querer uma reforma legislativa, principalemnte para limitar a ação do Estado nos seres humanos.  A questão, no meu ponto de vista, é muito mais ética.
Fazer arte, de cunho sensual, erótico, com crianças é uma coisa muito delicada. Não para quem faz,e um pouco menos para os pais. Mas será que esta criança está mesmo fadada às ideias dos adultos? Qual a ação dessa postura no futuro, na vida madura desta criança? Será mesmo que esta criança está sujeita às nossas idéias porque ainda não têm uma opinião formada?
Não estou falando de fotos de casamentos entre jovens e adultos ou até mesmo fotos delas nuas brincando num campo verde. Quem vê erotismo nisso precisa de um médico. A
questão não é a nudez, mas o sensual
.
Vou tentar explicar com um exemplo:
Supomos que não exista lei nenhuma a respeito disso e eu sou livre pra fazer o que quero. Eu quero fazer um ensaio fotografico de uma menina de 10 anos nua, um ensaio sensual como nos moldes do jah citado "pretty baby".  Os pais são "cabeças-abertas", liberam a menina para o ensaio.  Esta menina ainda não tem seu juizo analitico formado e tudo soa natural pra ela.  Mas, não é uma forma de exploração se aproveitar da falta da faculdade de critica dessa menina? O que vai ser desta mesma menina, daqui a 20 anos, em sua carreira, em sua vida particular? O que essas fotos podem causar de problemas para a vida desta mulher por ter sido usada fora de suas faculdades?
Não quero, de jeito nenhum, bancar o moralista, até mesmo porque eu sou fã das coisas mais absurdas na fotografia, mas também paro pra pensar onde acaba a arte e começa o respeito pelo ser humano.
E é estranho dizer isso. Eu mesmo sou fã de Jan saudek, Irina Ionesco até mesmo da belíssima direção de Louis Malle nas excelentes fotografias de "pretty baby". Não sei até aonda vai a minha hipocrisia.


Os Pedófilos de fato estão por ai violentando crianças dentro das próprias casas e destruíndo famílias, enquanto isso um fotógrafo não pode desenvolver um trabalho artístico com uma adolescente acompanhada dos pais porque isso é ilegal e fortemente acompanhado e criticado pela sociedade

O básico é que se é menor tem que ter a autorização dos pais.


O que me pergunto é: até onde os pais, por serem responsaveis legais, têm o direito de opinar sobre as decisões de alguém que ainda nao pode tomar uma decisão ética desse porte?


até algum tempo atrás era normal meninas se casarem aos 14 anos com homens que poderiam pais delas e a sociedade não via nada demais nisso.


Até um tempo atrás, mulher não votava. Até um tempo atrás, mulher não podia trabalhar. Até um tempo atrás achávamos que negros não tinham alma. A sociedade é viva, os costumes são vivos. Não adianta a gente se basear em outras culturas ou em
outras épocas.
Até porque em algumas culturas é ofensa grave recusar se deitar com a mulher do anfitrião da casa. Alguém se habilita a agir da mesma forma?  :D


Inclusive, o primeiro lugar na Foto do Ano UNICEF 2007, foi conferido à Stephanie Sinclair, por uma foto (parte de uma série)que retrata os casamentos de meninas com homens mais velhos nas regiões do Oriente.

Nesse mesmo contexto,  Renée C. Byer apresentou uma série de fotos da luta de uma mãe contra a doença do filho
http://www.unicef.de/foto/2007/english/rb-im.htm
Eu passei dias meditando sobre essas fotos e até hoje não sei bem a que conclusão cheguei.
Muitas pessoas se sentiram tocadas com esse trabalho,mas, existe mesmo uma razão pra elas existirem? Qual a diferença dessas fotos de Renée pra já conhecida foto de Kevin Carter, que se matou pouco tempo depois por se achar mais sordido que o próprio urubu?


Quem são os verdadeiros urubus?

Existe um video no youtube onde todos comemoram a vitória da fotografa no prêmio Pulitzer (desculpa, perdi o link). Todos comemoram, todos estão felizes. Mas e a pobre coitada da mãe, sem seu filho?
Seria Renée como o urubu de Carter?
Seriam os que exploram a imparcialidade das crianças em trabalhos de cunho sensual apenas mais urubus?


Temos então uma certa hipocrisia, não é mesmo? Ao mesmo tempo caçamos os pedófilos e cultuamos as ninfetas.

Eu começo a achar que é bem por aí...

Eu não tenho muitas respostas...apenas elucubrações.


Aonde está a inocência?!
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 23:45:03 por rafaelfrota »


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #38 Online: 30 de Dezembro de 2007, 09:29:19
Bom, o assunto tá rendendo...

É realmente difícil achar uma linha divisória entre o que é certo ou errado "o que é isso e o que é aquilo", até porque é humanamente impossível definir uma idade PADRÃO, em que todas as pessoas já estejam formadas FISICAMENTE E INTELECTUALMENTE, para responderem por si.

As vezes você pode estar de frente com alguém bem "definido intelectualmente", que realmente sabe o que quer, sabe se expressar, etc... e esta pessoa ter 10 anos de idade, mas aparenta fisicamente ser uma criança de 7 anos, inclusive.

E talvez você está de frente de um "adulto" (de 18 anos), que aparenta fisicamente estar de acordo com a idade, mas "intelectualmente dizendo" não está apto para gerir sua vida, não sabe direito ainda o que quer, etc...

Todos já devem saber disso, mas vou colocar o que achei do site Wikipedia:

"As fronteiras exatas entre infância e adolescência podem variar em casos individuais, e são difíceis de definir em termos rígidos de idade. A OMS, por exemplo, define adolescência como o período da vida entre 10 e 20 anos de idade[9] [10] [11], tendo como referência apenas aspectos biológicos, como a puberdade, a gravidez precoce e a saúde do adolescente. Muitas vezes são levados em conta também aspectos sociais e econômicos, definindo a adolescência como o período da vida entre os 13 anos de idade e a maioridade civil (que geralmente se dá aos 18 anos). No Brasil, a definição legal de adolescente é de pessoa entre os 12 e os 18 anos, conforme artigo 2º do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)".

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedofilia

Felizmente ou infelizmente, no Brasil para evitar qualquer problema e salvo exceções, foto de nudez, somente depois dos 18 anos.

Assim meus amigos, a arte é saber conviver com tudo isso. :D

Gr. abraço,

Renato
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2007, 09:35:03 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 30 de Dezembro de 2007, 11:24:02
Citar
Assim meus amigos, a arte é saber conviver com tudo isso.

Eu já acho o contrário, a arte deve subverter, uma vez que deve representar os anseios de uma população e não os crivos de leis estúpidas baseadas em uma visão moldada por quem detém o poder. Imagine se os pintores renascentistas tivessem respeitado o cunho religioso e as linhas legais da época? A arte jamais teria evoluído, mas não, eles optaram por uma visão humanista que em muitos casos eram ilegais na época, ou seja, a ciência e a arte como um todo devem evoluir de acordo com o pensamento da época e não dos engessamentos legais, o que se observa no entanto é uma regressão (isso mesmo as coisas estão regredindo), elementos que eram básicos e muito usados na arte (como a nudez e a sensualidade bem trabalhada, baseada em qualquer idade), têm sido substituída por um nudez de cunho puramente focado na satisfação de taras sexuais (e não de expressão de visões puristas como no passado) e a legislação têm engessado esses processo ao extremo visando uma pseudo proteção de nossas crianças... Se isso é certo? Eu acredito que não, proteger nossas crianças é fazer com que se valham as vontades delas, conheço muitas idosas que se casaram com 13 anos e viveram a vida toda com o marido extremamente felizes, conheço outras que não conseguiram ser felizes, assim como hoje em dia conheço várias mulheres formadas, com 30 anos de idade que não conseguem ser felizes em um relacionamento, na verdade o último caso é extremamente freqüênte, tanto que a própria base da família está desmoronando (cada vez a população se torna mais promíscua e as famílias se desintegram mais cedo, as mudanças que na verdade visavam proteger as crianças de um futuro ruim, estão na verdade sendo as causadoras de um futuro ruim para estas mulheres, que tem uma formação sexual baseada em imagens da televisão (que todos nós sabemos como são) e não mais na estrutura familiar e no contato com pessoas de boa formação. Na verdade uma mulher de 30 anos hoje sabe menos o que quer do que uma mulher de 13 anos da década de 20, enquanto seu corpo se forma mais precocemente, isso só podia dar em besteira, porque a mente humana não foi feita para seguir leis (a maioria sequer conhece as leis), foi feita para se portar dentro de sua visão das regras de convívio social, a lei deveria acompanhar a visão da maioria e não tentar modelar a conduta das pessoas, e isso não ocorre. Se quer acabar com as más decisões de homens e mulheres o segredo não é proíbir qualquer coisa relacionada à sexualidade e sim educar e para isso o primeiro passo passa pela revisão da própria liberdade de expressão, que permite que um indivíduo publique uma revista extramamente sexualizada (Não é sensual, é realmente sexualizada), ou uma novala como a atual novela das 8 da rede globo, mas não permite um fotógrafo fazer um trabalho como o acima... Para mim eu não tenho dúvidas que a novela da globo é extremamente mais danosa para as crianças do que o trabalho desenvolvido que é muito parecido com conceitos usados por pintores e artístas a mais de 7 mil anos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ricardopmax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 30 de Dezembro de 2007, 20:31:37
eu acho q todos tem um pouco de razao em tudo que disseram, porem o que acho da diferença entre arte e pedofilia esta na cabeça de quem a realiza. Pura e simplesmente isso. Como sabiamente o Leo colocou sobre os artistas renascentistas e tal, os renomados e os nao, claro que houve uns que eram pedófilos tbm... gays, michael jacson's, jacks estripadores e etc... como base de regra, existe fotos e "fotos", arte e perversao, e o fio é tenue entre eles... vale na minha opiniao, a cabeça de cada um, tanto quem fotografa, quanto de quemm as vê.
Os homens só serão grandes, se estiverem realmente decididos a sê-lo.
Charles de Gaulle