Autor Tópico: Diferenças entre lentes IS USM, I, II, III etc...  (Lida 9619 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Online: 24 de Junho de 2005, 22:45:12
E ae galera?
Tudo jóia?
Puxa... estou querendo adquirir umas teles e ainda não consegui "distinguir" a diferença entre as denominações IS USm, etc...
Tem lente que parece que é a mesma coisa, mas é o dobro do preço porque muda uma nomenclatura... hehehe
Pelo que li, as lentes IS é como se fosse um anti-shake e as I, II e III por exemplo são as vesões mais "novas" de cada tipo... mas isto é realmente verdade?
Pois, depois li em outro lugar que era outra coisa...
Alguém pode me explicar isso? :D
Abrçaos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2005, 23:56:12
Se eu errar depois alguém me corrige...
USM é o sistema de autofoco, cujo motor oferece maior rapidez na hora de focar o assunto. As denominações I, II e III referem-se à versão, cujas diferenças eu não sei explicar...
IS é Image Stabilizer (estabilizador de imagem) que, como você mencionou, funciona como "anti-shake" para evitar fotos tremidas. A lente tem um mecanismo de compensação do movimento no sentido inverso (na hora do clique) que permite ao fotógrafo usar velocidades mais baixas (para exposições mais longas) sem a necessidade de tripé, o que na prática se traduz em ganho de alguns pontos EV...
Abraço,
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2005, 00:43:00
Opa!
Valeu... legal sua explicação....
E USM não sei se significa (se eu não estiver errado) autofocus and smooth operation matched e/ou isso: ultra-sonic magnification... li em vários fóruns "internacionais" e num consegui chegar a nenhuma conclusão... Nos sites da Canon não falam nada!!! Bem, os que eu consegui entrar....
(só faltam agora eu ver nos sites de venda, inclusive a Bhphotovideo).

Sobre o IS, acho que significa isto mesmo: Image Stabilizer

Só me resta saber agora o que será os "marditos" números em romanos que veem na lente e os "benefícios" e diferenças...

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2005, 00:49:03
O que é fogo é que às vezes uma II ou III não é melhor que a I. Apesar de ser mais atual. Vai entender...


brunosleite

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2005, 01:22:16
Citar
E USM não sei se significa (se eu não estiver errado) autofocus and smooth operation matched e/ou isso: ultra-sonic magnification... li em vários fóruns "internacionais" e num consegui chegar a nenhuma conclusão...

Eu acho que USM significa Ultra Sonic Motor
« Última modificação: 25 de Junho de 2005, 17:07:44 por Matheus »


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2005, 01:34:45
hunm... caraca!
É complicado escolher lentes hein?
Pois é... pelo que parece então, estes números só servem para distinguir a versão da lente somente... (tudo leva a crer que é isto).

Bom, acabei de achar um arquivo em pdf num dos sites da Canon e estou disponibilizando para o pessoal.
Quem tiver interesse, faça o download aqui:

Lentes da Canon

Num sei se ajuda a esclarecer alguma coisa, mas dá para ter uma noção dos modelos mais novos pelo menos.
Abraços,

Renato
« Última modificação: 25 de Junho de 2005, 17:08:50 por Matheus »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



omutante

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2005, 14:33:04
USM = ultra sonic motor

é só pra tirar onda, falando que o motor de foto é tão rápido que chega a ser ultrassônico.

I, II, III ... é a versão da lente.

IS = image stabilization ou stabilizer ou stabilized

a lente tem um sistema que compensa os movimentos do fotógrafo até um certo ponto. o IS normal da canon permite um ganho de 2 pontos na exposição, mas o sistema mais recente permite um ganho de até 3 pontos!

acho que as slr pentax têm sistema de estabilização de imagem no sensor, assim como algumas compactas panasonic e minolta.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2005, 16:56:45
Mas USM não quer dizer literalmente ultra-sônico? Na S1/S2 por exemplo, eles fizeram isso para evitar que o microfone captasse sons do motor, então é ultra-sônico para ser mais silencioso, não necessariamente mias rápido, estou certo?
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2005, 17:09:37
Aí Neocosmo, conserta o link ai pra nos .. tá apontando pra pagina inicial do RapidShare ..

T+
« Última modificação: 25 de Junho de 2005, 21:15:34 por Matheus »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2005, 17:22:25
Citar
é ultra-sônico para ser mais silencioso, não necessariamente mias rápido, estou certo?
Talvez as 2 coisas...
Engraçado quando vejo USM lembro logo de UnSharp Mask  :wacko:  


omutante

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2005, 14:29:04
não acho que seja possível tornar um motor mais silencioso aumentando sua velocidade de operação. ainda mais um motor tão pequeno, no qual uma freqüência de operação que seja tão alta a ponto do som emitido por ela esteja alem dos 20 kHz que a audição humana é capaz de perceber causaria vibrações que afetariam o desempenho da lente. vide um motor de dentista, que acho que gira a cerca de 100 mil rpm e ainda emite aquele som agudíssimo...

pra reduzir o som do motor, o melhor que você faz é reduzir o atrito entre as partes do próprio motor. pra reduzir o som da atuação do motor como um todo, pode-se investir na redução do atrito entre as partes móveis da lente, também. isso, é claro, sem contar com o emprego de materiais isolantes sonoros e de um sistema de controle adequado.

enfim, o ultrasonic pode ser interpretado de todas as formas citadas acima (exceto unsharp mask! heheeh). mas a grande verdade é que USM é uma marca e toda marca transmite uma informação. neste caso, quando a canon escreve USM ao lado do nome da lente, ela quer dizer que aquela lente tem um desempenho notadamente superior ao da lente não-USM equivalente, principalmente no quesito foco.
« Última modificação: 26 de Junho de 2005, 14:30:43 por omutante »


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2005, 22:45:18
Além das informações citadas, as lentes USM "informam" ao flash a distância que se encontra o objetivo, auxiliando na correta exposição (informação costante na Fotografe Melhor deste mês, que tem a análise da Rebel XT).
Sobre silêncio e rapidez, o que posso acrescentar é que o AF é muito rápido e silencioso - incrivelmente rápido em situações de pouca luminosidade ambiente.
E n caso da Canon IS é Image Stabilizer mesmo (vem escrito no corpo da lente) sendo que o funcionamento já foi explicado.
Abraços,
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"