Autor Tópico: Qual camera pra aprender??  (Lida 3521 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:51:05
Pedro, filme é mais fácil por alguns aspectos, principalmente a latitude, uma das coisas mais complicadas pra se aprender na fotografia (pelo menos no começo) é a fotometria. Nas digitais pequenos erros na fotometria logo aparecem, coisa que no filme não, justamente pela latitude enorme de alguns filmes.

Isso é a mais pura realidade, fora o controle da "revelação" que você tem no digital e é muito difícil de ter no filme, o que tenho observado é que com digital se aprende muito mais, principalmente com essas UZs modernas, que têm muitos recursos e grande limitações em termos de latitude.
Fotografia também tem uma regra de ouro, quanto mais você clica (seja com filme ou digital) mais você aprende, neste ponto digital também tem suas vantagens, mas o principal é querer aprender. Em meus primeiros workshops eu tive gente que absorveu mais com compactas do que com DSLRs, mesmo porque algumas limitações da câmera te forçam a ser criativo e a dominar os conceitos para conseguir os resultados e necessidade de se dominar um certo conceito para se obter um certo resultado é um grande passo para se querer aprender.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


RobsonSiqueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • robson siqueira fotografia
Resposta #16 Online: 25 de Dezembro de 2007, 11:22:30
pessoal vlw pela discussão. é conversando q a gente se entende.

como alguns amigos disseram, não é o sistema que vai deixar o aprendizado mais fácil ou mais difícil, isso vai depender sempre de quem esta aprendendo.

quanto ao equipamento, como já tenho uma digital superzoon (canon s3 is) acho q vou continuar por enquanto com ela, e adquirir uma SLR analógica, mais pra frente eu troco minha superzoon digital por uma SLR Digital. neste meio tempo vou dar uma analisada nas marcas e nos sistemas.


galera, muito obrigado, um FELIZ NATAL E UM ÓTIMO ANO NOVO pra todos, com muita paz e sucesso!!
Robson Siqueira
Cruzeiro/SP
Canon 20D + Sigma 28-135mm




Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 25 de Dezembro de 2007, 12:24:01
Um conselho muito simples:

Compre uma câmera de filme bem barata e de preferência com uma lente luminosa 50mm.

Isto é tudo o que você precisa, e é tudo o que vale a pena ter em um contexto no qual o filme rapidamente está sendo substituído.

Digo isso para você da posição de quem gosta muito de filme, mas mesmo gostando termino usando pouco pelo trabalho de escanear, etc.

Não gaste mais de 250 reais na câmera, não comre câmera eletrônica (compre uma mecânica, que pelo menos durará 20 anos), não compre câmera de lente elétrica/eletrônica. Se você quer aprender não deve apoiar-se na eletrônica.

Compre uma boa câmera de rosca m42 ou baioneta K e divirta-se.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #18 Online: 25 de Dezembro de 2007, 22:29:08
Um conselho muito simples:

Compre uma câmera de filme bem barata e de preferência com uma lente luminosa 50mm.

Isto é tudo o que você precisa, e é tudo o que vale a pena ter em um contexto no qual o filme rapidamente está sendo substituído.

Digo isso para você da posição de quem gosta muito de filme, mas mesmo gostando termino usando pouco pelo trabalho de escanear, etc.

Não gaste mais de 250 reais na câmera, não comre câmera eletrônica (compre uma mecânica, que pelo menos durará 20 anos), não compre câmera de lente elétrica/eletrônica. Se você quer aprender não deve apoiar-se na eletrônica.

Compre uma boa câmera de rosca m42 ou baioneta K e divirta-se.

Muito bem dito!
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #19 Online: 25 de Dezembro de 2007, 22:55:34
Vai jogar dinheiro fora comprando um analógica.
[..]
Vai jogar dinheiro fora, tô dizendo...

Um conselho muito simples:

Compre uma câmera de filme bem barata e de preferência com uma lente luminosa 50mm.

Isto é tudo o que você precisa, e é tudo o que vale a pena ter em um contexto no qual o filme rapidamente está sendo substituído.

Digo isso para você da posição de quem gosta muito de filme, mas mesmo gostando termino usando pouco pelo trabalho de escanear, etc.

Não gaste mais de 250 reais na câmera, não comre câmera eletrônica (compre uma mecânica, que pelo menos durará 20 anos), não compre câmera de lente elétrica/eletrônica. Se você quer aprender não deve apoiar-se na eletrônica.

Compre uma boa câmera de rosca m42 ou baioneta K e divirta-se.

Muito bem dito!


!?!??


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #20 Online: 25 de Dezembro de 2007, 23:02:15
Isto é tudo o que você precisa, e é tudo o que vale a pena ter em um contexto no qual o filme rapidamente está sendo substituído.

ele nao pode pegar uma Nikon, por exemplo, que a baioneta "é" padrão? (eu não sei o quanto é esse "padrão")

Minha nikon FM2... mas as lentes estão com os aneis prontos pra funcionar perfeitamente numa DSLR

pelo menos, é o que eu tenho planejado para o futuro.  ;D


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #21 Online: 26 de Dezembro de 2007, 00:14:03
Isto é tudo o que você precisa, e é tudo o que vale a pena ter em um contexto no qual o filme rapidamente está sendo substituído.

ele nao pode pegar uma Nikon, por exemplo, que a baioneta "é" padrão? (eu não sei o quanto é esse "padrão")

Minha nikon FM2... mas as lentes estão com os aneis prontos pra funcionar perfeitamente numa DSLR

pelo menos, é o que eu tenho planejado para o futuro.  ;D


Especialmente quando a lente que ele usa na D80 da empresa, se não for G (sem anel de abertura) ou DX (para formato APS), pode ser usada numa F2, F3, FM, FE, FM2, FE2, FA, além das D200, D300 e D3 COM fotometragem.

Eu iria de Nikon, no mínimo por já ter uma lente a mais. E, como o Ivan sugeriu, pegava uma com uma 50mm, de preferência 1.4. Tenho usado bastante a minha recentemente e é uma lente adorável, que tanto pode parecer uma meia tele como uma 40 ou até 35, dependendo da sua composição. É uma lente que deveria ser obrigatória.

Abraços,

José Azevedo


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 26 de Dezembro de 2007, 09:24:30
É isso, José.

O fascinante da 50mm em filme é isso mesmo. Quando temos um objeto bem próximo, com fundo mais distante, ela parece uma GA moderada. Quando os objetos estão distantes, parece uma tele curta. Por isso é tão chato não ter uma lente como ela nas APS digitais, ou melhor, pode até ter em termos de ãngulo de visada, mas não de desempenho global. Uma câmera de filme mais uma 50mm luminosa (e mesmo assim barata) pode bastar até.

Doi-me dizer que não se deve investir muito em câmeras de filme, mas eu mesmo tenho feito isso, tenho câmeras de filme boas e baratas, e nesse patamar justificam-se, mas não colocaria um dinheiro expressivo no sistema. Por mais que a gente goste, fica muito trabalhoso comparativamente mandar revelar, aturar escaneamentos com riscos azuis no meio, erros, etc. Aí desanima e pegamos a digital, que gosto menos mas não me dá trabalho. Se eu fosse rico só fotografaria em filme. Pagaria um moto-boy para ir levar, buscar e reclamar no lab e viveria feliz.