Autor Tópico: Resolução da lente X Resolução do sensor  (Lida 4143 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 30 de Outubro de 2005, 20:04:53
Ele era defensor por causa do tamanho da câmera :)
Naquela época a onda era as médio e grande formato, ele era um dos poucos gênios da fotografia que usava 135mm, mas isso era mais uma questão pessoal de querer poder levar suas pequenas Leica (que tinham ótimas óticas eram bem compactas e usavam filmes 135) a qualquer lugar, sem maiores dificuldades, sem chamar a atenção e viabilizar dessa forma a aplicação do conceito de momento decisivo. :/
O formato APS é bem mais recente, inclusive a primeira SLR da Minolta foi uma APS, mas que na época não vingou, precisaram do MKT agressivo da Canon para fazer APS vingar. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Dezembro de 2007, 19:33:39
Pessoal,

Eu estava lendo este tópico de 2005 e surgiu algumas dúvidas.
Por acaso o limite de linhas que uma excelente lente pode entregar é algo em torno de 2500? Se for isso não precisaríamos somente de sensores com 4Mpx? Eu andei vendo alguns reviews de lentes boas e fixas e nenhuma ultrapassou 2500 linhas...
 
Se for isso mesmo a relação sensor e lente da Nikon D3 não seria a perfeita? Ou seja 12Mpx para FF e 5Mpx para APS?

Se por exemplo precisássemos de 12Mpx para fazer uma ampliação grande, o que seria melhor?
1- Câmera com 12Mpx, lente de 4Mpx e ruído de 30%.
ou
2- Câmera de 5Mpx (Nikon D3), lente de 4Mpx, ruído de 20% e interpolação escalonada até os desejados 12Mpx.

Se a segunda opção for a melhor, pra que precisaríamos de uma D3x ou EOS-1Ds Mk III?

Obrigado


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 23 de Dezembro de 2007, 20:27:35
Leandro a coisa não é tão linear assim, a grande sacada do APS é que a resolução dele seria melhor que do 135. Mas a coisa é bem complicada, porque cada caso é um caso, cada lente é uma lente e cada sensor é um sensor.
Um outro fator é que os sensores são matriz de bayer, então a resolução real deles é bem mais baixa do que a nominal, isso fora as perdas de ruído, então não é tão direto assim esse cálculo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Dezembro de 2007, 20:57:52
Leo,
De quanto seria o limite de um sensor APS para que não ultrapasse a nitidez da melhor lente?

Eu fiz um pequeno teste, pegando uma foto em RAW com 6Mpx e fui interpolado até 12Mpx  de 10 em 10% e achei os resultados até que próximos de um JPG de 12Mpx, mesmo até para fios de cabelo......e a minha câmera é muito pior que uma D3 para ruído real.

Você acha que uma Nikon D3 com níveis de ruído baixíssimos, poderia atender a impressões boas de até 12Mpx utilizando lente boas? Eles poderiam aprimorar o processo de interpolação e aí uma D3 atenderia uma gama maior de mercado.

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 24 de Dezembro de 2007, 02:09:27
Leandro se eu te passasse um valor seria especulação, as lentes boas para 135 fazem em média 2500 linhas horizontais e 3300 linhas verticais no formato. Em APS, pode parecer incrível, mas as lentes para o sistema fazem cerca de 2800 linhas horizontais e 3700 linhas verticais, mas esse não é o limite, acredito que essas resoluções poderiam ser melhoradas em ambos os sistemas. Considerando que o desempenho de uma matriz de bayer é cerca de 50% inferior ao nominal (simplesmente por operar por um sistema matricial) então estaríamos falando de um limite por volta de 41MP para um sistema APS e uns 33MP para um sistema 135. Mas como eu disse isso é especulação, estou simplificando ao máximo o número de variáveis para chegar a este valor limite possível para as melhores lentes disponíveis hoje.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 24 de Dezembro de 2007, 18:09:34
Caramba....tudo isso?

Eu tava pensando que a estabilização aconteceria nos 12 ou 14Mpx.......pelo jeito vai longe....

O estranho é que uma Nikon D2x, com CMOS de 12Mpx entrega já 2400 linhas.......eu não sei não se um sensor de 12Mpx e zero de ruído não possa entregar o limite das melhores lentes....

Vc já teve experiência de interpolar para cima?

Um abraço e um feliz Natal....


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 25 de Dezembro de 2007, 03:16:22
Leandro não adianta, a resolução não é real, ela entrega 2400linhas de separação, mas não de detalhamento (quando você joga no MTF a coisa muda de figura, porque o MTF mede a realidade e não o resultado modelado por tratamentos, que podem privilegiar a separação de linhas lendo os pixels individualmente antes do demosaico), é uma questão da matriz de bayer, 12MP em matriz de bayer não vai gerar o mesmo que 12MP diretos, o rendimento é de cerca de 50%, então quando temos um sensor de matriz de bayer com 12MP estamos obtendo um resultado similar ao de um FOVEON de uns 6MP. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.