É isso, José.
O fascinante da 50mm em filme é isso mesmo. Quando temos um objeto bem próximo, com fundo mais distante, ela parece uma GA moderada. Quando os objetos estão distantes, parece uma tele curta. Por isso é tão chato não ter uma lente como ela nas APS digitais, ou melhor, pode até ter em termos de ãngulo de visada, mas não de desempenho global. Uma câmera de filme mais uma 50mm luminosa (e mesmo assim barata) pode bastar até.
Doi-me dizer que não se deve investir muito em câmeras de filme, mas eu mesmo tenho feito isso, tenho câmeras de filme boas e baratas, e nesse patamar justificam-se, mas não colocaria um dinheiro expressivo no sistema. Por mais que a gente goste, fica muito trabalhoso comparativamente mandar revelar, aturar escaneamentos com riscos azuis no meio, erros, etc. Aí desanima e pegamos a digital, que gosto menos mas não me dá trabalho. Se eu fosse rico só fotografaria em filme. Pagaria um moto-boy para ir levar, buscar e reclamar no lab e viveria feliz.