Autor Tópico: Dúvida no contador da XT...  (Lida 1838 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 26 de Junho de 2005, 18:02:59
Estou com uma dúvida no contador de disparos da Rebel XT:
- na informação sobre cada foto aparecem dois números, separados por uma "/";
- o primeiro número sempre ficava marcando "100" e o segundo indicava o número de fotos batidas com o CF;
- selecionei a opção de "File numbering: Auto reset", para ver se havia alguma alteração no primeiro número;
- ele continuou no "100", mas o segundo (logicamente) zerou depois que desliguei a máquina e formatei o cartão;
- depois disso, voltei para a opção "File numbering: Continuous";
- hoje estava tirando algumas fotos de teste, e vi que o segundo número estava se aproximento do "100". Então, bati várias fotos só para ver o que ocorreria com o primeiro número quando o segundo contador passasse dos 100 disparos;
- o que ocorreu foi o seguinte: quando o segundo contador passou dos 100, o primeiro passou a marcar 101 ou 100, dependendo da foto que estivesse vendo. De tal forma que quando estivesse vendo a foto 99 (ou qualquer uma anterior a centésima), por exemplo, ficava 100/99; quando via a partir da centésima, ficava 101/103 ou 101/105...

Diante disso, alguém saberia me explicar que diabos esse primeiro número que dizer? Ou, o que seria pior, que diabos a minha câmera está fazendo com o contador?

Abraço!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2005, 18:15:16
A Canon inventou esta maluquice de criar diretórios com atpe 100 fotos. Depois de completo cria outro. Ou seja, se voce tirar 500 fotos com 1 cartão vai ter 5 diretórios, 100, 101, 102, 103 e 104.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2005, 18:20:02
Isso é que é querer inventar... <_<
Mas esse diretórios são cumulativos, ou volta para o 100 sempre que eu selecionar a opção "Auto reset"?


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2005, 18:28:22
Se voce colocar em autoreset ela volta a zero, se for contínuo ela vai seguindo. Por exemplo, a minha está em 224-2472. Foram feitos 24 diretórios de 100 fotos e estou na 2472.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2005, 18:35:11
Então um "malandro" pode vender uma câmera com 10000 disparos como se fosse zerada! :o Deviam mudar isso...
Bom, mas obrigado pelo esclarecimento!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2005, 18:48:01
Não dá. No RAW dá para ver quantos disparos tem.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


omutante

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2005, 18:59:15
isso é só pra facilitar você pular de 100 em 100 fotos quando estiver visualizando...  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2005, 19:00:56
Citar
No RAW dá para ver quantos disparos tem.
Como assim?


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2005, 19:02:58
Se não me engano na 3a linha do exif do RAW aparece.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2005, 22:07:04
E ae Bruno?
Blz?
Ow, então... minha XT é muito "rebelde" mesmo... heheh
Ela também cria pastas do nada... e o pior é que não é quando chega em 100 fotos... pode ser 64 fotos, 27 fotos, etc... se mudar a data/dia também já percebi que ela cria outra diretório e assim vai...
Isto pra mim não é problema, mas poderiam inventar um firmware para arrumar isto aí... poderiam inventar um sistema parecido do da Minolta... ela cria diretórios (se vc quiser/escolher no menu assim) conforme os dias em que vc for tirar... e o legal é que os diretórios saem até com data!!!

Citar
Não dá. No RAW dá para ver quantos disparos tem.
Puxa e eu não sabia disso!
Vou ver isto aqui na minha câmera também... nem tinha percebido isto.
Mas Pmachado, isto ocorre mesmo se vc zerar o contador?
Se for isto mesmo, é bem sacada a idéia... não tem jeito de vender a câmera sem a outra pessoa então saber quantos disparos já se foram... hehe :lol:

Bom, é isso aí.
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



omutante

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2005, 22:09:51
neocosmo, isso também é pra facilitar a navegação pela data em que a foto foi tirada.
fica mais fácil de encontrar uma foto determinada em um cartão de 1Gb.


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2005, 23:59:53
A A95 tb é assim. Vale lembrar que o software da Canon (Zoombrowser?) organiza as fotos automaticamente pra você, em diretórios, de acordo com a data em que foi fotografada, independente de numeração. Assim, essa numeração é útil pra localização de arquivo em grandes CFs (imagina vc procurando a foto 743 num CF de 4gb) e também pra organização no computador, oq ue impede que você tenha duas fotos de nomes iguais. O interessante assim é deixar o Autoreset off.
Eu não gosto de usar o software e prefiro baixar "manualmente" da máquina, então os diretórios por data da A200 tão quebrando um galho de verdade.

Neocosmo, isso não é um defeito a ser corrigido.

Abraços,
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------