Autor Tópico: Reciprocidade em filmes.  (Lida 2602 vezes)

Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Dezembro de 2007, 23:37:35
Ola,eu sei que longas exposicoes com filme temos que compensar de acordo com a tabela do fabricante,mas como todos nos sabemos a fixacoa da imagem na pelicula e um processo quimico.
Como todo processo quimico ele deve ser imfluenciado pela temperatura ambiente.Aqui que entra a minha duvida.Ate que ponto o frio pode alongar essa exposicao.
Em Janeiro eu quero fotografar um festival de esculturas no gelo,e como devem imaginar,a temperatura nao vai estar muito alta ;D.
Eu estou querendo levar uns dois rolos de Velvia 50,e como a temperatura vai estar na casa de -10C estou com um pouco de medo de nao sair nada.Apesar de que eu vou levar o corpo digital tambem.
Agradeco qualquer ajuda!!!

PS:desculpem a falta de acentuacao,ainda nao instalei o idioma PT no meu PC.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2007, 23:55:46
10 min pra 00h e eu aqui..

enfim. o que eu falar nao vai te ajudar, a principio.


uma vez que estava num Lab. profissional, perguntei sobre.


o cara foi simples e claro pra mim: "cara! que se dane a reciprocidade"


___
faz assim...
faz uma foto com a tal regrinha de reciprocidade....

depois faz uma como se não houvesse tal erro.


e depois conta pra gente qual a pose que deu certo.

___
obs.
gosto de fotos noturnas mas todas as vezes que considero essa coisa de "reciprocidade" (e coloco uns segundos a mais, devido a tal "química") minhas poses estouram.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2007, 03:05:09
Você vai precisar da tabela para ver o quanto vai afetar, porque cada filme vai agir de uma forma. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:19:22
Você vai precisar da tabela para ver o quanto vai afetar, porque cada filme vai agir de uma forma. :(

O pior de tudo Leo e que a tabela da Fuji nao cita em momento algum a temperatura.
A unica citacao e que os teste foram feitos com todos os parametros estipulados pela ISO.Onde suponho que a temperatura da laboratorio seja controlada e por volta de 22C.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:56:52
Então, eu não me lembro dessa norma (na verdade não sei nem se tenho essa norma de testes aqui, porque as normas são vendidas individualmente no site do ISO), mas os testes que eu me lembro das normas ISO são quase todos em 25 graus, esse deve ser parecido.
Não sei se esta temperatura vai afetar a ponto de não sair nada, mesmo no Velvia com sua pequena latitude eu acho que você pode clicar tranqüilo, mesmo porque você vai estar em um ambiente com muita luz, o que vai viabilizar fotos rápidas, eu já cliquei com o Vélvia em temperaturas entre 0 e 5 graus sem muito problema. Acho que vale a tentativa, porque se der alguma diferença não deve ser muito mais do que uns 0.3 pontos. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2007, 20:35:48
Você vai precisar da tabela para ver o quanto vai afetar, porque cada filme vai agir de uma forma. :(

O pior de tudo Leo e que a tabela da Fuji nao cita em momento algum a temperatura.
A unica citacao e que os teste foram feitos com todos os parametros estipulados pela ISO.Onde suponho que a temperatura da laboratorio seja controlada e por volta de 22C.



felipe.
hehe. é serio. Não parece, vindo de mim, mas é.

O cara que mandou a reciprocidade se danar, lá no kronocroma, reiterou: "se vc quiser enteder de reciprocidade vai pra Suiça (ou Suécia ou sei la... onde tem faculdade de Fotografia) e faz a graduacao. Ai sim vc vai entender o que é reciprocidade" etc etc etc


faz o tira-teima na prática.

aliás, poderia até fazer como artigo!
Fazendo poses sem compensação de segundos.. e faz outras... de 2~2segundos ou 4~4seg. 
faz um teste com alguns rolos de filme, com diferentes tipos de luzes, cores de luzes e intensidades.
Ai vc vai conseguir entender reciprocidade sem mesmo saber a fundo o que é.


Eu estou pra fazer esse teste.
Só estou esperando meu tripé. Pq nao dá pra ficar usando saco de areia-pra-gato e uma escadinha em todas as fotos noturnas , neh!


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Dezembro de 2007, 22:54:30
Pedro,se caso sobrar um pouco de filme eu vou fazer uns testes mesmo,mas da uma do desgracada fazer testes com o Velvia 50.Ele e caro que doi. :P
Mas com certeza eu vou fazer assim que sobrar tempo,tenho um rolo de Reala e um de Provia quase vencendo aqui na geladeira e um dia desses que eu estiver a toa eu vou queimar eles seguindo a tabela da FUji e depois eu posto os resultados.Mas eu acho que vai demorar um pouco,quem sabe nesse fim de ano ou no comeco do ano que vem eu consiga um tempinho.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #7 Online: 25 de Dezembro de 2007, 23:14:34
com o velvia, provia e reala eu jamais faria testes

eu falei pq faco testes nos baratinhos 'Superia' e 'Pro Value' de 8 reais


ja mais brincaria de testes com esses filmes. hehehe
deixo esse trabalho pra quem tem $$$ hehehe


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2007, 00:19:12
com o velvia, provia e reala eu jamais faria testes

eu falei pq faco testes nos baratinhos 'Superia' e 'Pro Value' de 8 reais


ja mais brincaria de testes com esses filmes. hehehe
deixo esse trabalho pra quem tem $$$ hehehe


Pedro,infelizmente não está sobrando$$$$ :'(
Na verdade é que eu moro num lugar que deixaria todos aqui do MF com um rombo enorme na carteira,rs.
Eu moro perto de mega store de fotografia,e o preço de rolo de Reala ou Provia é o mesmo que dois cafézinhos na esquina.Já o Velvia 50 custa o mesmo que um PF,dos mais baratos,pra vc ter ideia a banana aqui é vendida por unidade e custa o mesmo que 1 litro de gasolina,rs. :P
Por isso eu posso me dar o luxo de ter uns velvias,provias e realas na geladeira pronto pro uso,fora os TX e T-MAX que eu compro em caixas economicas de 20 rolos.
Na ultima vez que eu fui fazer compras eu comprei dois pacotes economicos de Velvia e pude pagar com o dinheiro que somos obrigados á carregar no dia-a-dia.